Resenha: Por um novo olhar

Título Original: Por um novo olhar | Autora: Helena Andrade
Editora: Independente | Ano: 2019 | Páginas: 258
Sinopse: Marina passou a vida acumulando perdas, desde a morte de sua mãe quando ela tinha quatro anos. Aos vinte e oito, depois de uma consulta de rotina, ela descobre estar com a mesma doença da mãe. Vivendo um casamento em crise, ela decide não contar ao marido para não estragar a tão desejada viagem de reconciliação, mas é surpreendida pela decisão dele de romper a relação. Sem família e amigos por perto, restam somente os vouchers da viagem, sua velha câmera fotográfica, a caixa de lembranças deixada por sua mãe e o convite da melhor amiga para encontrá-la em Portugal. Porém, ela precisa iniciar a quimioterapia para aumentar as chances de cura. Viajar ou ficar? Misturando o futuro incerto com o passado desconhecido, trazido à tona por relatos de sua mãe nas cartas deixadas para ela, Marina precisará redescobrir como aproveitar o presente. A escolha entre viver e sobreviver percorrerá a trajetória desta mulher na busca por reencontrar a si mesma.

Marina passou por diversas situações que a levaram cada vez mais para um caminho sem grandes expectativas e sensação de inferioridade. Pai alcoólatra, perder a mãe, se anular em um casamento, um aborto espontâneo. Tudo isso só a fizeram desaparecer em sua própria alma a cada dia.

"A sensação de opressão em meu peito permanecia. Devia ser o medo indecifrável." p,21

Após a descoberta do seu câncer e o pedido de separação de seu marido, Marina viaja para Portugal para fugir do terror que sua vida se transformou. Ao lado de sua melhor amiga Micaela, Marina tentou simplesmente respirar, pelo menos até onde sua doença a permitisse.

"Deixei o apartamento de Eduardo com a sensação estranha de que este homem mexeu comigo. A forma com a qual me olhava. Seria curiosidade?" p.34

Em Portugal Marina conhece Eduardo, um médico que vai entrando em contato sua vida de maneira cativante, um passo de cada vez e lhe fazendo enxergar que ela era muito mais que as circunstâncias lhe acusavam mentalmente.


Por um novo olhar é um livro que mostra o caminho do autoconhecimento, da força que carregamos, da possibilidade de mudança. Traz o valor de uma amizade, a liberdade da verdade e acima de tudo, celebração à vida.

"A vida só cessa, quando ela cessa. Enquanto houver uma chama sequer, vale a pena lutar por ela." p.129

Claro que percorrer todo esse caminho nunca é fácil, e a narrativa mostra isso a cada capítulo, em cada medo exposto de Marina.

É preciso a decisão de ter um novo olhar sobre si e sobre a vida. Determinar suas prioridades e não a do outro.

"No entanto, descobri que não preciso de perfeição. Não a quero! Tudo o que desejo é viver e me aperfeiçoar, crescendo a cada dia, tendo a única certeza de que a pessoa mais importante para amar, sou eu mesma." p.243

Além de todas essas mensagens, a história ainda traz um romance simples, delicado e que valoriza. E mais, descreve uma linda Portugal e a sensação de contentamento ao se doar àqueles que realmente necessitam.


🔹 Desafio: DLL19
📚 Tema: um livro nacional

0 comentários:

Postar um comentário



Topo