Cine Livreando: Roma

Título Original: Roma | Direção: Alfonso Cuarón | Duração: 02h15min | Ano Lançamento: 21 de Novembro de 2018 | Elenco: Yalitza Aparicio, Marina De Tavira, Nancy Garcia, Daniela Demesa e Marco Graf | Gênero: Drama | Origem: Estados Unidos e México  
Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais. 


Impressões: 

Saudações cinematográficas, queridos Livreadores. Tudo bem com vocês? Espero que todos estejam bem. Hora daquela dica marota de filme. Vamos falar um pouco mais de “Roma”. Disponível no catálogo da Netflix. 

O longa acontece entre 1970 e 1971, tendo como pano de fundo a Cidade do México. Cleo é uma das personagens principais, empregada doméstica na residência de Sofia. Roma é uma obra sensível Alfonso Cuarón soube trabalhar os mínimos detalhes de uma família de classe média dos anos 70.


Vale lembrar que o longa é uma semi-biografia, baseado na infância de Cuarón. O longa é a primeira produção da Netflix em ganhar o Globo de Ouro em três categorias: Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Diretor e Melhor Roteiro. 

Roma é um forte candidato para levar o Oscar em 2019. Cleo é uma espécie de faz tudo na casa de Sofia, acompanhando praticamente 24 horas por dia, sete dias por semana. 


Conforme o longa vai avançando é mostrado ainda mais toda relação da protagonista com os membros da família de sua patroa, duas realidades bem distintas. Roma tem uma sutileza ímpar na Contação de história. 

Os elementos visuais deixam uma obra mais intimista para o espectador. Vale a pena? Sim! Uma obra prima do qual a Netflix acertou em cheio, um diferencial é ter sido filmado em preto e branco, deixando um ar mais nostálgico, além de mostrar o papel da mulher na sociedade nos anos 70.


0 comentários:

Postar um comentário



Topo