Resenha: O pintor de memórias


Título Original: The memory painter Autora: Gwendolyn Womack | Editora: Record 
Páginas: 378  | Ano Lançamento: 2016 

Um amor que atravessa o tempo. Uma equipe de cientistas prestes a fazer uma grande descoberta sobre a construção da memória e um medicamento milagroso capaz de revelar um mistério antigo. Bryan Pierce é um renomado pintor cujos trabalhos deslumbram o mundo. Mas há um segredo para seu sucesso: cada tela é inspirada em um sonho excepcionalmente vívido. Sempre que acorda, ele adquire novas e extraordinárias habilidades, como a capacidade de falar línguas obscuras ou um gênio inexplicável para o xadrez. A vida inteira Bryan se perguntou se seus sonhos eram apenas isso ou se seriam memórias, se ele estaria experimentando a vida de outras pessoas. Linz Jacobs é uma neurogeneticista brilhante, dedicada a decifrar os genes que ajudam o cérebro a criar memórias. Ao visitar uma exposição na galeria de uns amigos, ela se depara com a imagem de um pesadelo recorrente de sua infância e adolescência... em um dos quadros de Bryan. Linz localiza o artista, e o encontro dos dois desencadeia o sonho mais intenso do pintor: a visão de uma equipe de cientistas que, na iminência de descobrir uma cura para o Alzheimer, morre em uma explosão no laboratório. Bryan fica obcecado pelas circunstâncias estranhas que cercam a morte dos cientistas, e seus sonhos aos poucos revelam o que aconteceu no laboratório, assim como um mistério mais profundo que o leva ao Egito antigo. Juntos, Bryan e Linz começam a perceber um padrão em seus sonhos. E que há um inimigo mortal observando cada movimento deles que não vai parar enquanto não atingir seu objetivo. 

Um livro que deixar qualquer leitor tenso logo nos primeiro capítulos, com o desenrolar da trama percebemos que o tempo é curto para o jovem e talentoso Bryan. A obra é voltado para esse personagem, ele faz pinturas tão realistas que o público ficou encantado pelos seus trabalhos e que no final acabou tendo uma exposição só sua. 

A peculiaridade de Bryan, são os seus sonhos, aos olhos dele são reais e intensos, mas tudo muda quando o destino faz acontecer um encontro um tanto inesperado, por mero acaso ou não, ele conhece a jovem Linz. 


Autora soube mesclar um romance com boas doses de aventura e uma trama bem trabalhada, que deixa o leitor de boca aberta. Os personagens são muito bem construídos, são vívidos intensos, já deixo um aviso, não se apaguem com determinados personagens, só posso dizer isso rs. 
“O fato de que Linz se lembrava da morte de Juliana e sua admissão de que sabia falar grego eram passos na direção correta.” Pág 139. 
Difícil dizer mais a respeito do livro sem dar um spoiler gigantesco. Bryan e Linz descobrem um super remédio que faz o cérebro da pessoa a lembrar de memória do passado e sua origens, até mesmo sua vidas que presenciaram em outras épocas.
“Bryan sabia que isso queria dizer que o velho amigo estava imerso em seus pensamentos e voltou a falar em inglês.” Pág 231. 
O livro leva o leitor para tempos e civilizações milenares, partindo do Egito antigo até mesmo chegando às civilizações Maia e Astecas. Os sonhos de Bryan acabam mostrando e vivenciando vidas de grandes personalidades que fizeram uma grande diferença no Mundo. 

 Um livro que faz uma viagem para lugares, culturas e civilizações, tudo através das memórias.


20 comentários

  1. Oie

    Comprei esse livro e estou no aguardo!! Depois de algumas resenhas eu não resisti.
    Agora com a sua não vejo a hora que chegue.
    Parece fantástico essa parte das viagens para lugares e culturas através da memória!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafael!

    Que sinopse interessante, curti! Achei a capa linda e gostaria muito de poder usar esse remédio!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Falou "não se apegue aos personagens" eu já me preparo para sofrer. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael
    Que legal cara que a leitura foi tão positiva. Fico feliz. Deu pra vê sua felicidade pela resenha. Pessoalmente a temática do livro não chama atenção, mas é bom saber que a autora trabalhou bem o romance e construiu personagens tão marcantes e verdadeiros. Pierce parece ser um personagem realmente complexo.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Só de ler a sinopse eu fiquei sem fôlego!!
    Já passei por essa situação de fazer resenha super com medo de dar Spoiler... Compreendo seu problema! =)
    A resenha está ótima. Sucinta e objetiva. E sem dar Spoiler ;)

    Parabéns!!

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafael! Tudo bem?
    Gostei muito da sua visão sobre o livro, foi uma boa leitura. Já conhecia, mas nunca li nada sobre ele. Agora quero ler para tirar minhas conclusões.

    Um abraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, a premissa desse livro é incrivel e fiquei tipo :O ao lê-lo e já quero um para mim. Sua resenha só instigou a minha curiosidade e com certeza vai para minha lista de desejados, pois ela tem uma pitada de suspense e misterio que amo.
    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafael...
    Nossa olhando assim pela capa do livro eu imaginava algo totalmente diferente. A sua resenha me surpreendeu e eu eu acho que eu leria esse livro sim, mas vou buscar mais informação sobre ele

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu já li ótimos comentários sobre esse livro e minha curiosidade só está aumentando!
    Acho a premissa do livro super original e interessante! Gostei de saber que a autora soube mesclar romance com doses de aventura e ainda ser capaz de surpreender o leitor. O fato de possuir personagens bem construídos me deixa ainda mais animada para realizar essa leitura!
    O livro parece ótimo e adorei sua resenha!
    Espero lê-lo em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Eu estou desejando esse livro, gosto de livros que deixam a gente tenso e pelo visto essa trama é extremamente envolvente.
    Um livro que faz o leitor viajar, adoro poder ler algo diferente e que envolva culturas diferentes, preciso embarcar logo nessa viagem.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oii Rafael, tudo bem? É realmente difícil falar do livro sem soltar spoiler. Essa foi uma leitura que eu amei fazer, foi rápida e muito envolvente, além de muito original, diferente de tudo que já li. Estou ansiosíssima pela continuação! Pelo que li, a autora já está escrevendo. Fico feliz que tenha gostado tanto, infelizmente não está sendo um livro muito divulgado :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Conhecia o livro apenas pela capa e titulo, essa é a primeira resenha que leio e fiquei bem animada, ainda mais ao saber que os personagens são bem construídos e que a trama foi bem trabalhada. Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve. Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro e muito bonita, quero muito poder ler. Me interessei muito por ele agora, depois de ler essa resenha. Vou adicionar a minha lista para não esquecer de ler depois.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Não conhecia o livro mas fiquei encantada com a premissa, que me pareceu muito instigante e bastante original. Parece uma trama e tanto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Eu não tinha dado nada para esse livro, mas cada resenha que eu leio, me deixa mais curiosa para conferir. Espero ter a oportunidade em breve para ler, pois é uma história que me deixou bastante curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Sua resenha me fez pensar que o livro tem realmente uma premissa interessante. Isso sem falar que fiquei bem curiosa para saber o que seriam os grandes spoilers e o motivo de não se apegar aos personagens. Mesmo assim, não é exatamente o meu estilo de leitura, então como a lista anda enorme e eu ando bem seletiva esse mês, essa não seria uma leitura que eu faria logo.
    Mas, como fiquei interessada, espero ter a oportunidade de ler o livro mais para a frente :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem?

    menina, que resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler. Isso porque vi alguém no Face falando que o livro é ótimo. Agora, preciso ser sincera, não gosto dessa capa!

    Assim que tiver um tempo vou procurar o livro, gostei demais da sinopse e da sua resenha...

    bjss

    ResponderExcluir
  18. Olá
    muito legal o livro parece ser, depois de tantos elogios com certeza estou mega curiosa pela leitura, não daria nada pela capa mas esse enredo está muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Rafael!!!
    Nossa que história essa em!?
    Pelo que vejo o livro traz algo como se fosse vidas passadas, acho que mais ou menos isso.
    A história desperta uma atenção há quem tem essa curiosidade sobre sonhos, eu mesma acho q sonhos são lembranças que temos do nosso passado, memórias esquecidas.
    Fiquei bastante curiosa pelo livro e espero poder lê-lo logo.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi
    aquele momento em que a gente lê a sinopse e a resenha e pensa "Onde eu estava que não vi o lançamento desse livro? Skoob cadê você nessa hora?" Me chamou muita a atenção! Vou por nos desejados com certeza! Adorei

    Talita - www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir