Resenha: Mulheres que não sabem chorar

Título Original: Mulheres Que Não Sabem Chorar | Autora: Lilian Farias
Editora: Giz Editorial | Ano: 2016 | Páginas: 210 

A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? 

Marisa, Ana, Olga e Verônica, quatro mulheres que estão vívidas nesse livro incrível da autora Lilian Farias, mulheres que por muitos anos foram maltratadas e excluídas por não serem ideais para nossa sociedade. 
“Quando os pais morreram, essa guerra já estava ganha, não iria mais necessitar usar aquela máscara e foi se distanciando do resto da família.” Pág 27 
Lilian trouxe um ponto incrível na obra, os fatos narrados são de pessoas reais com os nomes mudados para serem publicados, ou seja, um livro que tem uma mensagem forte para todos nós e que paramos em certos capítulos para podermos refletir tudo que está em nossa volta. 
“O mundo ainda girava, a ressaca dos dias passados fazia-se presente. Os olhos de Olga parecia mais cinzas” Pág 43 


O livro aborda sobre o tema LGBT, então o leitor tem que ter mente aberta para poder apreciar esse livro que é sem sombra de dúvidas uma quebra de paradigmas e preconceitos que perduram em nossa sociedade.
“Enquanto andava, Olga viu de longe o carro de sua pouco adorável vizinha Marisa.” Pág 69 
Lilian construiu as personagens com personalidades fortes e marcantes, claro que esse livro mostra uma história real, que torna a leitura ainda mais intensa e envolvente. A escrita é muito fluída que deixa o leitor ainda mais próximo das quatro personagens, são compartilhados os medos, angústias e problemas familiares que aos poucos vão se ajustando.
“Quatro meses com perfil de quarenta anos. E a lembrança desses quatro meses foram capazes de me derrubar.” Pág 110 
Difícil escolher uma personagem marcante, todas elas têm um espaço no livro e afirmo que a literatura brasileira está com uma autora de um talento incrível que é Lilian Farias, quando conclui a leitura, já imaginei que daria uma ótima adaptação para os cinemas, quem sabe no futuro, né? Obrigado Lilian pela parceria e envio do livro.

15 comentários

  1. Olá
    O livro tem uma premissa bem interessante, acho bem legal essas tramas do dia a dia. Muito legal que você acha que deveria virar filme, eu também acho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?

    Também já ele esse livro e gostei bastante, a autora explorou intensamente a história de cada uma das personagens principais. Lilian é super querida e parceira aqui do blog também!

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A Lilian é uma autora excelente, eu li o livro "O céu é logo ali" e me encantei com a escrita, sem falar que a autora é um amor de pessoa. Eu estou com esse livro em ebook mas nunca consigo tempo para ler, comecei já faz um tempinho e de vez em quando eu dou uma lida e me fascino cada vez que abro para ler.

    ResponderExcluir
  4. Histórias assim permeando o meio LGBT me chamam atenção, além de serem histórias reais, de pessoas reais, trazem uma carga de vida completamente diferente dos livros que, na maioria das vezes aborda esse tema com adolescentes em crise e etc. Espero poder conhecer a trama em breve.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que enredo diferente, nunca havia visto livros com uma tematica tão profunda e esse parece ser tocante, que te faz pensar né! Adorei sua resenha, ficou objetiva e fluida!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafael,
    que interessante o livro ser de "pessoas reais". Sei que muita coisa é baseada na vida real, mas é legal saber que os personagens realmente existem. Acho que torna a mensagem mais forte, pois deixa de ser ficção. O título do livro chama a atençao, vou colocar na minha lista. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Achei a premissa bem interessante. Ainda não conheço a escrita da Lilian, mas sempre ouço vários elogios.
    Não costumo ler muitas obras com o tema LGBT e achei bem interessante a forma como a autora resolveu abordar o tema e quebrar alguns paradigmas da sociedade.
    O que mais me chamou a atenção, além dessa capa maravilhosa, é que as personagens apresentam características marcantes e fortes, coisa que adoro em livros.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nossa, parece ser bom mesmo! Nunca li nada assim e fiquei bem interessado. Já tinha visto o livro por aí mas não tinha parado para prestar atenção! Ótima resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Não conhecia e achei muuuito bacana. Por serem histórias reais, com certeza causa um impacto ainda maior e isso me deixou bem curiosa. Deve ser um livro e tanto, com altas mensagens bacanas. Curti bastante!
    Abração
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Ola Rafael li muitos elogios a autora, amei essa nova edição a capa está linda, a premissa é bem interessante com protagonistas passando por fases bem diferentes mas que se encontram. Não li ainda nada do gênero e pretendo começar por esse. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafael, conheço a Lilian por causa do blog dele e morro de curiosidade para conhecer algumas de suas obras.
    Sua resenha como sempre, muito bem escrita *-*

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Esse livro parece ser mesmo incrível! A história é muito instigante e a capa super atraente! Sem contar o título super questionador.
    Eu amei a resenha e amo esse blog lindo!

    Beijos,
    Vitória Abdalla
    Escritora por um Acaso

    ResponderExcluir
  13. Oie
    ai que linda sua resenha, eu adoro o livro, foi uma daquelas leituras que me fizeram refletir por dias e que bom que gostou tanto quanto eu, adorei ver o livro por aqui

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O livro parece ser demais!
    Adicionarei a lista de leituras!
    Mulheres como protagonistas têm o seu valor.
    Grata por essa indicação!
    http://encontrosliterarioslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Rafael! Tudo bem?

    Que coisa curiosa, estava ainda agora falando com uma amiga sobre meu interesse numa leitura de romance MM. Vejo e leio tantos livros que abordam um romance ente homens e nunca tinha parado pra pensar que uma relação lésbica nunca passou pela minha estante. A dica veio em ótimo momento, obrigada!

    Beijo

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir