[Descomplicando] Escolas literárias: Trovadorismo


Para começarmos a estudar Literatura Brasileira nós precisamos, inicialmente, compreender o início da Literatura Portuguesa. As primeiras manifestações literárias em língua portuguesa ocorreram na Idade Média, quando Portugal ainda estava em processo de formação. Esse período é conhecido como Trovadorismo. Portanto, o Trovadorismo é o primeiro período da história da Literatura Portuguesa e é o primeiro que nós iremos estudar.

Por que "trovadores"?

Como a maior parte do povo não sabia ler nem escrever, o gênero que mais se destacou no período do Trovadorismo foi a poesia, que era cantada (daí vem o nome “cantigas”), acompanhadas de música e de dança. Os trovadores compunham e cantavam essas cantigas, que eram escritas e reunidas em livros chamados cancioneiros.

Características do Trovadorismo

Como você já sabe, o Trovadorismo surgiu na Idade Média e ele se desenvolveu em meio ao domínio da Igreja Católica, da visão teocêntrica do mundo (Deus no centro de tudo) e do moralismo religioso. Além disso, outro aspecto do período é a questão do feudalismo e das relações de vassalagem, que nas cantigas ficou conhecida como vassalagem amorosa(nas cantigas, o homem se coloca como o vassalo ou servo da mulher amada).

Segue, abaixo, a "Cantiga da Ribeirinha", texto considerado o marco inicial do Trovadorismo. Logicamente, na Idade Média a língua portuguesa era bem diferente de como ela é hoje.

Veja aqui um exemplo típico de texto da época do trovadorismo:


Contiga da Garvaia
No mundo nom me sei parelha,
mentre me for como me vai,
ca ja moiro por vos – e ai!

mia senhor branca e vermelha,

queredes que vos retraia

quando vos eu vi en saia!
Mau dia me levantei,
que vos enton non vi fea!
me foi a mi muin mal,
e vós, filha de don Paai
Moniz, e ben vos semelha
d’haver eu por vós guarvaia,
pois eu, mia senhor, d’alfaia
nunca de vós ouve nem ei
valia dua correa.
E, mia senhor, dês aquel di’, ai!


12 comentários

  1. Oi Mariane. Que ideia boa essa de trazer um pouco de escolas literárias para seu blog. Acho que está faltando muito isso, pois as pessoas esquecem que ler também é literatura e se prendem a livros sem conteúdo muitas vezes. Sobre o trovadorismo, não foi minha escola preferida, fazer o que se eu amo o romantismo? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Ah que maravilha de post.
    Sabe que esse período do trovadorismo é um dos meus favoritos, é uma época em que eu gostaria de ter vivido, é lógico que toda aquela pobreza coisa e tal não era legal, mas deve ser lindo estar em uma praça e ter um torvador entoando seus cantos, sempre achei a poesia muito melhor de ser ouvida do que lida, meio difícil de explicar, pois é algo de sentimento mesmo.
    Beijos, parabéns o/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Achei o seu post bem diferente e confesso nunca ter lido nada parecido pela blogosfera, mesmo lendo diversos blogs todos os dias!
    Amei o post, pois aprendi muito com ele. Confesso que não conhecia o Trovadorismo e foi bem esclarecedor para mim.
    Sem contar que eu sou apaixonadíssima por esse blog encantador!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Que postagem incrível garota, estou adorando acompanhar seu blog diante de tanta informação rica e encantadora.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Eita, lembrei das aulas de literatura no ensino médio... kkkk....
    Vc me fez tirar isso do fundo falso do fundo do baú... kkkkk
    Ótima explicação!

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Se eu tivesse tido essa explicação na época da escola facilitaria muito a minha vida! Soube bem explicar o conceito e adorei a forma como explanou p/ gente, adorei o post!

    ResponderExcluir
  7. Por mais posts assim, simples, interessante e claro. :D
    Bj
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Nossa! Adorei esse post, pois estou estudando para o enem sozinha, e ainda não tinha ouvido falar nesse assunto 😱 Sei que a probabilidade de cair na prova é rara, mas é sempre bom conhecer coisas novas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uma otima ideia esta de nos apresentar as escolas literárias, muitos não sabem o que regeu e rege a nossa literatura. Já li vários textos de trovadorismo e gosto de como eles passam o sentimento e a realidade de cada autor.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a ideia da postagem e a explicação - simples e muito boa - sobre o período. É mais do que interessante relembrar - ou conhecer - as escolas literárias.
    E como era diferente o portugues... Sinto pena que o vós caiu de uso, acho tão lindo o som da palavra...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Ola Mari amei a postagem, além de resgatar essas informações, nos faz abrir campo para sair de nossa zona de conforto. Confesso que há muito tempo não leio clássicos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oie
    muito legal seu post, eu estudava essas coisas na escola mas hoje lembro muito pouco, bem legal para relembrar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir