Resenha: Caraval

Título Original: Caraval | Autora: Stephenie Garber
Editora: Novo Conceito | Ano: 2017 | Páginas: 400
Sinopse: Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele. Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível. O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.
📚E-book cedido pela Editora Novo Conceito

Bem-vindos ao Caraval!

"O que quer que tenha ouvido sobre o Caraval não se compara à realidade. É mais do que só um jogo ou apresentação. É a coisa mais parecida com magia que você verá nesse mundo." p;22

Com esse aviso, lhes apresento essa obra encantadora e cheia de significados. Scarlett e Donatella sempre viveram debaixo da crueldade do pai, o Governador Marcello Dragna, um homem sem pudor e escrúpulos que só se interessava pelo próprio umbigo. Por conta disso Scarlett viu a chance de se livrar do domínio do pai, junto com sua irmã, em um casamento arranjando com um conde no qual nunca viu. Seu destino já estava traçado.

"Nada do que fazemos é seguro. Mas isso vale o risco. Você esperou a vida inteira por isso, desejou a cada estrela cadente, rezou que cada navio entrando no porto fosse a nau mágica que carrega os misteriosos atores do Caraval. Você quer isso mais do que eu." p.22

Isso, se não fosse por uma resposta que ela espera há anos. mestre Lenda do Caraval finalmente havia lhe respondido, e mais, havia enviando três convites para que pudesse participar dos jogos desse ano, uma para ela, outro para sua irmã e um individual que poderia ser entregue ao seu noivo. Scarlett ficaria imensamente feliz, sempre sonhou em participar dos jogos do grande Lenda, principalmente pelas histórias maravilhosas que sua avó lhe contava, mas seu casamento seria dali a alguns dias e seria impossível participar do jogo e voltar a tempo sem que o pai descobrisse e expusesse sua crueldade, por mais que o prêmio fosse instigador: um desejo!

Essa seria um oportunidade única que Scarlett não estava pronta para pagar para ver, com isso, Donatella junto com um marinheiro misterioso, Julian, a sequestram e partiram direto para o Caraval.

"Um segundo no Caraval parecia mais intenso que um segundo comum, como aquele momento no fim do entardecer, quando todas as cores do céu se fundem na magia." p.110

O Caraval é um jogo enigmático e até sombrio onde os participantes terão que desvendar através de pistas onde está o paradeiro de uma pessoa em particular, e terão que fazer isso em apenas cinco noites. Durante o jogo Scarlett descobre que sua irmã sumiu e que a própria é a chave para conseguir alcançar o prêmio desse ano. Só que nada é como Scarlett imaginou, com a magia que pensava, e ela terá que enfrentar seus medos e crescer dentro do jogo se quiser reencontrar sua irmã.


Caraval faz parte de uma duologia que será lançado pela Editora Novo Conceito, trazendo uma autora estreante com uma história que realmente envolve. Stephenie Garber criou uma fantasia completamente enigmática, obscura, que beira a loucura. Mostra de forma visceral o linha tênue entre a ilusão e realidade de forma completamente envolvente e marcante. É impossível não se sentir parte dessa história e se perder nela durante a leitura.

Scarlett é uma personagem amedrontada e bastante manipulável, pelo menos é assim que ela entra nessa história. Seu crescimento vai acontecendo de maneira gradual. A personagem vai se desvincilhando de seus medos e temores ao decorrer dos obstáculos que enfrenta durante o jogo. Se redescobre, adota força no lugar de toda a ingenuidade que tinha no início. Sua insegurança permanece, mas agora, está acompanhado da coragem e isso mostra claramente a forma como o jogo lhe influenciou nesse aspecto.

A relação entre as irmãs não foram muito exploradas, temos a percepção que Donatella é uma garota fútil, mimada pela irmã e até um pouco sem juízo, mas todo esses adjetivos são fundamentais para formar toda a trama e deixá-la em um ritmo eletrizante.

Pelo menos nesse volume, a história foca no próprio jogo e na enigmática figura de Lenda. Em primeiro momento, pensei que Caraval fosse a mesma ilha mágica que tantas vezes Scarlett sonhou, mas já nas primeiras folhas percebemos que os encantos usados nesse jogo não são tão inocentes como parecem. A ilha é cheia de segredos, bem mais que da própria magia, e muita manipulação. Por mais que o leitor sempre seja avisado que é um jogo, é impossível se manter à margem diante de diversos acontecimentos que divide as emoções.

Boa parte da magia é deixada de lado nesse volume, espero sinceramente que a autora deixe isso para o segundo livro. Ficaram algumas lacunas bem incompreensíveis que acho de suma importante para entender melhor o que acontece na ilha. O romance fica por parte de Scarlett e Julian. Não é uma aproximação imediata, mas vai sendo alicerçada a cada gesto de apoio de um com o outo.


Antes de conhecê-lo, tinha acreditado que poderia viver contente desde que se casasse com alguém que tomasse conta dela, mas Julian havia despertado o desejo de algo mais." p.202

Julian vai crescendo ao longo da história, é o tipico personagem de elo, cativante e sedutor. Conquista Scarlett a cada instante, por mais que ela queira se manter longe. Claro que não consegue, né! Julian é puro imã para ela, e mais, sua representação na história demonstra o quanto Scarlet era reprimida pelo autoritarismo e abuso do pai, nunca se permitiu. Ao lado de Julian passa a explorar tudo que reprimia por medo de perder a segurança.

Caraval é uma história de fantasia que vale à pena pedir por um ingresso para saber mais. Seu enredo nos projeta para as páginas e mesmo com todas as pistas que são distribuas do início ao fim da narrativa é muito fácil se perder nesse jogo. É uma leitura intensa em diversos momentos, você simplesmente vive Caraval junto com os personagens. E o final, é realmente muito revelador, mas já deixo logo a dica, terminou em um ponto chave para diversas explicações futuras.


Bjim!

47 comentários

  1. Oi oi querida,
    desde o momento que vi fotos do livro com os leitores estrangeiros, fiquei curiosa para saber sobre o que se tratava a história. Vi também muitos comentários positivos em algumas resenhas que li, mas nunca li uma resenha sincera ou que expressa-se sua opinião de uma forma leve e sem dar spoiler. Espero ler o livro em breve...

    P.S o livro me lembrou um japonês ou coreano que fala de uma ilha, mas lá as pessoas fazem igual a Jogos Vorazes. Sei que não tem nada a ver com o livro, apenas achei semelhante alguns fatos.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alice.
      Não conheço esse livro. Mas acho que o fato da ilha em si, te traz essa lembrança.
      Bjim!

      Excluir
  2. Olá,

    Vejo críticas muito divergentes dessa obra, alguns gostam e outros não gostam, até o momento não vi ninguém "amando". Eu gosto de tirar as minhas conclusões, por isso estou super empolgado para fazer a leitura dessa obra. A sua resenha colaborou muito para aumentar o meu desejo em conhecer Caraval! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, e não deixe de nós contar o que achou.
      Bjim!

      Excluir
  3. Oi, Tamara
    E esses livros que sempre deixam dúvidas quando acabam, né. Assim fica fácil desejar o próximo.
    Gosto de fantasia, mas confesso que não seria um livro que compraria logo de cara se não tivesse visto uma resenha positiva.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perde mais tempo, Leticia. Hahaha
      Bjim!

      Excluir
  4. Oieee
    To vendo muitas resenhas e noticias sobre esse livro, acho que vou gostar da leitura pelo que vi da sua resenha. Mesmo não curtindo tanto fantasia acho que vou Me empolgar com esse, linda resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ju.
      Confira e não deixa de nos falar o que achou.
      Bjim!

      Excluir
  5. Olá,

    A editora está investindo pesado no marketing desse livro, confesso que tenho curiosidade, sim, mas não gosto de ler livro no hype, então esperarei um pouco até ler esse livro. Adoro uma boa fantasia e esta me parece ser instigante, histórias cheias de segredos e mistérios me fascinam. Dica anotada para futuramente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segredos e mistérios não faltam nessa leitura, então, acho que vais gostar.
      Bjim!
      Tammy

      Excluir
  6. Ola
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, mas tinha muita curiosidade em conferir algo a respeito, especialmente por conta da divulgação pela editora. E claro que já li bons comentários, assim como em suas impressões. Amo o gênero e quero muito conferir o desenvolvimento logo.
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Fê.
      Espero que a leitura lhe agrade.
      Bjim!

