Resenha: Anne de Green Gables
Editora: Editora Martins Fontes | Ano: 2009 | Páginas: 480
Uma menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas e uma mente tão perspicaz quanto a de um cientista em busca de conhecimento, chega a uma terra onde as tardes são calmas; os pores do sol alaranjados; as florestas aconchegantes; e os rios suaves, como o ritmo do povoado. Sua boca é uma matraca, e seus sonhos são maiores que moinhos de vento. Anne vai crescendo e crescendo, e de patinho feio revela-se um elegante e atento cisne, pronto para abrir suas asas e voar para além das veredas. Mas a vida é feita de artimanhas, e a garotinha adotada pelos irmãos Marilla e Matthew tem algumas cercas a pular, sem jamais deixar seus sonhos desvanecerem, como algumas criaturas fazem.
Olá, maravilhosos!
Tudo bem? Sou Ana Karoline e essa é a minha primeira resenha aqui no blog. Estou super animada! Então, para começar, eu escolhi um livro bem alto astral, bem gracinha, pra inciar com o pé direito: Anne de Green Gables. Bora lá?
Publicado em 1908 e ambientado em Avonlea na Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, Lucy Maud Montgomery nos conta a história de Anne Shirley.
Adotada pelo casal de irmãos Marilla e Matthew Cuthbert por um erro de comunicação (eles queriam adotar um menino), a menina de 11 anos, com cabelos ruivos, sardas, uma mente astuta, boca rápida e atitudes atrevidas, chega na fazendo de Green Gables com o estigma de órfã e status de inferioridade com relação aos habitantes da ilha.
"Existem tantas Annes diferentes dentro de mim. Às vezes acho que é por isso que sou uma pessoa tão problemática. Se houvesse apenas uma Anne, seria tão mais confortável, mas aí eu não seria tão interessante."
Porém, no decorrer do livro, Anne se mostra uma criança peculiar e passa a ser aceita e respeitada em Avonlea. Cheia de luz própria, encanta por sua esperteza, dedicação nos estudos, imaginação muito fértil e intensa ambição para realizar seus sonhos. Atrevida, diz o que pensa, é uma matraca ambulante e uma leitora voraz. Uma criança diferenciada.
A leitura é fluida e leve. Com muita delicadeza, a autora pincela vários temas para discussão como feminismo, assédio, educação para meninas, política ... O jeito espevitado da garota rendeu-me boas risadas. Seu jeito “sem limites” e mega dramático fez-me pensar sobre tudo que essa criança viu e sentiu na vida com apenas 11 anos vividos para os quais sua imaginação foi sua única válvula de escape.
"porque, se é para imaginar, então que seja alguma coisa que valha a pena"
Na narrativa, acompanhamos o crescimento da ruiva, seus dramas, alegrias, pequenas e grandes conquistas. Ri e chorei com a minha xará. Tudo isso, ambientado em terras de campos verdes, os pores do sol alaranjados, águas cristalinas, flores, florestas e estações do ano coloridas.
Essa foi uma das leituras do mês de abril para o Desafio Literário Livreando, o DLL do blog, no tema "Um livro que na capa tenha uma das cores da bandeira do Brasil". Além disso, foi a leitura do mês de abril do Clube do Livro Maranhão com a temática “Adaptação para série”. No livro, pude ler e conhecer Anne Shirley e agora, estou ansiosa para assistir a série “Anne with an E” e rir um pouco mais com essa pequena.
"– Você é tão-somente Anne de Green Gables – ela disse, com seriedade –, e é você quem vejo, exatamente como agora, toda vez que tento me imaginar como lady Cordelia. Mas é um milhão de vezes melhor ser Anne de Green Gables do que Anne de lugar nenhum, não é mesmo?"
Bom, gente, espero que tenham gostado dessa estreia aqui no Livreando. Nunca tinha lido nada de Montgomery e soube que ela tem uma história de vida tão carregada como a de suas personagens. Já conheciam Anne e sua autora? Já viram a série? Pelo sim ou pelo não, conte pra gente o que acharam.
Bjos e Cheiros
Até a próxima!
24 comentários
Olá, Ana! Seja bem vinda! Estou animada para ver mais resenhas suas por aqui :) Conheço a vida de Anne por meio da série da Netflix (que é uma graça) e quando soube da série de livros fiquei curiosa. Eu sempre prefiro os livros às suas adaptações, sejam elas filmes ou séries, então suponho que eu vá gostar muito dessa leitura. A Anne é uma figura!
ResponderExcluirAmei a sua resenha!
Beijos!
Estante Bibliográfica > blog novo!
Oi Laura
ExcluirSim, a Anne é ótima. Tão sagaz e única. Vou assistir a série e farei essa comparação, mas todos que conheço amam a série também. Obg pela visita. Espero aparecer muito por aqui ainda!
Bjs e Cheiros
Olá Ana,
ResponderExcluirSeja bem-vinda e se sinta acolhida no mundo literário. Enquanto lia a resenha fiquei pensando se já não conhecia essa Annie de algum lugar hahaha, não assisti a série ainda, mas a ruiva é inconfundível. Adorei saber que a série é a adaptação de um livro, e nossa, um livro bem antigo. Fiquei bem curiosa agora, dica anotada.
Beijokas
Oi Kelly, Obrigada pela acolhida ♥
ExcluirSim, Anne e sua ruivice são ótimas kkk. O livro é antigo e a frente do seu tempo. Uma gracinha de ler.
