Resenha: As Melhores Histórias de Viagens no Tempo

Título Original: The best time travel stories of the 20th century | Editora: Jangada
Autores: Harry Turtledove e Martin H. Greenberg | Ano: 2016 | Páginas: 464
Sinopse: Dentre as temáticas do universo sci-fi, nenhuma delas é tão popular, envolvente e plural quanto as viagens no tempo. Esta coletânea reúne, em um único volume e pela primeira vez no Brasil, dezoito contos de alguns dos gigantes do universo sci-fi, abrangendo cinco décadas, de 1940 a 1990, e incluindo desde “Um Som de Trovão”, de Ray Bradbury, que inspirou o nome da famosa teoria do Efeito Borboleta, até Ursula K. LeGuin, em “Outra História ou um Pescador do Mar Interior”, ou mesmo uma ideia impensável, como no conto do premiado Jack Dann “Inversão do Tempo”, que propõe respostas surpreendentes para uma pergunta perturbadora: e se todos viajassem no tempo, menos você? 

📚 Cedido pela Editora Jangada

Para aqueles que amam uma boa viagem no tempo, esse livro é mais do que recomendado. Ele reune diversos autores consagrados da sci-fi em contos dignos de serem lidos. Essa obra traz o encontro de dezoito contos sobre o tema "viagens no tempo", onde o leitor acompanha o limiar de cada autor e sua visão do tema de forma concisa e atraente, com descrições claras, a leitura envolve não só por ter início, meio e fim em poucas páginas destinadas para cada conto, mas também, pelo dinamismo usado  durante a escrita. 

Confesso que não leio com tanta frequência o gênero, mas me senti instigada a derrubar algumas barreiras e encarar a leitura. A experiência não poderia ser mais satisfatória. Claro que alguns contos me chamaram mais atenção que outros, mas de maneira geral, foi uma leitura que fluiu do começo ao fim e trouxe de certa forma uma análise mais completa dos ricos de alterar o espaço e tempo.


São diferentes abordagens feitas nessa obra, em épocas que se encontram entre os anos de 1940 a 1990. Algumas com temas já conhecidos como o conto "Um som de trovão" que inspirou a tão conhecida teoria do Efeito Borboleta e traz como cenário uma caçada a tiranossauros como meio de diversão onde as únicas regras são não alterar nada do lugar e seguir todas as orientações dadas. Claro que nem tudo sairá como previsto e por conhecer a teoria, você já deve ter uma noção de como segue a história. 

Outros conto que me encantei no primeiro contato  foi "Rumo a Bizâncio" que tem como foco a reconstrução de cidades como Alexandria que pelos breves detalhes, me vez viajar para esse lugar ícone. E o seu final é realmente surpreendente. Esse foi um dos meus preferidos.


A diagramação está um primor! É observado o cuidado que a editora teve em construir essa obra, onde cada início de conto traz um breve histórico do autor e seus objetivos em escrever histórias com esse tema. As folhas são amareladas e a letra e o espaçamento estão em tamanhos confortáveis. A capa é simples e bem singular, mas já nos transporta para dentro da história. Os contos são curtos o que faz o leitor apreciar de maneira completa cada narrativa.

É uma obra que recomendo a todos, mesmo aqueles que assim como eu, não se aventuram muito por esse universo. São histórias que divertem, possuem grandes criatividades e pensamentos críticos e inteligentes.


29 comentários

  1. Oi Tâmara, tudo bem? Histórias que envolvem viagem no tempo estão no topo da minha lista de favoritos. Ainda não conhecia esse livro mas já de cara gostei.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Amo a temática sobe viagens no tempo, entãoé claro que já me interessam muito. Eu ainda não conhecia esse título, mas com certeza já pretendo ler. Fiquei bem curiosa quanto aos elementos retratados em seus comentários. Obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei linda a capa e realmente curti a ideia de reunir diversos contos. Mas eu não sou muito fã de contos, gosto de histórias mais longas onde eu possa me apaixonar e ter mais tempo com os personagens e as histórias. No entanto, não deixa de ser uma excelente dica para quem gosta!
    Um beijo
    wwww.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Então, não estou me lembrando de ter lido nada que envolvesse viagem no tempo, e não sei se seria um tipo de leitura que eu iria curti, mas depois de você te elogiado tanto esse livro vou anotar ele na minha lista de futuras compras, afinal, vai que eu goste desse estilo, não é mesmo? haha

    ResponderExcluir
  5. Eu estou curiosa com esse livro desde que vi o lançamento dele na editora, acho que pode ser uma leitura bem agradável e espero curtir bastante

    ResponderExcluir
  6. Oi Tamara, acho que o tema de viagem no tempo, apesar de ser muito usado, não se desgasta e eu acho que o livro em questão deve trazer muitas curiosidades. Adorei a dica e achei a arte gráfica linda.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gosto de viagens no tempo, mas filmes. Nunca li um livro sobre esse tema. Gostei dessa sugestão porque se são contos e eu não tiver gostando terão outros para ler e se aventurar. Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Quando eu vejo livros que abordam viagem ao tempo sempre me lembro do filme de volta para o futuro. Creio que esse filme com certeza está entre as melhores viagens no tempo rsrs (viagem do tempo que virou livro). Apesar de eu já imaginar uma coisa pronta que é o filme eu gosto da temática e acho que quando bem explorada dá uma bela história de aventura, por isso e pela sua indicação quero ler o livro. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    EU ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas achei bem interessante.
    E gostei tambem da capa, e de saber que a diagramação está muito boa.
    Uma ótima dica, que vou anotar para poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Oi, tubo bem? Eu amei tanto o tema, que acho que amo demais esse tipo de proposta, quanto sua posição sobre o livro, ele ficou bem claro. Não conhecia, porem, até que comecei a gostar e ter interesse nele.

    ResponderExcluir
  11. Olá Támara! ;)
    Eu amo livros de viagem no tempo e esse com certeza é perfeito para a minha pessoa! <3 Amei, a única coisa que me preocupa é que por ser contos, alguns eu ficarei querendo mais...

    Beijinhos e até logo! :)

    ResponderExcluir
  12. Eu sou completamente apaixonada pelo tema viagem no tempo, as vezes me pego pensando em teorias malucas e eu mesma tenho algumas ideias para escrever a respeito. Gostei muito da premissa do livro principalmente por sua variedade de temáticas e anos. Ótima resenha!
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/
    Participe dos SORTEIOS de Natal que estão rolando lá no blog!

    ResponderExcluir
  13. Olá, que boa dica para não apenas conhecer mais sobre o assunto, mas para perceber como cada autor dá seu toque ao desenvolver o mesmo tema. Já li histórias de viagens no tempo, com experiências mistas: algumas muito boas e outras nem tanto. Seu texto me anima a dar uma chance ao livro caso o encontre. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oi Tâmara!
    Como você, não costumo ler muitas histórias de viagens no tempo. Ficção científica não é um gênero que costumo muito ler e nem que gosto tanto. Pelo contrário, tem filmes dessa temática que eu curto mais.
    Mas talvez eu seja um bom livro para ler mais esse estilo. E os autores que tem na capa, um me chama bastante a minha atenção: gosto demais da escrita do Ray Bradbury. Já os outros eu não conheço...
    Mas fiquei curiosa a respeito dele e vai que começo a gostar mais desse gênero?
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/12/desafio-literario-2017.html

    ResponderExcluir
  15. Esse gênero não é um dos meus favoritos, raramente os leio. Mas esse eu me arriscaria, parece muito bom.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  16. Olá Tâmara,
    Não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas, ao contrário de você, gosto de ler com bastante frequência livros do gênero. Gostei de saber que esse livro é uma união de várias histórias do tema e que as histórias são criativas.
    Esse conto que tem o foco na reconstrução das cidades me atraiu bastante. Adorei a resenha e anotei a dica.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Gosto muito de ficção científica, mas ainda não li nada sobre viagens no tempo.
    Já assisti aos filmes com título Efeito Borboleta e gostei bastante.
    É muito bom saber o cuidado que a editora teve em nos trazer uma breve apresentação de cada autor antes dos contos.
    A capa é linda.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Não é meu gênero favorito, mas é bem interessante. Adorei saber que são vários contos, pois assim são diferentes visões sobre as viagens no tempo, fiquei encantada com a diagramação a capa dele é a parte mais encantadora; seu texto me estimulou muito a comprar esse livro, adorei a dica.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oláa, tudo bom? Eu li um livro com esse tema ano passado e fiquei encantada! Gostei muito da sua resenha e já quero demais ler esse livro e conferir todos esses contos!! Muitos autores de peso. Acho que irei amar :D
    Beijoos

    ResponderExcluir
  20. Oi Tâmara, tudo bem?
    Eu adoro contos e também viagens no tempo. Não sei como nunca tinha ouvido falar nesse livro. Parece ser uma obra bem interessante e com ótimos autores. Fora que a edição parece linda.

    ResponderExcluir
  21. Olá, Tâmara

    Eu não curto muito sci-fi, nenhum livro do gênero me conquista, é um gênero que realmente não me agrada.
    Mas eu acho a teoria do efeito borboleta bem interessante, então acredito que esse conto em questão me agradaria.
    Que bom que você curtiu mesmo não sendo um gênero que você não costuma ler.

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Não sou fã de sci-fi apesar de uma das histórias que mais amo ter viagem no tempo, Outlander, porém aqui acho que a história se envolve mais pro lado histórico. Acho bem interessante o formato do livro e como tudo nos é apresentado. Fica para próxima!
    Beijos,
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Tâmara...
    Confesso pra vc que esse gênero não é muito o que eu curto, mas em contra partida, gosto muito de viagens no tempo. A sua resenha está muito boa, mas a minha decisão de deixar a sua dica de hoje passar vem devido a ser um livro de contos... não sou muito fã desse tipo de leitura sabe :/

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  24. Olá, Tâmara!

    Bem, o gênero literário não é um que eu aprecio muito, no entanto, viagem no tempo é um tema que realmente me impressiona bastante e esse livro, com certeza, está dentro dos meus interesses.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  25. Oi
    Confesso que não sou tão fã assim de viagens no tempo, mas esse livro me deixou curiosa.
    Acredito que por serem contos, fiquei mais tentada. Gostei de saber que são diferentes abordagens, pois amplia nossa percepção.
    Que bom que a obra foi bem cuidada e está com uma diagramação legal.
    Amei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Oi, Tâmara!

    Vou te confessar que não sou fã desse gênero, então não seria uma leitura legal para mim. Porém, acho super interessante toda essa teoria. Tenho amigos que curtem esse gênero e com certeza leriam, então vou indicar sua resenha! Obrigada pela dica (que vou dar para os amigos, haha)!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Olá.
    Não sou de ler muito livros desse gênero, mas o que realmente me faz ficar desanimada é que são contos e não curto contos também.
    Mas a premissa do livro é boa, eu até poderia tentar ler, mas não no momento.
    Mas ainda assim dica anotada.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Adoro livros desse gênero. E se são em formato de contos, melhor ainda.
    Adorei a premissa e o enredo do livro e sem dúvida é mais um que entra para a minha lista de queridinhos para ser lido.
    Obrigada pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, eu sou meio suspeita de falar pois adoro um bom livro de contos e acredito que esse cumpre o papel. Fiquei muito feliz em ver que você gostou e que recomenda, isso aumenta muito mais minha curiosidade. Adorei a dica!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir