Resenha: To All The Boys I'Ve Loved Before #1

Título Original: To All The Boys I've Loved before | Autora: Jenny Han 
Editora: Intrínseca | Ano: 2015 | Páginas: 316
Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.


OLÁ, CRIANÇAS!! Feliz de esta aqui com vocês de novo. ♥

O livro que escolhi pra resenhar hoje é um Young Adult  super fofo que eu amo de paixão. Fala de descobertas, de primeiras vezes. É um livro pra sua "eu" adolescente, que vai abraçar a sua alma com tamanha doçura. Tem uma leitura leve e reconfortante, que te envolve e te faz viajar em uma nova vida. Estou falando de "Para Todos os Garotos Que Já Amei" da fofa da Jenny Han.

"Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."

Esse livro já me conquistou pela capa, que é super fofa, delicada e serena. Ele tem uma leitura muito leve e envolvente, mas, não pense que é um infanto juvenil, pois não é. Apesar do tema abordado, ele tem uma escrita mais madura e trata de questões bem comuns nessa fase da adolescência, como as inseguranças, os amores platônicos, os dramas, as avalanches de sentimentos. E um livro que qualquer um ira amar, pois te transporta a uma viagem para seu ensino médio. E se você esta vivendo o ensino médio, vai querer dar as mãos a nossa doce Lara Jean e entender todas as suas dúvidas e suas descobertas. Através dela, viveremos todas as deliciosas e marcantes experiencias que só uma das melhores fases da vida pode nos oferecer, a adolescência. Vivemos durante as 316 paginas uma grande nostalgia de uma fase que deixou saudades e lindas lembranças.

"Eu gosto de preservar coisas. Não coisas importantes, como baleias, pessoas ou a natureza. Coisas bobas. Sinos de porcelana, do tipo que se compra em lojas de lembrancinhas. Cortadores para massa de biscoito que nunca vou usar, porque, afinal, quem precisaria de um biscoito com formato de pé? Fitas para o cabelo?. Cartas de amor. De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais preciosos."

Não é um livro com lições de vida e grandes ensinamentos que você vai levar para toda vida, não. Mas é um livro que faz um bem danado pra alma. Ele não tem cenas que você vai querer matar alguém, nem aqueles momentos cheios de drama. É um livro com uma leveza tão grande que te faz voar. E se você estiver procurando isso, uma leitura leve, baunilha em Para Todos os Garotos Que Já Amei você encontra.

Para mim, que sair dessa fase a poucos anos foi uma delicinha. Relembrar do meu amadurecimento, da leveza com que encarava as coisas, das risadas despreocupadas, dos amigos que não vejo mais, das decisões que me trouxeram até aqui, das vezes que chorei e que hoje penso como fui idiota por chorar (acontece, né?!). Nossa, foi um carinho na alma.

Nunca tinha lido nenhuma obra da Jenny Han, e quando vi o livro comprei na hora. Pensei, quando li a sinopse, que não ia achar tudo isso, engano meu. Hoje já li ele duas vezes - uma quando comprei, e a outra quando comprei: P.S. I Still Love You, continuação com o mesmo nível de fofurice do primeiro, mas que deixo para falar em uma próxima vez. E tenho que falar meus amigos, que Jenny escreve de uma tal maneira que encanta. Terminei esse já louca para ler o segundo, e agora estou ansiosa para o lançamento do terceiro – Isso mesmo, vai ter mais um!! - que recebe o nome de Always and Forever, Lara Jean, que ainda não tem tradução para português e esta previsto para ser lançado esse ano. ♥

Mas, vamos lá! Nossa protagonista não é uma heroína como as de outros Young Adult que estamos acostumados – Jogos Vorazes, Divergente, etc. Não, não. Ela é como a maioria das adolescente. Fofa, meiga, insegura, tímida e sonhadora. Diferente de suas irmãs Margot, a mais velha que é decidida e forte e, a pequena Kity que é a audaciosa e destemida irmã mais nova. Apesar de toda essas diferenças, as três se dão muito bem, são unidas e se amam muito. E isso faz delas as irmãs Song. O time das três garotas da família. Antes da mãe morrer, elas eram as quatro garotas Song, mas depois que esse triste fato ocorreu, tudo mudou. Elas tiveram que amadurecer, apesar da pouca idade, para ajudar o pai a cuidar das coisas em casa. Principalmente a mais velha, Margot, que se torna o pilar da família. Mas, todos eles eram muito bem organizados, e lá cada um tinha um papel e importância.

"Ela dá um passo na minha direção e eu dou um passo na direção dela e nos abraçamos, chorando, e o alívio que eu sinto é imensurável. Somos irmãs, e não há nada que ela ou eu possamos dizer ou fazer que vá mudar isso."


Como as coisas sempre estão mudando, chega o momento em que Margot decidi ir para Escócia fazer faculdade e, recai sobre Lara Jean a responsabilidade de liderar a família Song. Para ela, isso era uma coisa desesperadora pois, apesar de Margot ter lhe ensinado tudo e a deixado preparada para todas as obrigações, Lara sentia-se insegura e completamente despreparada. Ela não sabia como poderia tocar o barco, sendo que não era como Margot. Tinha medo de dirigir, o que dificultaria para levar Kity para escola. Não tinha prática na cozinha, além, de doces que é o que mais gostava de preparar. Como seria para Kity o exemplo que Margot foi para ela, sendo que ela não era boa o suficiente? E o que mais a entristecia, o que seria dela sem Margot, que era sua melhor amiga de todas as horas, seu guia. A vida da doce irmã do meio estava a ponto de virar do avesso em todos os sentidos possíveis.

Não só as mudanças em sua casa viriam para sua vida, mas também coisas do seu passado ressurgiram atordoando a sua vida amorosa e social. E isso acontece, quando sem mais e sem menos sua caixinha azul-petróleo que ganhou da mãe desaparece. E nessa caixa havia cartas de amor, mas não eram cartas que alguém tinha lhe enviado, não. Eram cartas que ela havia escrito para os cinco garoto que ela já amou. Eram cartas cheias de sentimentos, sinceras, puras e com confissões que ela jamais teria coragem de falar. Eram suas cartas de despedidas, para quando queria deixar de estar apaixonada. Cartas que ela jamais gostaria de entregar ao seu destinatário. E advinha só?! As cartas foram enviados por sabe-se lá quem, a cada um dos ex-amores de Lara Jean. E assim, um por um, os cinco caíram de supetão de novo em sua vida trazendo a tona sentimentos que ela achava já ter esquecido a muito tempo. Ai que começa toda a confusão, porque aparecem garotos surpresos, magoados e bravos e ela não sabe o que fazer.

"- Você só gosta de caras com quem não tem chances, porque tem medo. Do que você tem tanto medo?- Não tenho medo de nada.- Até parece. Você prefere criar uma versão idealizada de alguém na sua mente a ficar com a pessoa."


Por mais que pareça, o tema principal do livro não é o romance e sim o amadurecimento. Você percebe claramente que Lara e muito dependente de Margot, mas com todo o caminho que ela tem que seguir diante a essa reviravolta que a vida lhe dar, você ver que ela amadurece bastante em todos os aspectos. Depois da morte da mãe, Lara se fechou, o que a deixou com medo, a impediu de ter amigos, sair de casa, a fez retrair seu sentimentos em relação aos garotos, e manter há anos o segredo de uma paixão proibida. E agora, ela vai ter que superar isso tudo e ser o que precisam que ela seja, a irmã mais velha exemplar, carismática e atenciosa que Kity precisa e a filha responsável, disciplinada e cuidadora que seu pai necessita. Lara precisa se libertar de tudo o que a prendia. O livro trata disto, do processo de crescimento, como pessoa, de Lara. Ela precisa ser forte e corajosa e é isto que busca ser. Me cativou a forma simples e direta com a qual a autora aborda os dramas da personagem. Foi fácil entender porque Lara tem tanto medo, e muitas vezes, eu era Lara Jean. E o gostoso disso é que fica ainda mais emocionante vê-la crescer e aprender com seus erros, faz você lembrar de um "eu" passado seu que teve que enfrentar decisões difíceis, cada pequeno passo é uma lição valiosa para a jovem como foi para você. Acompanhar todo esse processo de redescobrimento pessoal foi uma coisa linda! Vê-la evoluir, a cada passo dado, aprendendo com seus erros e não deixando de tentar foi como ter um flashback da sua adolescência.

Uma outra coisa importante no livro, e o que o envio das cartas faz com a vida de Lara. Quando os meninos começam a recebe-las, ela cria um plano maluco e acaba em um namoro falso com um deles, Peter, um garoto que não tem nada haver com ela. A imagem que ela tem dele é totalmente negativa assim, como ele não sabe o quão incrível ela é, o que acaba sendo o ponto central, porque assim a autora mostra o quanto as aparências podem nos enganar e como adotamos facilmente estereótipos criados pela sociedade. Nesse namoro de mentirinha, os dois (e a gente) conseguem ver que ninguém é o que pensamos e se enxergamos por trás das aparências podemos nos surpreender positiva ou negativamente. E é em Peter, que ela acaba encontrando um confidente, preenchendo o vazio que a distancia de Margot deixou, e ele acaba ajudando ela a enfrentar as dificuldade em seu caminho.

"O amor é assustador: ele muda, ele pode ir embora. Esse é o risco. Eu não quero mais ficar com medo."
Uma curiosidade sobre esse livro é que ele tem um site onde vocês podem escrever suas cartas de amor e elas ficaram disponíveis para que as pessoas possam ler. Legal, não?! Aqui esta o link de acesso para que vocês possam ler as cartas que estão lá ou, quem sabe escrever as suas.

Espero que eu tenha conseguido passar para vocês o quão fofo esse livro é, com uma protagonista que cresce e aprende, uma família amorosa e unida, um romance fofo. Personagens legais, e um contexto que flui com um final surpreendente. É uma ótima combinação para quem quer uma leitura leve, animada e cheia de nostalgia.

Torço para que tenham gostado e, não deixem de compartilhar sua opinião comigo.

Beijinhos!!


34 comentários

  1. Oie! Estou bem indecisa sobre esse livro, quando o vi pela primeira vez pensei que fosse uma coisa, mas depois de ler algumas resenhas e a sua, já não sei mais se quero ler ele não, parece bem diferente do que eu imagina! Todos casos ótima resenha!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, ele é um livro beirando ao infanto juvenil, mas não se encaixa no termo por tratar de assuntos mais adolescentes. Não tem uma historia marcante e nem nada. E bem leve mesmo.
      Eu sou uma pessoa bem de fase mesmo, então na época que li ele tava em uma fase mais tranquila e emotiva, então ele me cativou muito.
      Espero que algum dia você leia ele e obrigada pela opinião!! ^^
      Bjus

      Excluir
  2. Infelizmente acabei abandonando esse livro, nao me achava na escrita, sentia tudo tão leve e tão sem nexo... ): O que é uma pena, porque essa obra tem quotes maravilhosos e essa capa é maginifica. Não conhecia o site e amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Quando comprei pensei que fosse acontecer o mesmo comigo, mas não. Que pena que ele não consegui te prender. Quem sabe você não consiga prosseguir a leitura em um outro momento?!
      Bjus

      Excluir
  3. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. É um título que já esta na minha lista de desejados, porque só leio bons comentários, assim como na sua resenha (que ficou maravilhosa ♥), que me deixou ainda mais motivada e instigada para conhecer essa trama, e a escrita da autora também. Acho que irei adorar!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fer!!
      Espero que tenha uma boa leitura desse livro como eu tive.
      E fico feliz que tenha gostado da resenha! Muito obrigada pela sua opinião.
      Bjus

      Excluir
  4. Ola
    Esse livro foi realmente muito criticado tanto fora quanto aqui dentro do país, mas confesso que não tenho a mínima vontade de ler as obra, kkk. Essa é uma das diversas resenhas que já li dos dois títulos publicados e mesmo assim não consegui encontrar motivos para ler ambos os livros. Acho as capas dos mesmo uma coisa muito fofa seguindo o mesmo padrao. Adorei conferir suas opiniões e saber da existência desse site para escrever as cartas rsrs. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que pena que o livro não tenha despertado seu interesse.
      Obrigada pela sua opinião.
      Bjus

      Excluir
  5. Olá!
    Esse livro está na minha lista de leituras desde o ano passado, porém ainda não peguei pra ler.
    Espero que pra mim funcione, mas também depende do momento em que lemos né, por isso estou ainda segurando um pouco a leitura dele!
    Gostei muito das suas impressões!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, acho que se não tivesse em uma fase tão boa na época, não teria gostado tanto. Espero que com você aconteça a mesma coisa que comigo e você tenha uma boa leitura.
      Obrigada pela opinião.
      Bjus

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro, muitas pessoas amaram os dois que foram lançados e creio que o mesmo acontecerá comigo também. Conheci a escrita da Jenny Han por meio de um conto dela que li em um livro (O presente do meu grande amor) e amei a escrita dela, então as minhas expectativas estão lá no alto. Adoro histórias que envolvem adolescentes, amores platônicos e o ensino médio, e o fato do amadurecimento da personagem estar presente no livro, é outro ponto positivo. Já não vejo a hora de ler.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Nunca li contos dela, depois vou procurar.
      Olha, então tenho quase toda a certeza que você vai gostar bastante desse livro, por que ele te tudo isso que você citou.
      Espero que goste.
      Bjus

      Excluir
  7. Oi Suene, este livro foi uma agradável surpresa pra mim, porque eu esperava uma leitura leve e até descompromissada, e encontrei um enredo que mostrava uma adolescente amadurecendo belamente.
    Adorei sua opinião sobre o livro.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é. Isso é uma das coisas que mais me chamou atenção no livro, ver o quanto ela amadureceu no decorrer das páginas.
      Bjs

      Excluir
  8. Olá!!
    Nossa que resenha CAPRICHADA! Você simplesmente se empolgou e isso só mostra o quanto o livro tem para contar. Eu lembro de ter visto esse livro no face, mas nunca me atraiu, porém ao ler sua resenha e seu ponto de vista e saber a novidade de que existe um site para publicar cartas, caraca!! Parabéns, pela excelente resenha!!!


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou!
      E bem bacana a ideia das cartas no site mesmo, odorei isso.
      Obrigada pela sua opinião.
      Bjus

      Excluir
  9. Olá!
    Já li esse livro, mas nossas impressões não foram parecidas. Eu não curti a leitura, infelizmente, achei ela com muitos pontos fracos, mas entendo quem gostou, entendo o amor e a fofura dele.
    Não sabia desse site para escrevermos cartas, mas acho que é algo que eu tentaria fazer, pois parece ser muito legal.
    Adorei conhecer suas impressões é mega legal conhecer impressões diferentes das nossas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Que pena que não tenha gostado do livro. :/
      Mas depois da uma olhadinha la no site, quem sabe você não escreve uma cartinha?!
      Também gosto de saber a opinião dos outros, mesmo que não condiga com a minha, por isso adoro ler os comentários aqui.
      Obrigada por sua opinião.
      Bjus

      Excluir
  10. Oie...
    Adorei sua resenha!
    Já li esse livro e simplesmente amei acompanhar as aventuras da Lara Jean, e é claro, assim como você, estou mega ansiosa pelo lançamento do terceiro!
    A história em si é um verdadeiro amorzinho, e o fato de não ter ensinamentos, lições, é o que deixa a história mais apaixonante ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha E também do livro.
      Que venha o terceiro!!!
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá!
    Já li outras resenha bem positivas sobre esses livros, só não me atrevi a ler ainda pq quero ler todos ( não aguento ficar esperando) já basta GOT rs
    Nem que fosse um infanto juvenil iria gostar já que traz muitas lições.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oiee, eu comecei e larguei srs mas minha amiga amou... vai saber neh? Pensei que ele seria diferente, talvez eu comece de novo num momento mais tranquilo!

