Falando Sobre Séries: Poldark


Hoje o post vai ser sobre uma série que descobri recentemente e só por haver os fatores histórico e de época, meus olhos brilharam de antecipação. E depois de passar dois dias entre os ventos dos séculos XVIII e XXI, trago a minha opinião sobre as três primeiras temporadas da série.

Após o retorno de Ross Poldark da guerra de Independência dos Estados Unidos a Cornualha, sua cidade natal, ele não imaginou que sua realidade teria mudado tanto ao longo dos três anos que se manteve afastado. Seu pai havia falecido, deixando a propriedade em ruínas, a mina de sua família estava fechada, e como surpresa demais não é o suficiente, descobriu que sua noiva, Elizabeth Chenoweth, agora estava noiva de seu primo Francis Poldark. Pelo menos sua relação com a prima Verity e com sua tia Agatha, permaneceu da forma que deixou.


Como qualquer homem que sofre uma grande decepção (pelo menos para o da época), Ross foca no resto de sua herança, tenta reabri a mina de cobre da família, fazendo o possível para manter seus inquilinos com um trabalho digno para não morrerem de forme. O que não seria fácil, já que a maioria das minas estavam decretando falência.

Ross Poldark é um aristocrata, mas sua visão política e de vida não condiz em nada com a sua posição. Isso o leva a conquistar alguns inimigos como George Warleggan, um burguês e banqueiro que tem como objetivo ser reconhecido pelos aristocratas, além de, arruinar Ross.


Em meio a sua reconstrução de vida e lutas diárias, Ross encontra Demelza, a filha de um ferreiro, com uma família desestruturada, e como forma de "amor", tinha cicatrizes pelo corpo feitas por seu pai. Com a aparência de uma pedinte, Ross resolve levá-la para sua propriedade e lhe reserva o cargo de cozinheira.


A série é ambientada a partir de 1783, onde o momento histórico marca a revolução burguesa do século XVIII com a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, assim como os primeiros passos da Revolução Industrial. Nesses aspectos, observamos a exploração dos banqueiros com a classe trabalhadora, o preconceito das classes com as novas formas de união e observamos também a luta por uma vida mais justa, principalmente pelo olhos de Poldark.


O elenco está incrível, assim como o desenvolvimento dos personagens ao longo das três temporadas.
Aidan Turner mostra que não está para brincadeira ao interpretar Ross em sua luta pela classe trabalhadora, pela sua herança familiar e para deixar no passado o seu amor juvenil. Seu senso social é notável ao longo da série, ele é um personagem decidido e algumas vezes até teimoso, o que podemos também classificar como orgulho. Há uma dualidade em suas atitudes que nos leva a uma relação completamente intensa, ele sabe expressar muito bem seu lado romântico e seu lado feroz, o que nos faz ficar entre o quente o frio de maneira instigadora. Mérito do ator incrível que vem demonstrando ser.


Sua relação com Demelza vai se consolidando aos poucos, sabemos a realidade do casal, e a produção teve um ponto positivo ao deixar essa relação o mais realista possível, onde, atitudes e consequências são mostradas com simplicidade. Acompanhamos o amor nascer, o respeito, a compreensão e a verdade entre esse casal, que sem dúvida alguma, conquista e nos faz torcer.


Demelza também não fica distante, sua personagem junto com o Francis, são os que mais evoluíram em minha opinião. Ela é selvagem! Chegou como uma menina que estava cansada dos abusos do pai, se instalou em Nampara e conquistou o coração do nosso capitão. Ela é decidida e aprende a lutar pelo seu ideal e pelos seus sentimentos. Isso é claramente observado através de suas atitudes na 3ª temporada. Apesar de ter deixado meu coração aos frangalhos, sua posição mostra o quanto sua visão de mulher é forte. Eleanor Tomlinson está ótima em seu papel, retratando em todas as cenas seus pensamentos e opiniões de forma perceptível.