Eu vi a série, e achei a coisa mais linda do mundo! A protagonista me ganhou logo de cara e eu não consegui parar de ver a série por um fim de semana todinho!
ResponderExcluirAinda não tive oportunidade de ler o livro, mas quero muito!
Ah, adorei seu post, bem vinda!! <3
Oi Bianca
ExcluirObrigada pela acolhida.
Verei a série mas já estou ciente de que é viciante HAHAHA. Espero amar assim como amei Anne pelo livro.
Bjs e Cheiros
Eu só conheço de ouvir valar. Tenho uma amiga que é muito apaixonada por Anne. E acho que você escolheu bem sua estreia no blog!!
ResponderExcluirPretendo um dia ter a oportunidade de ler os livros sobre Anne e conhecer a escrita da autora.
Beijão e sucesso!
Carol, do Coisas de Mineira
Oi Carol
ExcluirObrigada.
Conheci Anne pelo clube do livro Maranhão e não me decepcionei. Espero que a ame tambem.
Bjs e Cheiros
Sou super curiosa para ler esse livro, vi alguns episódios da série e fiquei encantada pelo jeito da protagonista, que parece ser tão vibrante e falante também no livro.
ResponderExcluirOI Mari
ExcluirSiim, Anne é muito falante, demais demais, e muito viva, ativa, esperta. é super interessante conhecê-la.
Bjs e Cheiros
Awn! Adoro Anne! Eu li o primeiro e achei muito fofo. A série é uma graça, já assisti as temporadas disponíveis e não vejo a hora de ter mais! Ela difere em vários quesitos no livro, mas acho que foi para melhor, espero que vc goste também!
ResponderExcluirBjos
Lucy - Por essas páginas
Oi Lucy
Excluirobrigada
Se Anne da séria é melhor, estou perdendo tempo em ainda não tê-la assistido. Mas todos amam a série realmente, já era de se esperar.
Bjs e Cheiros
Olá,
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar de absolutamente nada dessa história. Achei bem diferente, eu curto histórias juvenis e essa parece ser daquelas que levamos pra toda vida.
Debyh
Eu Insisto
Oi Debyh,
ExcluirObrigada
Sim, a história de Anne levarei para toda a vida e passarei por minhas futuras gerações. Muito linda, cativante e comovente.
Bjs e Cheiros
Eu só assisti a série até agora e amei! Anne é muito querida, um pouco cabeça dura, mas é muito legal ver seu crescimento. Estou louca para ler os livros!
ResponderExcluirbeijos
Oi Dessa
ExcluirObriagda
O crescimento de Anne é algo que me encantou muito no livro. No fim, a gente vê toda a trajetória da menina e por tudo que passou para conseguir seus objetivos. É tocante.
Oi, tudo bem? Que indicação mais incrível. Gosto muito de histórias assim tão diferentes e que nos fazem imaginar outros lugares. Pôr do sol, céu alaranjado, me lembrou bastante um final de tarde de outono. Sabe aqueles personagens que gostaríamos que fossem de verdade para sermos amigos? Foi isso que senti com Anne. Ainda não assisti a série mas uma amiga minha gosta bastante. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirOi Erika.
ExcluirIsso é muito verdade. Queria muito ser amifga de Anne, pra corrermos e fazermos picnics naqueles campos verdes de Green Gables. Seria maravilhoso. A leitura é tao amiga, nos acalenta demais.
Bjs e Cheiros
Olá, adorei a resenha, estou com ele aqui para ler comprei a mesma edição assim que terminei a série porque fiquei apaixonada pela história agora preciso arrumar um tempo para ler!
ResponderExcluirOiii, tudo bem?
ResponderExcluirSeja muito bem vinda!!! Aaaah, li esse livro há uns anos, ele é tão amorzinho. Sou extremamente apaixonada pela Anne. Acho que a séria na Netflix colocou a atriz certinha, pois era daquele jeitinho que eu imagina a Anne do livro.
Ameeei sua resenha!!!
Beijinhos!!
Gostei muito da resenha, o livro e bem alto astral e bem animado, o livro mostra que temos que se aceitar do jeito que somos,temos que ser respeitada, temos que lutar contra o racismo e o feminismo, sermos cheia de luz própria, se dedicar no estudo, te uma imaginação fértil para realizarmos nossos sonhos, o livro é muito lindo amei muito beijos.
ResponderExcluirGostei muito do livro, ele mostra que devemos nos aceitar do jeito que somos, que devemos nos respeitar e lutar contra o feminismo e o assédio, sermos cheia de luz própria, se dedicar nos estudo, ter uma imaginação fértil para realizar todos nosso sonhos, esse texto serve para nós adolescente que passamos por muitas fases ruins que caímos e levantamos sempre devemos ser fortes e lutar contra o mal, gostei muito mesmo do livro beijos.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEU não conhecia, não! E também não assisti a série.
Para ser bem sincera, não tinha sequer conhecimento do nome da autora...
Confesso que fiquei curiosa, a premissa apresentada me cativou e, bem, vai para a lista de desejados! Por ser um livro escrito a tanto tempo, me deixa ainda mais cativada.
Beijo.
Ana.
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que nao conhecia este livro, mas a verdade e que gostei de conhecer a leitura!
Enfim, que bom que gostaste, achando a leutura tao leve e a personagem em crescimento!!
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com