Resenha: Querida Jane Austen, uma homenagem


Título Original: Querida Jane Austen, uma homenagem | Autor: Diversos
Editora: Bezz | Ano: 2017 | Páginas: 224
Sinopse: No Bicentenário de falecimento da grande escritora inglesa JANE AUSTEN, o selo LEQUE ROSA não poderia ficar de fora dessa homenagem. À escritora que não teve medo de criticar a sociedade de seu tempo; À filha e irmã que sempre esteve ao lado de quem tanto amou; À mulher que acreditava no amor e, por isso, não se submeteu a um casamento por conveniência; À criadora de personagens masculinos que até hoje povoam o imaginário feminino; À pessoa que buscou a felicidade e acabou por trazê-la, com suas histórias, à vida de outras pessoas. Um livro de contos, de época e contemporâneos, inspirados nas histórias e personagens dessa talentosa escritora. Um livro para deixá-lo metade agonia, metade esperança e enfeitiçá-lo de corpo e alma... Uma Homenagem. 


Olá lindezas!!!

Hoje trago para vocês a resenha de uma obra que está muito ligada a mim, Jane Austen! Amo que seus pensamentos ultrapassaram séculos e ainda continuam dizendo algo através de suas obras. E é claro que cada vez que surge uma nova obra inspirada nessa personagem ícone, bate aquela curiosidade. O que não foi diferente com essa.

Querida Jane Austen, uma homenagem, é um compilado de contos inspiradas na vida e obras da autora, escrita por diversos autores que dão sua visão à histórias distintas de Austen.

Temos diversos contos incríveis! Algumas continuações de uma das obras mais conhecida e aclamada como Orgulho e Preconceito e histórias inspiradas em Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger e outros.

São histórias bastante divertidas. Algumas nos levam novamente a Pemberley e outras nos direciona a novos olhares. Eu particularmente amei dois contos, que falo mais a seguir.


O legado de Mary Bennet
Aqui, temos a percepção de uma das personagens que mais tenho curiosidade dentro do universo de Orgulho e Preconceito. Mary era uma jovem bem diferente de suas irmãs, e por sua singularidade, sempre quis saber mais sobre ela.

"Às vezes pensamos que precisamos fazer muito para conquistar a afeição das outras pessoas... - Olhou-o - Quando tudo pode se resumir a um olhar, um sorriso, e o sofrimento se resumir a um aceno que você esqueceu-se de dar, um cumprimento que você não teve tempo de dizer..." p.123

Nesse conto somos apresentados a vida de Mary anos após o casamento de Lizzie e Darcy, e nos aproximamos de sua vida ao lado da irmã e do cunhado, já que não teve a felicidade de se casar por amor. Falando em amor, Mary guarda um amor não correspondido por anos, mas que após tanta espera, pode ser vivenciado da maneira que almeja.

Garotaausten.com
Esse foi um dos contos mais divertidos que li, primeiro que temos uma youtuber que se veste de Austen para fazer seus vídeos. Catarina ama Jane Austen, e ama trazer sua autora de maneira mais cômica aos seus seguidores. Eu realmente imaginei cada detalhe desse cenário.

"Claro que para entrar na personagem, ela usava o sarcasmo, marca registrada da inglesa, para falar de aleatoriedades e responder aos comentários, o que cativava os internautas do www.garotaausten.com." p.134

Após anos de amizade virtual com Isa, Catarina decide visitar a amiga no Rio de Janeiro e conhecê-la finalmente. Tendo como pano de fundo A Abadia de Northanger, por diversas vezes percebemos o lado mais misterioso da obra, o que me deixou encantada durante a narrativa. E claro, temos aquele romance de arrancar suspiros.

Eu adorei a experiência da leitura. Com certeza, uma bela homenagem.

🔹 Desafio: DLL19
📚 Tema: com mais de um autor

Bjim e até a próxima.



8 comentários

  1. Oi Tammy.
    Gente esse livro tem uma capa tão charmosa que dá vontade de ler mesmo sem saber o conteúdo!
    Se eu achar ele para comprar na feira, será o primeiro da fila, sério!
    Mary também sempre me trouxe curiosidade, tão bom ver que temos um conto dela no livro ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá...
    Eu sou louca pra ler esse livro, pois, sou muito fã da Jane Austen e tudo que envolve o seu nome me atrai! Gostei de acompanhar seus comentários a respeito da obra e com certeza irei amar a leitura.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ou Tammy.
    Confesso que nunca li nada da Jane, e é até uma vergonha. Estou pensando em um desafio para o ano que vem. Eu adoro quando alguma editora faz esse tipo de homenagem, trazendo contos inspirados ou até releituras de obras dos autores. Você não comentou, mas espero que as autoras de cada conto tenham conseguido trazer aquele gostinho das obras da Jane. Talvez quando eu ler algumas obras dela eu pegue esse pra ler e ver se me identifico.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada pelos livros da Jane Austen! Não faz muito tempo que comecei a ler seus livros e até agora li três (Orgulho e Preconceito, Persuasão, Razão e Sensibilidade), sendo Persuasão o meu preferido.

    Geralmente eu não gosto de livros escritos por outros autores e que são inspirados nos meus livros favoritos, tenho um certo receio de ler tais obras. Todavia, eu fiquei interessada nessa coletânea de contos, sobretudo por conta da capa belíssima e por recriar alguns cenários dos romances originais, bem como mencionar certos personagens marcantes e que não tiveram suas próprias histórias.

    ResponderExcluir
  5. oii tudo bem ?
    que livro incrivel fico feliz que tenha gostado dele , confesso que não li nada da Jane Austen , mais ela ainda esta na lista pra ser lida hahaha quem sabe ate fim do ano sai mais fiquei bem curiosa com esse livro irei da uma pesquisada no livro pra ver se eu leia. obrigado pela resenha :)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho duas obras de Jane Austen na minha estante e preciso ler sem falta. Estou me organizando e pretendo inserir pelo menos uma obra em minha lista, que é razão e sensibilidade.

    ResponderExcluir
  7. Ooi,
    Eu não sei porque, mas Jane Austen é uma autora super famosa, que eu tenho vontade de conhecer mais ainda não li nada dela! Achei legal o tema da antologia e essa forma de homenagem, nós sempre queremos mais das histórias e é legal ver os personagens reinterpretados ou ganhando um novo rumo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Tammy!!!
    Eu sou uma Austen Maníaca em peso e também fico sempre curiosa em relação a lançamentos vinculados a autora.
    Eu adorei demais a resenha do livro e já tenho ele na estante, pois está na meta dos livros desse ano para serem lidos.
    Adorei a resenha e conhecer alguém que gosta de Austen tanto quanto eu.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir