Resenha: Paixão de Recomeço (Vilas do Sul #1)

Título Original: Paixão de Recomeço | Autora: Chirlei Wanderkoken
Editora: Pedrazul | Ano: 2018 | Páginas: 240
Sinopse: Rosamund Lydgate sempre foi apaixonada por Joss Horsfield, mas quando ele a abandona, ela aceita se casar sem amor com lorde Brooke. Presa ao amor do passado, ela só se dá conta de que está amando novamente, quando perde o amor do presente. Paixão de Recomeço conta a história de uma mulher rejeitada e de um amor construído. É possível amar de novo? 


📚 E-book cedido pela editora Pedrazul

Rosamund Bousfield teve seu primeiro vislumbre do amor quando através de uma ventania conheceu o encantador Joss Horsfield, esse seria o momento perfeito para viver o seu romance, mas as dívidas do pai, o doutor Bousfield, a jogaram direto para o cavalheiro Lydgate, um senhor de 70 anos e rico o suficiente. Dias mais tarde, ela já era Mrs. Lydgate, uma jovem e rica viuvá e completamente só no mundo.

"Mas ela estava forjando seu espírito, pois o caráter é forjado nas provações, nas perdas, irrigado pelas lágrimas."

Nem bem o seu período de luto passou e ela se surpreende pela visita de Joss e como sua paixão reprimida ainda não tinha sido saciada, essas visitas se tornaram frequentes, a colocando na posição de amante do Marquês de Land´s End. Rosamund o amava mas não queria impor o casamento, gostava dos momentos e de como se sentia nos braços dele. Ela sabia os perigos de uma relação assim e em pleno baile de Truro, descobriu para a sua infelicidade, que Joss estava apaixonado por outra, uma prima que todos tinham como louca.

Em pleno mar de sofrimento, Rosamund encontrou apoio em lorde Brooke, um amigo de grande coração que desde o primeiro momento havia amado e se dedicado a ela. Depois de toda a humilhação que sofrera, viu no pedido de Sam Brooke a oportunidade de sair de Cornualha e ser esquecida pelas más línguas da sociedade.

"Não o amo, isso é certo. Mas já que decidi viver, terei que me casar com lorde Brooke. Certamente não será o céu, mas também não será o inferno que vivi com Sir Lydgate. Tenho que resignar-me."

É a partir desse casamento que acompanhamos o recomeço de Rosamund, a descoberta de seus novos sentimentos e a necessidade de se desligar do passado.

Paixão de Recomeço é um romance de época bem gostoso de acompanhar. Através dos personagens acompanhamos os processos de cada sentimento encontrado na história, a narrativa, de forma simples, vai ter colocando dentro da história e quando você nota, está com esse misto de sentimentos e torcendo para que Rosamund e Sam se encontrem no mesmo compasso.

Algo que a autora Chirlei Wandekoken colocou de forma brilhante foi a decepção que Rosa sofreu por Joss e os novos sentimentos que nasceram por Sam. Em toda essa transição não foi necessário odiar um para amar o outro, pelo contrário, você ama os dois e entende que realmente foi o melhor.

Sam é um personagem que você torce a cada instante, seu caráter e honra encantam. A forma que recorreu para conquistar a mulher que mais amou é a mais nobre possível. Não teve medo de casar com uma viúva que já tinha sido amante de um marquês, isso mostra o quanto ele é decidido e confiante em si.

"Nunca as mulheres são tão fortes do que quando se armam com as suas fraquezas."

Rosamund é uma personagem que literalmente aprende com a vida, mas se fortifica através dela de maneira brilhante. Ela erra, perdoa, pede perdão, se doa, por esse motivo talvez, nos aproximamos da personagem de maneira bem rápida. Suas atitudes também demonstram a força que tem, a sua independência, pois apesar de sua situação inicial, ela sempre se coloca na posição de escolher e não de escolha.

A história de forma geral é uma delícia, você vai lendo e quando vê a história chegou ao fim. Aqui tenho uma ressalva a fazer. Para mim, terminou no auge. Sério! Quando eu pensava que teria mais fui avisada que aquele seria o fim, eu literalmente fiquei de boca aberta por alguns instantes olhando para aquelas palavras. Mas tirando isso, é um livro que com certeza indico.

📒 Essa resenha faz parte do nosso DLL de Julho.
✔ Categoria: um livro de capa laranja


5 comentários

  1. Adorei a resenha. Nãoera um livro que conhecia, mas que me chamou a atenção.
    Vou colocar nas minhas listas de leitura.

    Abraço e ótimo final de semana
    http://mylife-rapha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Estou bem curiosa para ler esse livro desde que a Chirlei lançou, mas ainda não tive tem de me dedicar a leitura, mas depois dessa resenha maravilhosa minha curiosidade aumentou, preciso conferir essa história.
    Já gostei bastante da premissa que parece ser bem diferente as premissas batidas dos romances de época que costumamos ler, espero gostar dessa obra.
    Amei o post.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Não conhecia esse livro, mas gostei muito do enredo. Adoro romances de época e sempre é bom conhecer novos autores.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  4. Quando a história é gostosinha demais a nossa reclamação é porque ela acaba, né? Hahah te entendo totalmente. Tenho tentado ler mais romances de época e acho que a sua dica veio em excelente momento!

    ResponderExcluir
  5. Oiiii,

    Nunca tinha visto esté livro e achei a premissa dele muito interessante. Adoro romances de época e fiquei curiosa para ver como ela irá superar ao sentimento antigo e sucumbir ao novo. Gostei de saber que não é necessário odiar o amor antigo para se apaixonar pelo novo, quero muito saber como a autora faz esta transição sem estimular o ódio.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir