[Crônicas de domingo] Mas tudo passa! - Mariane Helena




Completando mais um ano de vida, passei a compreender como atravessamos as estações da vida. Comigo já se passaram 26 anos! Lutas... Vitórias... Aprendizado... Crescimento.

Quando eu era pequena, imaginava que a minha festa de aniversário não acabaria nunca! Esperava meses pelo bolo, festa, amigos, coisas gostosas, presentes, todo o carinho e atenção... Mas no dia seguinte tudo voltava ao normal; eu voltava estudar, não tinha brigadeiro e nem festa. Simplesmente passava!

Cresci e passei por términos de namoro, mudança de escola... Dores que no momento pra mim pareciam as maiores do mundo; mas com a mesma naturalidade passou.

O tempo seguiu seu curso, e a fúria dos ventos contrários quase me sucumbiram; foi quando aprendi e aceitei que tudo é transitório, e corre como as águas de um rio.

TUDO PASSA! Essa é verdade que impera em nossas vidas. Tanto o bom quanto o ruim, passa! É preciso paciência e desprendimento para continuar atravessando os ciclos da vida e suas oscilações.

Nem sempre nos dá respostas, mas sempre nos deixa perguntas. “Porque não fiz enquanto tive tempo?” “Por que não escolhi diferente?” Nesse momento conhecemos outra grande verdade da vida: AS COISAS NÃO VOLTAM!

Estamos cansados de ouvir frases feitas como: “ não deixe pra amanhã o que se pode fazer hoje!”; “o passado não volta mais.”

A lição sabemos de cor, só nos resta aprender!

Aprender a valorizar o hoje, aprender a ser gratos pelas coisas boas que saboreamos e as coisas ruins que sempre nos ensinam.

Prossigamos, portanto, sem olhar para trás, pois o horizonte infinito em oportunidade está a nossa frente. Se virarmos as costas, encontraremos apenas a sombra do que fomos.

“Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!”
(Mario Quintana)



33 comentários

  1. Olá
    Que belo texto, e bela reflexão, eu sou do tipo que se não me controlar acabo remoendo o passado ao invés de viver o hoje ou fazer algo pelo meu futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Daniele por acompanhar meus posts e deixar aqui sua impressão do texto! bju bju

      Excluir
  2. Gostei! Escreva mais! Você tem o dom! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Luisa! Estava doente, fiz uma cirurgia, por isso fiquei algum tempo sem postar, mas com certeza sempre terá crônicas aos domingos aqui no livreando! obg pelo carinho flor

      Excluir
  3. O importante na vida é errar e saber aprender com os erros, é saber dar a volta por cima e mudar as coisas. Não dá pra sentar e chorar, não vai levar a lugar nenhum - seguir avante é sempre o mais importante. Belo texto!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Essa crônica retrata um dos fatos mais verdadeiros da vida: tudo passa!
    Gostei muito das suas palavras e a maneira como você escreveu. Fato primordial: se tudo passa, devemos valorizar hoje, porque amanhã podemos não ter mais.
    Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mariane!
    Sim, tudo passa! A vida é feita de momentos bons que ficam para sempre em nossas memórias e de momentos ruins (infelizmente), que procuramos esquecer. Acredito que todos já ouvimos essa frase. Não sabemos o que vai acontecer daqui a pouco! Temos que aproveitar a vida da melhor maneira possível! E agradecer sempre, por tudo!! Parabéns pela crônica!

    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália! que bela reflexão a sua querida. Mto obg por compartilhar sua vivência e por acompanhar os meus posts

      Excluir
  6. Oi, Mariane
    Vivo pensando nessas coisas também. HOje tenho 29 anos, mas ainda nem vivi tudo! Mas sempre fica aquela impressão, pois aprendemos muito com o tempo, ainda mais depois que passa a adolescência. Eu fiz cada doidera (apesar de ter sido comportada rs). Temos que aproveitar muito bem o hoje mesmo.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fato leticia! obg por acompanhar meus posts. bju bju

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Aprender a viver o hoje é uma das coisas mais importantes que devemos fazer, eu mesma vivi minha adolescência beeeeem ao extremo, haha. Felizmente, tudo passa e esse é um dos motivos pelo qual devemos aproveitar tudo ao máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Paula! td otimo! é vdd... Que bom que tens aproveitado bem a vida querida. bju

      Excluir
  8. Adorei o texto e concordo com mto do que foi dito!
    Tb compreendi que tudo passa e que por isso que devemos aproveitar o maximo possivel as coisas e as pessoas que amamos, pq depois que passa, geralmente nao volta a ser como antes.

    ResponderExcluir
  9. Que texto lindo Mariane! Realmente a vida passa e a gente acaba não dando valor aos pequenos detalhes da vida. Penso assim como vc, que todas as coisas que julgamos ser ruins que nos venham como aprendizado.

    Que sempre façamos o melhor por nós mesmo e pelos outros também.

    Adorei seu texto e parabéns pelos 26 anos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obg! Valeu mesmo pelo carinho e por acompanhar meus posts. bju bju

      Excluir
  10. Oiii!!!

    Que texto lindo!!!! Tudo na vida é questão de aprendizado! Eu tenho que me lembrar disso diariamente.
    Obrigada pelo texto!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Ana! Obg querida! eu que agradeço todo o carinho... bjus flor

      Excluir
  11. Olá!

    É uma reflexão importante, mas difícil de adequar em nossas vidas... Obrigada por dividir conosco essa linda mensagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila! eu que agradeço seu comentário querida. bju bju

      Excluir
  12. Nossa, Mari, amei seu texto e me identifiquei demais com o texto da Mari. E realmente, tudo passa, seja momentos alegres ou tristes, nada dura para sempre. E sinceramente, estava precisando ler algo assim, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Aline!! fico muito feliz!! Quando escrevo é minha maior intensão é essa: tocar o coração de alguém! <3 bju

      Excluir
  13. Bela reflexão! Vivendo e aprendendo sempre! As pessoas hoje em dia estão tão focadas em pedir, exigir e se esquecem de ser gratos! Lindo texto!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Que reflexão completa e verdadeira, nem há o que refutar. Realmente, tudo passa e isso é algo que eu aprendi recentemente, assim tenho tentado pôr em prática os clichês que ouvimos diariamente sobre não deixar nada para amanhã, o que é difícil mas necessário.
    Parabéns pelo lindo texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Belo texto! É uma reflexão linda e verdadeira.... Realmente, tudo passa, quando percebemos, acabou....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg Denise! Continue acompanhando os nossos posts!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem? Ótimo texto. Muitas pessoas se apegam a seu passado e cismam em não olhar para frente. A vida é passageira, e tudo muda, temos que dar um valor maior para ela. Gostei demais mesmo!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Carool! fico muito muito muito feliz em saber.

      bju bju

      Excluir
  17. Oi Mari,
    Que coincidência, ontem a peça teve como tema exatamente sobre a existência transitória das coisas. E que por isso mesmo até esquecemos
    Dos seus detalhes. Tudo passa e aos poucos vão se apagam ou na verdade se transformam em outra coisa.
    A vida é assim dinâmica, melhor viver sempre o presente da melhor forma possível.

    Escreve leve Mari, apesar da complexidade de cada tempo de nossas vidas.
    Aquele abraço Mari!!!!

    Um bj

    ResponderExcluir