Resenha: Pontos que contam contos

Título Original: Pontos que contam contos | Autor: Vartan Melikian
Editora: All Print | Ano: 2015 | Páginas: 36
Sinopse: Rudy tira zero na prova de redação. Afinal, ele escreve um texto inteiro sem uma única pontuação. É lógico que a professora não consegue interpretar nada. Ao chegar em casa, sua mãe descobre a nota e o põe de castigo. Furioso, Rudy joga a mochila no chão. O impacto faz com que os pontos ortográficos saltem do livro e conversem com ele. O ponto de interrogação pergunta o tempo inteiro. O de exclamação só exclama. Os dois pontos têm a mania de explicar tudo. E, dessa forma, eles ajudam Rudy a resolver alguns "probleminhas" na escola.

Olá seus lindos!
Hoje trago para vocês a resenha de um livro bem curtinho e divertido. Pontos que contam contos é o segundo livro de um booktour que participo, organizado pela Acessória das Letras. Nele conhecemos Rudy, um garoto de oito anos que se deu muito mal na prova de redação, tudo porque ele esqueceu de todas as pontuações de sua história, e como sua professora Celinha não entendeu "lé com cré", acabou dando o terrível zero como nota para ele.

"O mais sinistro era que os gritos vinham de dentro da minha mochila. Fiquei com medo. Abri com maior cuidado para ver o que era. Não tinha nada. Mas os gritos estavam cada vez mais altos. Então balancei a mochila com toda a força e aconteceu um negócio estranhíssimo!" p.14 

Rudy ficou completamente bolado com essa história. Estava chateado, sua mãe tinha lhe chamado a atenção e agora teria que estudar ao invés de curtir seu vídeo game, era um absurdo tudo isso. Já em seu quarto, ao jogar suas coisas, Rudy ouve gritos e mais gritos vindo de sua mochila. Imagine o espanto quando Rudy viu diversas criaturinhas, com formas de pontuação, invadindo seu quarto.


Vartan Melikian fez um excelente trabalho pela forma que descreveu a história. Com diálogos bem dinâmicos e divertidos observamos as várias formas de aprender determinados assuntos, seja através da vivência, do lúdico ou demais ferramentas presentes na aprendizagem.

É uma história que agrada, pelo menos foi o que aconteceu comigo. Rudy é um encanto de garoto, seus pensamentos, medos e dúvidas são bem condizentes com sua idade, o que deixa o personagem ainda mais apaixonante. Amei conhecê-lo.


A diagramação está linda! Bem visual e totalmente dentro do tema, deixa a leitura mais agradável, apesar das páginas brancas, que nesse caso, não atrapalham em nada, pois as fontes estão bem confortáveis para a leitura. É um livro que merece ser indicado, principalmente para a criançada. 👧👦

Esse post faz parte do nosso DLL de fevereiro



13 comentários

  1. Oi Tammy, tudo bem?
    Eu não sou muito chegada em contos, acho que é porque nunca dei muita atenção pra eles, mas enfim, achei a premissa da história bem divertida. Toda essa história das pontuações que faltavam na redação dele, invadindo desse jeito o quarto, parece divertido.
    Beijokas
    [SORTEIO] Aniversário de 1 Ano: Livro - Perdida
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi, como vai?
    Apesar de eu adorar ler contos, não fiquei muito tentada a ler esse livro por sua premissa. Apesar de tê-la achada divertida e com certeza bem levinha para ler, não consegui sentir interesse. Mas fica a dica né? Quem sabe algum dia eu queira conferir os contos. :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro, mas acho que vou passar, mesmo que tenha achado interessante! :) Que bom que gostaste!

    Acho ótimo que os diálogos estejam assim tao dinâmicos e que as ilustrações tenham sido tao bem conseguidas e visuais!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Acredito que pela sua resenha o livro seja bem engraçado e leve de acompanhar a leitura, não sei se o leria por agora, mas com certeza irei anotar a dica para futuramente ler, e estou curiosa para ver como ficou a redação do Rudy, já fiz dessa de escrever algo sem pontuação e não foi uma experiencia divertida! kkkk

    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tâmara!
    Que livro bacana! Com certeza é uma boa pedida para as crianças. A interatividade do português para as crianças aprenderem a importância da pontuação. Bem legal!
    Obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Eu não gosto muito de contos, mas achei uma boa indicação para crianças. Parece ser bem interativo e isso estimula o gosto literário para os pequenos!

    http://desencaixados.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu sou professora de português então necessariamente também entra a redação nesse meio então pense o quanto eu fiquei empolgada com esse livrinho, ele é maravilhoso para indicar para as crianças de séries menores lerem e entenderem a pontuação de forma divertida, amei a dica, obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Lembrei do meu filho lendo a resenha. Ele vive comendo acentuação e pontuação. Um belo jeito das crianças verem como é importante escrever corretamente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oie
    adorei a dica para uma criança, dar de presente e até mesmo ler para elas, parece ser muito divertido e educativo, eu mesma adoro leituras infantis

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Tâmara,
    Gostei muito de conhecer suas impressões sobre essa obra, que ainda não conhecia. Achei muito legal você dizer que foi um ótimo trabalho de Vartan. Fiquei curiosa com relação a algumas coisas e é uma dica que vou anotar, sem dúvida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ah esses livrinhos infantis que encantam são minha kriptonita.
    Fiquei louca de vontade de ler o livro, e mais ainda de comprar um para o meu vizinho, que vive aqui em casa e que está bem na idade dessa literatura.
    Pela imagem, a diagramação está fofa, o que deve dar um charme a mais para a história e encantar ainda mais os pequenos leitores.
    Com certeza entrou na minha lista de desejados :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  12. Que livro curtinho, é infantil né =3

    A capa é bem festiva e atrativa. Acredito que deve ensinar muito, pelo que você disse de Rudy. Incentivaria crianças a lerem esse livro, mas no fundo qual é a história a qual os pontos ajudam o menino?

    Muito fofo!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!
    Que livro mais fofo gente!!!
    A ideia da autora é muito inteteligente e pode ajudar as crianças a entenderem mais sobre as pontuações!
    Genial!!!!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir