Resenha: Origens - Uma grande história de tudo


Título Original: Origin Story – A Big History of Everything | Autor: David Christian 
Editora: Companhia das Letras | Páginas: 406 | Ano Lançamento: 2019 


Como passamos do big bang à complexidade impressionante de hoje, em que 7 bilhões de seres humanos estão conectados por redes poderosas o suficiente para transformar o planeta? David Christian oferece essas respostas com uma saborosa narrativa cosmológica que amplia nossos horizontes, contada na maior escala possível. Criador do projeto Big History, que tem Bill Gates como um de seus grandes apoiadores, ele traça como, em oito momentos fundamentais, as condições certas permitiram que novas formas de complexidade surgissem ― das estrelas às galáxias, da Terra ao Homo sapiens, da agricultura aos combustíveis fósseis. Esta última grande inovação nos deu uma bonança energética que trouxe enormes benefícios para a humanidade, mas que também ameaça abalar tudo o que criamos. Com um escopo panorâmico e uma narrativa cativante, Origens revela o que podemos aprender sobre a existência humana quando a consideramos a partir de uma escala universal. “Sou um antigo fã de David Christian. Neste livro ele costura elegantemente evidências e insights a partir de diversas disciplinas científicas e históricas, para construir uma só narrativa histórica acessível.” ― Bill Gates “Em Origens, David Christian encontrou uma maneira espetacular de usar a história para ordenar todo um conjunto de conhecimentos sobre o mundo. Um feito maravilhoso.” ― Carlo Rovelli, autor de Sete breves lições de física. 

Impressões:

David Christian traz uma obra didática sobre nossas origens, desbravando desde o início, através do Big Bang, até os dias atuais, reforçando com seu ponto de vista o que os seres humanos poderão aguardar do futuro. 

Uma obra repleta de conhecimento, acessível para os curiosos e amantes do Universo como um todo. “Origens – Uma grande história de tudo” é recomendado para os leitores que buscam conhecer um pouco mais da evolução do universo, período jurássico, chegando até o momento do Homo Sapiens. 

O autor possui uma linguagem bem acessível, de fácil compreensão, sem utilizar aqueles termos científicos complexo, leitura fluída logo nos primeiros capítulos. Vale ressaltar que são capítulos curtos, tornando-se mais dinâmico e intuitivo. 

Esse é um dos livros que vai proporcionar uma verdadeira viagem no tempo, literalmente! Conhecendo toda evolução do nosso Planeta Terra, chegando no momento dos primeiros seres vivos que habitaram por aqui, passando pelo período jurássico, até chegar o momento em que estamos vivendo. 

Se você, leitor que busca um livro “nerd” esse é escolha certa. David Christian aborda diversos temas que vão da física quântica, geologia até chegar na biologia e evolução das espécies. Outro ponto em destaque é pela edição. 

Companhia Das Letras fez um excelente trabalho gráfico, uma obra que possui fontes medianas, espaçamentos médios trazendo uma leitura agradável.


Um comentário:

  1. Um livro interessante pelo jeito, mas não despertou tanto meu interesse. Meus amigo sim vão amar conhecer esse livro, que bom que a linguagem que o autor usa é acessível.
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir



Topo