Páginas: 215 | Ano Lançamento: 2006
Como centenas de milhares de adolescentes na década de 1980, cresci apaixonado pelo vôlei. Quando íamos para a rua montar a rede e 'repetir' a atuação dos nossos ídolos, não me lembro de alguém que dissesse: 'Eu sou o Bernardinho.' Quase todos queriam representar o papel dos titulares e não do levantador reserva. Bernardinho não tinha vaga na seleção da minha rua. Poucos poderiam imaginar que ali, no banco de reservas da seleção, atento a tudo, estivesse sendo gerado o maior técnico da história do voleibol brasileiro e um dos maiores símbolos de liderança do Brasil. O obscuro jogador reserva da geração de 1980 tornou-se um craque do esporte no nosso país - o grande astro do jogo coletivo.
Saudações literárias, queridos Livreadores. Tudo bem com vocês? Espero que sim, hoje é dia de resenha! Vamos falar de um livro que mescla biografia com essências de liderança e trabalho em equipe. Estamos falando de uma obra escrita pelo maior e melhor treinador de vôlei do Mundo, o incrível Bernardinho.
Transformando suor em ouro, foi publicado pela Editora Sextante, possuí uma incrível diagramação, com uma fonte mediana e bons espaçamentos, o trabalho gráfico está impecável. Ponto positivo para editora.
Na obra, Bernardinho retrata de forma minuciosa toda sua trajetória como jogador e técnico da seleção brasileira de vôlei. Logo no primeiro capítulo, sentimos toda sua angústia e apreensão do treinar horas antes da final dos jogos Olímpicos em 2004, em Atenas.
Nos próximos capítulos, o autor narra toda sua história de forma cronológica, iniciando sua jornada como jogador infanto-juvenil no time do Fluminense e chegando à ser um técnico e treinador de sucesso.
Bernardinho possui uma escrita bem fluída, dinâmica e até bem humorada, ele não foi apenas um técnico e treinador, Bernardinho revolucionou o esporte com o seu estilo, espírito de liderança. Destaco que o autor narra os seus erros e acertos, demonstrando de forma bem clara e sincera que comete erros e que busca sempre à perfeição.
Em cada final de capítulo, Bernardinho faz comparações de liderança dentro das quadras de vôlei, focando o companheirismo e trabalho em equipe, e também para carreira profissional.
Se você, leitor ama esportes, essa obra é leitura obrigatória, se você é daqueles leitores que buscam por livros de liderança e gestão empresarial, leitura mais que obrigatória.
Olá Rafael.
ResponderExcluirEu comprei esse livro e acredito que o que ele tem para falar seja algo de grande valia para o leitor.
Afinal de contas ele é um líder e pessoas assim sempre tem algo a contribuir.
Oii Rafael que dica maravilhosa de leitura, gosto muito do Fernandinho e sempre assisto ao jogos, deve ser uma leitura que nos motiva e nos mostra como ele é e quem é, dica anotada.
ResponderExcluirBjs
Oiii Rafael
ResponderExcluirNão sou exatamente uma fã dos esportes mas admiro muitoooo o Bernardinho, aliás sempre achei ele um exemplo de liderança e comprometimento. Com certeza ler esse livro deve ser no minimo reflexivo e inspirador.
Beijos
www.derepentenoultimolivro.com
Achei essa resenham uma dica maravilhosa. Tanto para quem gosta de esporte, quanto para aqueles que querem incentivo de liderança, como você mesmo disse.
ResponderExcluirNão é livro que faz parte do meu gosto literário, mas é muito interessante.
bjus
Olá!
ResponderExcluirQue bacana ! Não sabia que o Bernadinho tinha escrito um livro. Vou procurar ler com certeza!
Bjs
deve ser interessante pra quem aprecia esse universo do vôleibol e admira o trabalho dele... bela recomendação...
ResponderExcluirbjs...
olá! Confesso que não sou nada ligada em esportes, por isso fiquei boiando sobre quem são essas pessoas hahaha Mas adorei saber sua opinião sobre o livro, não conhecia!
ResponderExcluirUm beijo, Pri :*
Olá!! :)
ResponderExcluirEu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura! :)
Não e muito o meu género de leitura habitual, mas acho ótimo que a escrita seja fluida e tenha esse tipo de final de capítulos.
Boas leituras!! ;)
no-conforto-dos-livros.webnode.com
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirNão sabia da existência desse livro, mas achei a ideia bem legal. É bom conhecer um pouco mais sobre a trajetória dessas pessoas, entender como tudo aconteceu. Também é interessante isso de comparar lideranças. Adorei a resenha.
Até mais o/
Oiii!
ResponderExcluirEu não costumo ler livros de não ficção, mas fico feliz em ver resenhas assim. É bacana ver um outro lado e conseguir se inspirar em nossa vida.
Gostei!
Beijinhos,
Olá,
ResponderExcluirConfesso que não estava por dentro dessa obra, mas achei a ideia muito legal. Eu não tenho muito contato com esportes, por isso, prefiro passar a dica, só que... Achei a sua resenha incrível e sincera! ♥
→ desencaixados.com
Oiii,
ResponderExcluirÉ uma dica bem interessante porque é um nome muito forte de alguém que tem uma carreira solida, tanto quanto jogador, tanto como técnico. Bernardinho é alguém do esporte que eu sempre admirei o trabalho, então é possível que eu dê uma chance para a obra futuramente.
Beijinhos...
http://www.paraisoliterario.com/
Olá, admiro o autor por seu trabalho de grande destaque no esporte. Gostei de saber da existência do livro pela sua ótima resenha.
ResponderExcluirLembro do lançamento deste livro é gostei muito de saber que sua história seria contada. Adoro Bernardino e sempre fui muito fã de vôlei.
ResponderExcluirQue interessante, parece um livro bem legal não só para quem adora o esporte mas para conhecer um pouquinho mais da história do Bernardinho! Amei!
ResponderExcluir