Branco Como a Neve (Branca de Neve # 2)

Título Original: Autora: Salla Simukka
Editora: Novo Conceito | Ano: 2017 | Páginas: 224
Sinopse: Recuperando-se do terror que vivenciou nas mãos da máfia, Lumikki tem a chance de deixar a Finlândia, se livrando das roupas pesadas, das lembranças sombrias... e do perigo. Ela só quer ser uma garota normal, misturar-se à multidão de turistas e aproveitar as férias. Quando Lumikki conhece Zelenka, uma jovem misteriosa que alega ter o mesmo sangue que ela, as coincidências são inquietantes. Rapidamente ela se vê envolvida no mundo triste daquela mulher, descobrindo peças de um mistério que irá conduzi-la a uma seita secreta e aos mais altos escalões do poder corporativo. Para escapar dessa trama asfixiante, Lumikki não poderá fazer tudo sozinha. Não desta vez.

Branco Como a Neve é o segundo livro da trilogia Branca de Neve escrito pela autora Salla Simukka. Nesse volume acompanhamos Lumikki entre as ruas de Praga. Após os acontecimentos passados, ela resolveu que seria uma boa escolha passar os dias nesse local onde o verão com certeza estava maravilhoso. Seu roteiro estava tranquilo, tudo estava indo como planejado, até o aparecimento de Zelenka.

"Era uma vez uma menina com um segredo. Era uma vez duas meninas que tinham segredos, que elas não contavam uma a outra. Eles eram da mesma família de segredos. Lumikki quase riu alto." p.127

Zelenka era uma órfã que se dizia ser irmã por parte de pai de Lumikki. Imagine o choque ao receber essa notícia simplesmente do nada, claro que ela ficou paralisada. Zelenka começou a transcorrer como soube da verdade e como foi que a encontrou. Lumikki ficou bem desconfiada com a história toda, mas resolveu pagar para ver e saber mais.

"Algum dia conhecemos realmente as pessoas? Mesmo aquelas que são próximas a nós?" p.17

Os encontros entre as duas eram no mínimo estranho. Nunca no mesmo local, às vezes Zelenka mudava de estado de espírito rapidamente e era criada por uma família bem incomum. Tudo isso Lumikki foi percebendo até notar que de fato havia alguma coisa errada nisso tudo. E não só com Zelenka, mas com o meio em que convivia.

Paralelo a isso, conhecemos Jiri, um jornalista em ascensão que está fazendo a investigação do século, e caso seu faro esteja certo, o colocara em evidencia e reconhecimento necessário para consolidar sua carreira. Seus destinos irão se encontrar e com certeza o final não será como eles de fato esperam.


Esse é o primeiro livro da trilogia que leio e confesso que fora algumas lacunas que ficaram sem explicação (pode ser pelo fato de iniciar por esse), não prejudicaram em nada minha leitura e entendimento dessa história. Nas primeiras páginas sabemos o motivo de Lumikki está em praga e temos um resumo bem por alto do que aconteceu a ela no passado. A partir desse ponto a história esquadrinha novos caminhos e vamos acompanhando seu desenvolvimento de forma leve e constante.

"Nosso credo é branco como a neve. É limpo e brilhante. Não há espaço para dúvidas. Nosso credo é como a luz, que vai cegar os pecadores com sua força. Nosso credo os queimará com o seu brilho. Nos somos uma família, que sempre estará junta. Nós somos a Família Branca Sagrada e nossa espera logo será recompensada" p.11

O drama e o mistério ficam por parte da família adotiva de Zelenka e da veracidade de sua história. O fanatismo é o tema que constrói os momentos de suspenses. Nesse caso, observamos melhor como acontece o fanatismo religioso em algumas “ceitas” em busca do poder, e nesse caso, e de forma muito bem construída, a autora não deixa explicito somente um tipo de fanatismo e sim, dois. A religião e o dinheiro. E isso foi realmente genial da parte dela.

Algumas palavras são usadas somente para denominar um alvo específico, e muitas vezes apontamos o dedo para esse alvo e nos confortamos em outros só por causa de uma nomenclatura. Aqui, o fanatismo mostrado não está somente em um tipo de religião, mas também na autopromoção, na exclusividade, no poder de decisão. Mostra também o outro lado, o daqueles que seguem de olhos fechados, sem questionamentos ou procura da veracidade do que está sendo falado, e como consequência, são “doutrinados” de maneira errada. E volto a falar, a atenção sobre esse assunto, em minuto algum deve ser direcionado somente a nomenclatura “fanático religioso”, e é isso que deixa a obra tão rica em entendimentos e questionamentos.

Sobre os personagens, Zelenka é uma incógnita pra mim, não fui convencida pelos seus argumentos de aproximação a Lumikki, mas levei em consideração seu meio “familiar”. Jiri é aquele personagem que aparece no momento certo, para fazer o que é certo e nos encantar. Gostei muito desse personagem e na importância que teve para a história. Lumikki é aquela personagem em que os problemas simplesmente a procuram, um tipo de azarada, mas que está pronta a ajudar. Não foca na dificuldade e é leal ao que acredita e faz. Foi uma personagem que me chamou bastante a atenção, pois sabe enfrentar os problemas e corre atrás de resolução.

A diagramação está excelente. Os capítulos não estão longos e a fonte e tamanho das letras estão do ideais para a leitura. E essa capa! Achei linda demais. Amo esse aspecto sombrio com um toque de vermelho. Para quem quer ter a experiência bem diferente sobre os aspectos de Branca de Neve, a leitura vale a pena.


20 comentários

  1. Oie, tudo bem?! Ainda não li esse segundo livro. Mas adorei o primeiro e estou muito curiosa com esse.
    Adorei sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem? Primeiramente amei essa capa, sério mesmo *-* linda demais! Eu fiquei bem curiosa com a história, mesmo que esse seja o segundo livro. É uma trilogia certo? Vou colocar na minha listinha que, diga-se de passagem, está gigante! Hahaha parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem? Não conhecia o autor nem as obras mas gostei demais do plot da história e quero muito ler! Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  4. Essa capa é linda e de quebra já ajuda ao leitor a imaginar a ambientação da história. Não havia ouvido falar desse livro ainda mas a premissa é bem interessante.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  5. A premissa do livro é bem instigante e a capa é maravilhosa! Vou anotar a dica pois fiquei bem curiosa!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia essa trilogia, mas me interessei muito, vou procurar ler o primeiro, mas acho que vou gostar sim, e essa capa é realmente muito bonita. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Tâmara,
    Também achei a capa linda e só de ler o título fiquei curiosa para conhecer a história. Gostei da parte em que você falou das ceitas e do fanatismo e fiquei mais interessada ainda. Vou anotar a dica de leitura, com certeza!
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Não conhecia essa trilogia, mas como assim você começou pelo segundo? Haha
    Ainda não sei se gostei ou não da capa. Quanto a história, não sei se leria, assim de primeira ela não me chamou muito atenção, talvez por ser o segundo, não sei. Adorei a resenha.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  9. Gente como eu não conhecia esse livro antes? Que capa maravilhosa é essa e fiquei bastante interessada na história. Aliás, não conhecia o primeiro livro Tb, vou procurar.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Já conheci ambos os livros dessa série, e é bem antiguinho o primeiro volume se comparado ao segundo. Nunca tive curiosidade em ler o primeiro, mas aí me deparei com o lançamento do segundo e fiquei bem curiosa com a premissa. Quero muito conhecer melhor essa história.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Já tinha visto a capa desse livro e me chamou a atenção por estar relacionado à Branca de Neve. Mas confesso que, até ler sua resenha, não sabia nada sobre ele.
    Apesar de amar releituras de contos de fadas, confesso que esse não me atraiu muito. Sua resenha ficou muito boa, mas a premissa do livro não é algo que me dê vontade de ler.
    Fico feliz que você tenha gostado da leitura e não tenha sentido muitos problemas por não ter lido o primeiro livro. Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Tenho o primeiro livro, mas nem li pois a temática não desperta meu interesse. A capa está realmente um capricho, a editora sempre capricha nessa parte.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oioi
    Amei sua resenha, já tinha uma pontinha de curiosidade por ser um policial, e eu adoro policiais, mas após ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Que bom que mesmo começando já por esse a leitura se desenvolveu bem. Confesso que eu ficaria uma pouco agoniada. kkkkk
    Não conhecia a série, e confesso que não me chamou tanta atenção, mesmo assim, o leria, pois vários pontos me agradaram.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tinha visto o livro e achei a premissa bem interessante e fiquei curiosa com a leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    EU só li o primeiro livro e ainda não tive a oportunidade de ler o segundo. Mas para fazer isso, preciso fazer a leitura do primeiro e assim lembrar de toda a história. Quem sabe mais para frente.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  17. AAAAh, eu adorei.
    Adoro livros com mistérios, seitas e essas coisas. Sem contar a parte que fala sobre fanatismo e doutrinação. Imagino que tenha várias reflexões em cima disso. Curti muito a sua dica!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!!

    Que resenha mais amor! Eu não conhecia esse livro. Sou uma amante de releituras e essa me atraiu pelo tom mais sóbrio...
    Dica anotadinha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. AHHH louca pra ler essa continuação logo.
    Confesso que achei que a editora ia para de publicar, mas ainda bem que ela lançou logo e precisooo desse livro.
    Como vc tb amei a capa, achei ela sombria na medida certa.
    Vou ler e ver se acho as mesmas coisas q vc.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Lembro quando o primeiro foi lançado, mas não sabia que seria trilogia e nem havia percebido qual era o tema. Sua resenha me mostrou que é uma opção bem interessante quando quiser ler algo neste estilo. Obrigada!

    ResponderExcluir