[Crônicas de domingo] Despertar - Mariane Helena



“O homem feliz é aquele que ao despertar se reencontra com prazer e se reconhece como aquele que gosta de ser.”
(Paul Valery)

É fato que a vida necessita de pausas. É fato que é no momento em que adormecemos que conhecemos e vivenciamos os mais lindos sonhos. É durante o sono que as crianças crescem. É na inércia que as baterias são recarregadas... Ou seja, é vital! Porém o despertar da sentido ao ócio. Um antecede o outro, completando o nosso ciclo natural. Ambos são inerentes à vida.

Porém é importante perceber que o despertar depende de nós, é um impulso interior. Sim! O prostrar-se e o levantar-se é uma decisão. Você escolhe até quando viverá estagnado, e qual será a hora de se erguer.  “Só há um tempo em que é fundamental despertar, e esse momento é hoje.” (Buda).

Só desperta quem dorme; o despertar como o amanhecer, é nossa oportunidade diária de renovação! Ao acordar, que sua ação seja despertar e viver! Se motive com o sol, com o vento, com a chuva e até mesmo com as tempestades se preciso for. A adversidade tem o efeito de despertar talentos e ensejos que em circunstâncias prósperas continuariam adormecidas.

Entenda, não podemos apenas esperar estímulos externos, ou dependermos do outro para sorrir. Assim acumularemos mais faltas, do que sorrisos. A felicidade precisa ser despertada em nós como a aurora. A cada dia pode nascer uma primavera dentro de nós, aflorando nosso entendimento, nosso estado de espirito, nossos laços e nossos objetivos. Tudo é questão de despertarmos a nossa alma.

O inverno nunca chega para ficar; é apenas uma das pausas que a vida dá! Por tanto que sejamos positivos, tudo depende de nosso ponto de vista, que tal ampliarmos o nosso ângulo de visão?! Mesmos que nossos gestos não despertem a suavidade alheia, insista! Mantenhamos um ponto de equilíbrio dentro de nós (Que sejamos paz mesmo quando tudo lá fora for guerra). Isso não se trata de egoísmo e sim de maturidade.

Assim, seja feliz consigo mesmo! É o que o fará apreciar esse lindo dia que se inicia, sem limitações ou dependências. Desperte o seu sorriso por você e sem perceber também fará feliz todos os que esperam por ele.


Mariane Helena.

Nenhum comentário :

Postar um comentário