    Bjs

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bom? Linda resenha! Gostei de saber tua opinião sobre esse livro, que é tão bem comentado pela blogosfera. Eu adoro livros jovem adultos e esse tem uma premissa que tem tudo para me agradar. Espero gostar tanto quanto você! E ah, essa capa é mesmo um amor <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, acho que bem no início da sua resenha você já conseguiu descrever extremamente bem tudo que esse livro traz e representa. Realmente ele não é uma obra de lição que você leva para a vida toda, mas te faz relembrar essa época tão boa de amadurecimento, novas descobertas e amores. Realmente não tem drama exagerado, mas eu quis matar algumas pessoas sim kk Ainda não pude ler o segundo e tenho medo que a autora vá estragar meu ship então estou adiando e aproveitando para esperar o terceiro e ler tudo junto. Mas realmente é uma história incrível e sua resenha está perfeita!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler esse livro desde a primeira vez que vi a capa, que acho linda, bem fofa e delicada mesmo. Adoro esse tipo de história que tem a capacidade de nos fazer voltar no tempo e reviver o ensino médio, já tenho esse livro e o segundo por aqui mas vou esperar o terceiro para ler tudo de uma vez. Adoro quando uma protagonista cresce e aprende e curto bastante obras com a presença da família.

    ResponderExcluir
  16. Essa leitura foi tão gostosa pra mim, ainda não consegui ler o segundo porque não dei conta de encaixar ele entre os livros que preciso ler. Mas é uma leitura leve e que passa tão rápido. Gostei muito!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Eu comprei esse livro em formato digital há algum tempo, tenho ele no aplicativo da saraiva. E confesso que desanimei em fazer a leitura quando soube que teria continuação.
    Mas sua resenha me deixou animada para ler novamente, principalmente por saber que se trata mais do crescimento pessoal da personagem.
    Gostei também por ser um livro leve e nostálgico. Vou passá-lo na frente de outras leituras.

    ResponderExcluir
  18. Olá. N não sou tão criança, mas tudo bem kkkkkkkkkkk


    Eu amei sua resenha e acho que fazia um julgamento errado de livro. Para mim ele era mais dramático que fofo. Gostei de saber isso. Quero ler em breve. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi Suuh,

    Realmente esse livro é uma delicia de ler. Só não gostei, porque a autora acabou daquele jeito e eu fiquei louca por não ter logo a continuação em mãos.
    Amei a Lara, mas aquela irmã mais velha dela, gente que vaca. Tudo bem que ela ia estudar fora, mas fazer o que fez com o namorado. Deu pena do rapaz.
    Não vejo a hora de ler a continuação.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  20. Amo esse livro!!! Tenho ele e o segundo e espero ansiosa demais o terceiro!

    Você praticamente marcou os mesmos trechos que eu do livro! Concordo quando você diz que esse livro é sobre o crescimento e o amadurecimento. Vemos como as irmãs se desenvolvem - A Lara Jean em especial - o que tornou esse livro um dos meus favoritos.

    É um livro de leitura doce e suave, que te conquista já nas primeiras páginas!

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Se o enredo faz bem pra alma a leitura é válida, você já ganhou com isso.
    Nunca li nada dessa autora, mas só leio opiniões positivas desse livro. Foram poucos os YA que realmente me cativaram, e a proposta desse não é daquelas que logo me chama ateção.
    Mas foi muito bom poder conferir sua opinião e os pontos ressaltados, que os personagens são legais e o texto fluido, quem sabe em algum momento eu mude de ideia e dê uma chance a leitura.

    Até mais!!
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tudo bom?
    Nossa quando vi o lançamento desse livro eu pensei que fosse outra coisa totalmente diferente.
    Mesmo você tendo gostado e eu adorar o gênero, não sei se daria a oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oiee Suuh ^^
    Eu sou doida para ler esse livro desde que li a primeira resenha que saiu a respeito dele. De início achei que seria só romance adolescente e aquele drama todo, mas fui ficando cada vez mais impressionada ao ver que não era bem isso, e que abordava bem mais coisas. Parece ser incrível, e ver que você gostou tanto da obra me deixou ainda mais curiosa. Espero poder lê-lo logo *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem?
    Tenho namorado esse livro faz algum tempo e li tantas resenhas sobre que parece até que já li. Gostei bastante da sua resenha, pode ter certeza que você conseguiu sim passar toda essa fofura do livro para nós. É de fato um livro leve, para se ler sem nenhuma expectativa, apenas pelo prazer da leitura mesmo.
    Gostei bastante das suas impressões, que só me motivam a sair do mundo das resenhas e ir ler logo esse livro.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir