Resenha: 1808 (Versão Juvenil Ilustrada)

Título Original: 1808 (Versão juvenil ilustrada) | Autor: Laurentino Gomes
Editora: Planeta Jovem | Ano: 2008 | Páginas: 148
Sinopse: Uma viagem num verdadeiro cruzeiro de luxo para entender o Brasil de duzentos anos atrás e sua importância para os dias atuais. Sem a ameaça de tempestades, ataques de piratas, e o que é ainda melhor: sem nem mesmo precisar sair do lugar. Após o sucesso do livro 1808, o jornalista Laurentino Gomes vai além e traz também aos jovens leitores a chance de embarcar, como muitos adultos já fizeram, numa viagem rumo ao começo do século XIX.

1808 na versão ilustrada é um livro que facilita e muito a leitura, e digo isso colocando como referência qualquer idade, não só a parte juvenil. As ilustrações se encontram por toda a narrativa e, diversas vezes traz uma percepção dos lugares e ambientes retratados da época.

Nesse volume vamos acompanhar a saída furtiva do príncipe regente, D. João, juntamente com a sua família para o Brasil, com a ajuda britânica para não cair nas mãos de Napoleão Bonaparte.

A história narra de maneira bem direta como D. João conseguiu navegar entre as duas opções que tinha até o último momento antes de sua saga histórica para as terras brasileiras. De um lado, Napoleão queria que D. João concordasse com as suas exigências, caso contrário, a dinastia da família real estaria acabada, e do outro, sua aliança com a Inglaterra lhe garantia uma viagem com força marítima de Portugal até o Brasil, como recompensa, deixaria o caminho livre para os ingleses.

“Sem rei, o país perdia o rumo. Sem ele, estavam ameaçadas toda a atividade econômica, a sobrevivência das pessoas, o governo e a independência nacional.” p.20

Com a segunda opção a família real deixa Portugal com um povo em desespero para seguir seu novo destino. Vislumbramos um pouco da rainha louca e também de Carlota Joaquina. Não tão aprofundado, somente para um melhor tempo da obra.

“D. João precisava do apoio financeiro e político dessa elite rica em dinheiro, porém carente de prestígio e refinamento.” p.106

Com a chegada ao Brasil acompanhamos as loucuras da cabeça de D. João, a sua interação com os novos povos, suas formas de trabalho, seu lado medroso e seus temores, além de todas as possibilidades do mesmo em fazer do seu novo mundo, sua nova fonte de renda. Laurentino sempre coloca em destaque na narrativa as diferenças entre os séculos, o que faz o leitor pensar como seria se algo do tipo acontecesse em nossa era.

A edição está muito linda. Com ilustrações belíssimas, fontes confortáveis, páginas brancas em papel couchê, o que torna o manuseio ainda mais agradável. Para quem tem curiosidade em ler as obras de Laurentino Gomes, essa é uma excelente introdução. A leitura é de fácil compreensão e rápida.

📝 Essa resenha faz parte do nosso DLL de Fevereiro.
✔ Categoria: um livro que comprou pela capa.

Até mais seus lindos!



19 comentários

  1. Que interessante! Não sabia da existência desse livro e achei super legal a forma que eles apresentaram os fatos históricos. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito de história, então ver um livro com essa temática vir com uma edição inovadora. Com certeza adoraria conferir um pouco de D.João, adorei a recomendação.

      Feliz Páscoa.

      Excluir
  2. Eu nunca li nenhum dos livros dessa serie, mas acho super legal que tenham feito uma versão ilustrada.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Esse é um livro que sempre quis ler, mas nunca esteve nas minhas primeiras opções por eu não ter muita certeza se gostaria. Bem, digamos que a sua resenha me deu essa certeza. Sempre amei história e acho que vou gostar de ver algo assim, especialmente se for na versão ilustrada!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não conhecia esse livro e achei essa edição ilustrada maravilhosa, já fiquei interessada em comprar e tenho certeza que é uma obra impecável.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Que edição linda, não conhecia e fiquei encantada! Coisa linda mesmo! Ótima dica para presentear crianças em idade escolar! Adorei!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Já paquerava esse livro, mas essa versão ilustrada realemtne está linda.
    Amo história então esse livro é uma excelente pedida para mim.;
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia a obra,fiquei bem curiosa para lê-lo.
    Achei a capa muito linda!
    Adorei a resenha e irei anotar sua dica.❤️

    ResponderExcluir
  8. Olá, adorei a resenha.

    Parece um livro muito esclarecedor e daqueles que eu leria para meus sobrinhos mostrando as ilustrações da obra que parecem lindas.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tammy, tudo bem?
    Meu esposo tem esse livro também, assim como 1822 e 1889, são livros que ele gosta muito e não empresta para ninguém. É a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele e fiquei instigada a ler.

    Beijos e abraços!
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Conheço e gosto da obra, mas não sabia dessa verão juvenil e ilustrada. Adorei e com certeza deve chamar atenção de mais leitores. Ótima resenha!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Tâmara! Tudo bem?
    De todas as coisas que eu esperava ver em 2018, essa não era bem uma que eu tinha em mente, mas, te digo: gostei demais dessa ideia de uma versão ilustrada juvenil.
    Quem for mais novo e gostar de História, com certeza vai amar. O que me faz lembrar que eu preciso ler essa "série" do Luarentino Gomes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu li a versão original, e realmente acho o laurentino ótimo, muito didático e nos traz informações sem muitos rodeios. Só me falta ler, dessa coleção, a obra 1889.

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não sou fã de livros assim ,mas esse me parece interessante não vou comprar pra mim, mas vou anotar aqui dica para da de presente

    ResponderExcluir
  14. Olá Tammy, não conhecia essa versão ilustrada e já fiquei curiosa para lê-la, principalmente pela ambientação que as ilustrações trazem *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  15. nunca li esse lvro, apesar de querer muito faz tempo, ele ta na lista
    achei sua resenha muito boa parabéns,espero ler ele ainda esse ano

    ResponderExcluir
  16. esse livro tem um público bem específico, além de muito comentado, essa versão ilustrada foi uma sacada genial.

    ResponderExcluir
  17. Oii! Nossa, eu não sabia que havia a versão ilustrada dessa obra. Está lindíssima! Achei o enredo muito interessante e envolvente, fiquei bastante curiosa para conferir. Obrigada pela dica,bjss!

    ResponderExcluir
  18. Algumas pessoas já falaram desse livro pra mim - a versão original - mas eu nunca li, não por falta de interesse, mas por falta de tempo de leitura haha. Adorei saber dessa versão jovem ilustrada.

    ResponderExcluir