      Excluir
  7. Oi. :)
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bem curiosa.
    A premissa é intrigante, já anotei a dica.
    Adorei sua resenha.
    Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Não deixa a dica passar, hein. 😉
      Bjim!

      Excluir
  8. Oiee! :)

    Antes de vir para o Brasil eu já estava muito curiosa sobre esse livro por conta da Hype que está lá fora, amei que a editora está utilizando a mesma capa pois tá muito linda!

    Ótima resenha! me fez ficar com ainda mais vontade de ler! Adorei !

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa parece ser realmente um encanto e as cores, acho maravilhosas.
      Bjim!

      Excluir
  9. Oieeee!
    Para começar, como nao babar por essa capa maravilhosa ne?
    Que bom que a editora manteve a capa original e é uma pena que nao tenha capa dura, pq bem que merecia.
    A historia de Caraval ja me deixou curiosa logo que li a sinopse e sera uma das minhas proximas leituras com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com capa dura seria realmente uma obra-prima, haha, merecia mesmo.
      Bjim!

      Excluir
  10. Que demais! Já tinha visto essa capa maravilhosa e estava louca para saber do que se tratava a história. Adorei a sua resenha e já estou super curiosa para conhecer esse mundo novo criado pela autora e já quero saber mais sobre o jogo Caraval. Fiquei surpresa com o enredo e estou ansiosa para saber se a Scarlett conseguirá realizar o seu desejo, ficar com o Julian e se livrar do domínio do pai haha. Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas essas perguntas serão respondidas nessa leitura, acompanhado de muitas surpresas.
      Bjim!

      Excluir
  11. Oie!
    É a primeira resenha que leio do livro, e estou curiosa para conferir.
    Adoro por saber que se trata de uma fantasia, e ainda tem um final muito bom, deixando o leitor curioso para o próximo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Final bom e surpreendente. Com certeza todas as teorias não chegaram perto.
      Bjim!

      Excluir
  12. Olá, Tamara, tudo bem???
    Menina do céu... só vejo elogios por essa obra, deve ser mesmo fascinante... eu não curto muito leituras fantásticas, mas na verdade a história tem que me chamar... e esse livro vem despertando a minha curiosidade e me cativando a cada resenha que leio, a sua não foi diferente. Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que te encante de vez, Diana. Comi falei, vale o ingresso. 😘

      Excluir
  13. Olá! Não conhecia a autora e nem tinha ouvido falar do livro. Achei a premissa bem diferente e a abordagem, segundo sua experiência, bem interessante, ao permitir uma jornada que leve a protagonista ao crescimento. Vou guardar a indicação. Obrigada! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza sua evolução é um dos pontos positivos. Espero que goste da leitura.
      Bjim!

      Excluir
  14. Oioi
    Amo histórias com essa pegada de magia, de sonho, e isso me deixou bem curiosa para entender o que está acontecendo, e o que é esse jogo, dica anotada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não esqueça que é um jogo! 😉
      Bjim!

      Excluir
  15. Oi, Tâmara!
    Esse livro é bem diferente de tudo que já, hein?! Pelo menos é o que pareceu em sua resenha - que aliás, ficou uma arraso. Enfim, vou pesquisar mais pela obra, ela me interessou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Sim achei bem diferente o enredo, assim como o modo que criaram o cenário. Espero que goste.
      Bjim!

      Excluir
  16. Embora eu tenha visto este livro bombar pelas redes sociais, ainda não conhecia o enredo e fiquei bem curiosa, ainda mais com seus elogios. Quero muito ler e espero gostar bastante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que se surpreenda, Ivi, pois me surpreendi muito, principalmente com o final.
      Bjim!

      Excluir
  17. Oiii!

    Eu tento não querer ler começo de série mas é tão dificil SHUAHSUHA. Eu não conhecia esse livro e já fiquei encantada com a obra. E feliz que tenha um gancho para próxima obra, isso é bem legal...
    A resenha está maravilhosa! Bem escrita, conseguiu me envolver!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem difícil mesmo, hahaha. Essa vale a pena.
      Bjim!

      Excluir
  18. Tenho visto muitas fotos desse livro no Instagram (parece que ele é um dos queridinhos do momento rsrs) , mas ainda não tinha lido nada a respeito e fiquei muito feliz por saber que o livro apresenta uma trama tão envolvente! Eu não sabia que se tratava de jogo , principalmente um jogo fantástico. Fiquei muito curioso por saber mais sobre o jogo e por conhecer a relação entre as duas irmãs. Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro e confesso que de início não fiquei muito animada, mas lendo sua resenha fui ficando curiosa com a história. Toda essa coisa de um jogo enigmático e até sombrio me deixou interessada para saber qual o rumo que a história vai seguir. Enfim, espero ler algum dia e gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu estava curiosa para ler esse livro desde que soube que seria publicado no Brasil. Achei a sinopse muito diferente e essa capa é maravilhosa. Mas foram tantos comentários negativos sobre a obra que, agora, estou com pé atrás.
    Sua resenha me deixou um pouco mais animada e até curiosa para ler o livro, e acho que darei uma chance para tirar minhas próprias conclusões. No entanto, vou deixar para mais para frente, pois já não estou com a mesma empolgação de antes.
    De qualquer forma, fico feliz de saber que você gostou do livro e adorei sua resenha. Espero ler o livro e que seja uma boa leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Perdi a conta do número de resenhas que li desse livro só nessa semana! Hahahaha
    Eu achei a história muito promissora, então pretendo ler, mas não vou colocar muita expectativa porque esses enredos mais fantasiosos não são minha praia, então corre o risco de eu detestar.
    Já li outras resenhas que também falaram queo final é revelador, inclusive uma falou que nem precisava de um segundo livro também... bom, vamos ver!

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oie! Tudo bem?

    Eu li a resenha desse livro num blog outro dia, mas infelizmente não comprei a proposta da história, faltou algo que chamasse minha atenção para realizar a leitura dele, mas fico feliz que tenha gostado dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    A NC apostou bastante nesse título e a entendo, pois a premissa dele é muito interessante. Fiquei curiosa para entender essa relação do jogo e de como as coisas acontecem, mas é um livro que não leria desde já, pois não tenho estrutura emocional para aguardar lançamentos.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Estou vendo esse livro em massa nos blogs e a cada dia, minha curiosidade aumenta em relação a leitura.
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bom?

    Achei a premissa desse livro bem diferente, misteriosa até. Dá muita vontade de ler, descobrir tudo. Algumas coisas a gente sempre sabe né, provavelmente Scarlet não vai casar com esse Conde, ela vai encontrar a irmã, etc. Mas ainda assim, parece muito bom. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Ai. ESSE. LIVRO.!!!
    Estou lendo em inglês e amando :3 A história é muito boa mesmo, e a premissa não foge do que foi proposto ao longo da narrativa ~isso me deixa tão feliz :3 Nem terminei esse volume ainda e já quero o próximo haha Bjus!

    ResponderExcluir
  27. Oiii!!!
    Nossa que livro incrível! Acabei de incluir na minha lista. Não sei por que, mas me lembrou só um pouco Jogos Vorazes esse conceito do Caraval. Gostei muita da sua resenha, conseguiu me deixar empolgada para ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não conhecia esse livro. Fiquei interessada, primeiro pela capa que é maravilhosa, segundo pela sinopse e terceiro pela sua resenha.
      Vou anotar a dica ^^
      O livro me lembrou uma fantasia mais frenética, deve ser por causa do jogo. Acho que nunca li algo do tipo...
      Abs e obrigada pela dica ^^

      Excluir
  28. Oieee, tudo bem?? Apesar de não me identificar muito com o gênero eu curti a premissa e adorei a sua resenha. Tem previsão para o lançamento do segundo livro??? Vou procurar saber mais sobre essa duologia. Bjossss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Esse livro é um problema pra mim haha tenho duas amigas que leram: uma não gostou e a outra amou. Admito que fiquei com medo, não li nada da autora e embora a premissa tenha me atraído, não sei se vou gostar da Scarlet. Ela é o tipo de protagonista que eu bato o olho e já descarto, mas a capa do livro e o enredo me cativaram, então eu estou totalmente dividida haha
    Vou anotar a dica e ver o que farei,
    Beijos!

    ResponderExcluir