Resenha: Transformando suor em ouro


Título: Transformando suor em ouro | Autor: Bernardinho | Editora: Sextante 
Páginas: 215 | Ano Lançamento: 2006 

Como centenas de milhares de adolescentes na década de 1980, cresci apaixonado pelo vôlei. Quando íamos para a rua montar a rede e 'repetir' a atuação dos nossos ídolos, não me lembro de alguém que dissesse: 'Eu sou o Bernardinho.' Quase todos queriam representar o papel dos titulares e não do levantador reserva. Bernardinho não tinha vaga na seleção da minha rua. Poucos poderiam imaginar que ali, no banco de reservas da seleção, atento a tudo, estivesse sendo gerado o maior técnico da história do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. O obscuro jogador reserva da geração de 1980 tornou-se um craque do esporte no nosso país - o grande astro do jogo coletivo. 
Análise: 

Saudações literárias, queridos Livreadores. Tudo bem com vocês? Espero que sim, hoje é dia de resenha! Vamos falar de um livro que mescla biografia com essências de liderança e trabalho em equipe. Estamos falando de uma obra escrita pelo maior e melhor treinador de vôlei do Mundo, o incrível Bernardinho. 

Transformando suor em ouro, foi publicado pela Editora Sextante, possuí uma incrível diagramação, com uma fonte mediana e bons espaçamentos, o trabalho gráfico está impecável. Ponto positivo para editora. 

Na obra, Bernardinho retrata de forma minuciosa toda sua trajetória como jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei. Logo no primeiro capítulo, sentimos toda sua angústia e apreensão do treinar horas antes da final dos jogos Olímpicos em 2004, em Atenas. 

Nos próximos capítulos, o autor narra toda sua história de forma cronológica, iniciando sua jornada como jogador infanto-juvenil no time do Fluminense e chegando à ser um técnico e treinador de sucesso. 

Bernardinho possui uma escrita bem fluída, dinâmica e até bem humorada, ele não foi apenas um técnico e treinador, Bernardinho revolucionou o esporte com o seu estilo, espírito de liderança. Destaco que o autor narra os seus erros e acertos, demonstrando de forma bem clara e sincera que comete erros e que busca sempre à perfeição. 

Em cada final de capítulo, Bernardinho faz comparações de liderança dentro das quadras de vôlei, focando o companheirismo e trabalho em equipe, e também para carreira profissional. Se você, leitor ama esportes, essa obra é leitura obrigatória, se você é daqueles leitores que buscam por livros de liderança e gestão empresarial, leitura mais que obrigatória.


15 comentários

  1. Olá Rafael.
    Eu comprei esse livro e acredito que o que ele tem para falar seja algo de grande valia para o leitor.
    Afinal de contas ele é um líder e pessoas assim sempre tem algo a contribuir.

    ResponderExcluir
  2. Oii Rafael que dica maravilhosa de leitura, gosto muito do Fernandinho e sempre assisto ao jogos, deve ser uma leitura que nos motiva e nos mostra como ele é e quem é, dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiii Rafael

    Não sou exatamente uma fã dos esportes mas admiro muitoooo o Bernardinho, aliás sempre achei ele um exemplo de liderança e comprometimento. Com certeza ler esse livro deve ser no minimo reflexivo e inspirador.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Achei essa resenham uma dica maravilhosa. Tanto para quem gosta de esporte, quanto para aqueles que querem incentivo de liderança, como você mesmo disse.
    Não é livro que faz parte do meu gosto literário, mas é muito interessante.

    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Que bacana ! Não sabia que o Bernadinho tinha escrito um livro. Vou procurar ler com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. deve ser interessante pra quem aprecia esse universo do vôleibol e admira o trabalho dele... bela recomendação...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. olá! Confesso que não sou nada ligada em esportes, por isso fiquei boiando sobre quem são essas pessoas hahaha Mas adorei saber sua opinião sobre o livro, não conhecia!

    Um beijo, Pri :*

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)

    Não e muito o meu género de leitura habitual, mas acho ótimo que a escrita seja fluida e tenha esse tipo de final de capítulos.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Não sabia da existência desse livro, mas achei a ideia bem legal. É bom conhecer um pouco mais sobre a trajetória dessas pessoas, entender como tudo aconteceu. Também é interessante isso de comparar lideranças. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu não costumo ler livros de não ficção, mas fico feliz em ver resenhas assim. É bacana ver um outro lado e conseguir se inspirar em nossa vida.
    Gostei!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Confesso que não estava por dentro dessa obra, mas achei a ideia muito legal. Eu não tenho muito contato com esportes, por isso, prefiro passar a dica, só que... Achei a sua resenha incrível e sincera! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    É uma dica bem interessante porque é um nome muito forte de alguém que tem uma carreira solida, tanto quanto jogador, tanto como técnico. Bernardinho é alguém do esporte que eu sempre admirei o trabalho, então é possível que eu dê uma chance para a obra futuramente.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, admiro o autor por seu trabalho de grande destaque no esporte. Gostei de saber da existência do livro pela sua ótima resenha.

    ResponderExcluir
  14. Lembro do lançamento deste livro é gostei muito de saber que sua história seria contada. Adoro Bernardino e sempre fui muito fã de vôlei.

    ResponderExcluir
  15. Que interessante, parece um livro bem legal não só para quem adora o esporte mas para conhecer um pouquinho mais da história do Bernardinho! Amei!

    ResponderExcluir