Francis inicia como um herdeiro escondido atrás das atitudes de seu pai, e atormentado por não ter o completo amor de sua esposa Elizabeth, mas, logo após sua perda e chegada ao fundo do poço, se levanta cheio de abjetivos e disposto a mudar seu destino, o que nos cativa de maneira singular. Kyle Soller saiu perfeito para esse papel.


Elizabeth, interpretada por Heida Reed, passa por diversos momentos, que eu comparo como as fases do luto. É perceptível cada fase em sua vida através de suas ações. Sua força é transitória e recai em seu modo de agir por diversas vezes. Ela tenta colocar seu amor por Ross em um lugar secreto de seu coração, e algumas vezes, esse sentimento foge descontroladamente de suas mãos, e suas consequências, sempre traz uma evolução a mais para a trama.


Ruby Bentall como Verity é a personagem que tentar trazer sensatez a esse núcleo, considerada uma solteirona aos 25 anos, encontra o seu amor, mas ele é negado por sua família, o que torna o seu sonho mais trabalhoso de conseguir, mas ela consegue!


Tia Agatha é aquela senhora quase centenária que fala o que pensa e não se importa de destilar seu veneno algumas vezes, o que traz passagens bem divertidas algumas vezes. Sua experiência de vida e das cartas, é o que conduz os fatos futuros, algumas vezes.


E como toda boa série tem que ter um bom vilão, George Warleggan é daqueles que amamos odiar. É ardiloso, ganancioso e completamente fingido, suas atitudes nos leva a ira em segundos. Sua perseguição contra Ross e sua sensibilidade em favor de Elizabeth, faz dele um personagens essencial para o dinamismo e conflitos que aparecem e Jack Frathing o desempenha de forma formidável.


Além desses, vários outros personagens são importantes para o desenvolvimento constante da série. Com elementos como amor, paixão, vingança, conflitos, perdão e perdas, Poldark é uma série indispensável para quem aprecia esse universo, e para os demais, indico com a certeza de que você irá se envolver logo nos primeiros episódios.

A série é um remake de 1975 feita pela BBC que, pelos comentários, conseguiu cumprir todas as expectativas em relação a original. Eu ainda não assisti a primeira versão, mas estou completamente encantada com a atual. A ambientação, as cores, a fotografia e a trilha sonora, estão impecáveis e nos leva com facilidade para o século XVIII. A quarta temporada já foi gravada e com certeza você terá opinião sobre ela por aqui.


Poldark é uma adaptação dos livros de Winston Graham, de mesmo nome, que em 12 volumes conta a história da família Poldark no período de 40 anos. Sucesso de crítica na Grã-Bretania esse romance histórico chega ao Brasil pela editora Pedrazul, o que me alegra muito. Para adquirir o primeiro livro da série é só clicar aqui 👉 POLDARK.

Espero que tenham gostado da dica de hoje.

Bjim!



29 comentários

  1. Oi Tammy!

    Tudo bem? Eu sou apaixonada por séries da BBC, mas nos últimos tempos tenho acompanhado menos por causa de uma coisinha chamada Netflix que ano após ano tem se tornado um vício cada vez maior.

    Tendo isso em vista, você pode perdoar a minha ignorância quanto a existência de Pildark né? Por tudo que você falou durante o post eu realmente acho que a série é algo que totalmente entraria na minha lista, mas aí eu assisti ao trailer e foi tipo um BUM: EU PRECISO LER ASSISTIR ESSA SÉRIE PRA ONTEM!

    Sério, eu preciso mesmo ver essa série! Muito obrigada pela indicação Tammy, eu com certeza vou começar a ver ainda esse mês porque fiquei curiosíssima sobre a trama da adaptação <3

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu não conhecia essa série e nem mesmo sabia que era adaptada de um livro. Gostei muito da sua análise sobre a trama, os personagens e suas atitudes. Esse conteúdo histórico de peso também contribui muito para que eu queira ver a série, então essa dica foi mais que anotada. Muito obrigada pela indicação, adorei sua matéria.

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada sobre esta série, é a primeira vez que vejo algo sobre, mas se tem três temporadas é porque realmente está fazendo sucesso. Eu amo séries históricas, mas te confesso que olhando as fotos não parece muito bem ambientada, por isso teria que assistir para poder dizer sabe? Porque já vi cada série que acabava me decepcionando.

    ResponderExcluir
  4. Quando se ama um romance de época, nao importa se ele é livro, filme ou série, ao saber do que se trata a gente já quer conferir, nao é? Bem, esse é meu caso. Adoro histórias assim e não conhecia essa série ainda, mas pretendo conhecer em breve!

    ResponderExcluir
  5. A BBC tem caprichado cada vez mais em suas séries e eu confesso que mesmo assim não conhecia essa, assim como o livro é novidade para mim. Mas se tratando de época... eu amo, desde filme, séries a livros. Vou procurar e dar uma olhadinha.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Só de ver que é serie historia meu coração já dá um salto. As series da BBC são as melhores. Só sei que já quero assistir a serie. Nunca tinha ouvido falar, mas só pelas fotos e pelo nome e depois desta resenha linda, vou assistir com certeza. Fui.

    https://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Não sabia da existência dessa série, mas pelo o que você disse parece ser muito boa. Fiquei curiosa e adorei a dica!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que dica mais bacana! Eu não conhecia a série e fiquei muito curiosa. Achei a sua postagem sobre ela bem interessante e espero ter um tempinho livro para assistir também.

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    Quem me conhece sabe que eu não tenho muita paciência para séries, mas, ao ler seu post fiquei extremamente interessada em assistir essa, principalemente por ser ambientada no século XVIII e trazer esse contexto da Revolução Francesa e tals...
    Dica anotada!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que dica incrível, termine uma série recentemente e estava sem rumo, me interessei por essa e com certeza irei assistir. Bacana ver que no meio dela há ambientação de contextos históricos, acabamos sabendo um pouquinho mais sobre a história do mundo, adorei as fotos escolhidas e sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi, linda! Não conhecia a série, e dessa vez passo a dica, uma vez que não é meu estilo favorito.

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiii,

    Não conhecia esta serie, mas fiquei curiosa para saber um pouco mais. Adoro coisas de época assim, me prendem bastante. Dica super anotada e espero poder conferir e me apaixonar.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá, muito obrigada por me apresentar à essa série. Amei a forma como abordou os personagens, e pelo seu post e por amar histórias de época, já fiquei com muita vontade de assistir.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sempre que vejo séries desse estilo caindo no gosto da galera fico animada. Amo ambientação com elementos históricos, que envolve famílias, conflitos e até alguns romances.
    Ainda não tive oportunidade de assistir essa série, mas já está na minha lista de séries a maratonar.
    Gostei de conhecer mais dos personagens através da sua postagem.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  15. Heiii, tudo bem?
    Uau, ainda nao conhecia essa série Poldark e mto menos o livro que vai ser publicado.
    Acho muito interessante hsitórias antigas assim, fico louca com os abusos, mas adoro as tramas que envolvem os personagens.
    Adorei a resenha, com certeza vou assistir.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  16. oi! Que delícia saber que tem livro! Adorei e já quero ler pois sua resenha da série está muito instigante e me deixou bem ávida por conhecer esses personagens, seus dilemas e batalhas.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?

    Eu adoro romances históricos, mas confesso que ainda não assisti a uma série do gênero. Eu sempre fico encantada com as ambientações da época e esse parece ter sido feito com empenho. O enredo é bem interessante e sei que, se eu gostar da mesma maneira que você, farei uma maratona e assistirei as três temporadas de uma vez, rs. Eu nem sabia que era uma adaptação e quero muito ler a obra que originou essa série. Além disso, é legal saber que os fãs gostaram dela e que acreditam que esta não perde para a criada na década de 70. Sinceramente, por mim eu só leria/assistiria pela Tia Agatha, que parece ser a melhor personagem dali, sem papas na língua e sei que ela será divertida.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não curto muito obras históricas. Elas costumam não chamar muito minha atenção e com essa não foi diferente.
    Apesar disso, percebi que a série possui uma fotografia muito bonita.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Como é que eu nunca ouvi falar dessa série? Amo filmes e séries de época e essa parece ser uma muito interessante. Adorei a premissa e a descrição dos personagens e fiquei com a impressão de que é muito bem produzida.
    Não tenho assistido muitas séries ultimamente, mas assim que tiver um tempinho vou querer conferir. Adorei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oii Tammy, tudo bem? Que indicação ótima! Agora fiquei maluca para começar essa série, mais uma! Também adoro tramas históricas e esse enredo me despertou bastante interesse, e também pelos atores! Dica certamente anotada e seguirei em breve, quando concluir pelo menos uma outra, pra não me sentir tão culpada hahaha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oiee Tammy ^^
    Eu sempre gostei de séries históricas, mas ando um pouco desanimada em relação ao gênero. Ando procurando histórias mais engraçadas e românticas, sabe? Tanto em filmes, séries quanto livros. Mas gostei da dica, eu ainda não conhecia essa série. Quem sabe a assista um dia :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  22. Olá!Tudo bem?
    Não acompanho nenhuma série a bastante tempo,muito tempo.Espero voltar a assistir alguma.
    O que me chamou atenção em Poldark é a tentativa Ross de reergue após uma grande reviravolta na sua vida e a sua luta pela classe trabalhadora.
    Delmeza foi a personagem que mais me interessou por ter sofrido abusos do pai,mas se transformou em uma pessoa forte com objetivos.
    Por fim é tema histórico e é sempre bom acompanhar algo de determinada época.
    Gostei muito do seu ponto de vista,detalhou os principais personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Tammy, tudo bem?

    Eu não consigo gostar de séries históricas... Já tentei, mas não vai. Até a novela da Globo que eu comecei a assistir, já caiu no meu desgosto. hahaha

    Vou deixar passar essa dica hoje, rs.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  24. Se tivesse na Netflix eu começava hoje hahaha é um enredo interessante, talvez eu tente baixar mais pra frente.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  25. Aah que série incrível! Eu já tinha visto a capa do livro feita pela Editora Pedra Azul, desde então fiquei bastante curiosa para ler. Eu não sabia que existia a adaptação haha, amo romances históricos e gostei logo de cara do Ross, ele parece ser um personagem apaixonante. Espero poder conferir o livro e a série um dia, bjss!

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Eu ainda não conhecia a série, mas me chamou muito a atenção, pois gosto bastante de romances neste estilo. Pena que não tenho assinatura da Netflix, mas acho que vou providenciar pra ontem! Hahaha Adorei a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá, adoro dicas de séries, quando mais melhor,mas eu não sou muito fã da temática histórica,prefiro mais coisas como comédia ou suspense,mas parece ser uma série muito bem trabalhada,desde a atuação, ao cenário e figurino, para quem gosta de romance histórico parece ser algo e tanto.

    ResponderExcluir
  28. Oie, tudo bom?
    Eu sou uma fanática por séries, assisto mais de 50 séries. Mas não curto série com essa temática histórica não. a série mais próxima disso que eu assisti foi Still-Starcrossed que é baseado em Romeu e Julieta e tem um pouco de contexto histórico. Mas, para quem gosta deve ser bem interessante. No entanto, dessas séries históricas eu gosto muito de ver o figurino e os cenários que costumam ser muito deslumbrantes.

    Beijos.
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Confesso que ando uma negação para séries, começo uma toda empolgada, depois abandono.. gosto de séries de época e já tem tempo que não assisto uma, gostei de conhecer um pouco dessa série, já gostei desse vilão hein.. Séries de época sempre trazem o charme da época mesmo diante dos conflitos, irei colocar na lista de séries para assistir,espero gostar!

    beijos!

    ResponderExcluir