Resenha: A formação do leitor literário em casa e na escola


Autor: Caio Riter  Editora: Biruta  Páginas: 103  Ano Lançamento: 2009 

"Ele é um misto de experiência e teoria, em que, em primeira pessoa, procuro articular minha história de leitor: criança, adolescente, pai, professor. Algumas facetas minhas ligadas ao livro; algumas histórias de infância; algumas reflexões com o intuito de derrubar alguns mitos que envolvem a formação do leitor; algumas dicas e crenças de como fazer com que um livro possa qualificar alguém no espaço escolar. Experiência inédita em minha história de escrita, esse meu livro me presenteia com essa alegria." 




Caio Riter apresenta um livro didático para pais e professores, mostrando os diversos aspectos da formação de um jovem leitor literário, seja em casa e até mesmo na escola. Riter é professor, mestre e doutor em literatura, temos um excelente livro que nos ensina os meios corretos e com dicas para os futuros leitores. 
“Estas brincadeiras, estas cantigas, muitas delas, a maioria, talvez, foram ensinadas por minha mãe.” Pág19. 
A obra é dividida em duas partes, na primeira parte o autor relata sua vida pessoal e experiências quando ele era um jovem leitor e passando o momento em que ele se torna pai e acaba incentivando suas filhas desde o ventre da sua esposa. 
 "E entre suas estantes, buscava títulos da Agatha Christie, um após outro, após outro, após.” Pág 25.


Uma escrita leve e que agrada diversos leitores, um livro que permeia os meandros da literatura hoje em dia nas escolas e nas casas de diversas famílias, um ponto que levo em questão do qual o autor destaca é aquele grande dilema de que muitos não têm o hábito e até mesmo o costume de comprar livros por um único motivo, são caros!
“Ler torna-se um ato de liberdade, quando a escola, através da obrigatoriedade da leitura e de uma prática metodológica que assegure espaço para reflexão e para o deleite, forma leitores qualificados.” Pág 55. 
Um livro fundamental para entendermos os conceitos básicos para educarmos nossos filhos do como é importante para a vida o maravilhoso mundo da literatura.

13 comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Muito bacana esse resenha e esse livro tb! Por ser uma leitura pequena acho que todos os pais deveriam ler né? Pelo que você falou tem dicas bacanas para incentivar os pequenos a mergulhar no mundo dos livros logo cedo.
    Já estamos te seguindo aqui :D
    Quando puder de uma passadinha no nosso blog tb, vamos adorar!
    Beijos!
    PARTICIPE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Achei bem interessante a premissa do livro e acredito ter boas dicas para os pais iniciarem seus filhos no mundo literário.
    Desde cedo minha mãe e uma professora da escola me incentivaram muito a ter o prazer a leitura e trago isso comigo até hoje e ainda espalhei um pouquinho, pois meu marido não tinha o hábito e agora às vezes chego em casa depois dele e o pego lendo alguns de meus livros. Muito legal.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Que livro interessante! Ainda não conhecia, mas achei ótimo para ajudar os pais a incentivarem os filhos a ler.
    Gostei de saber que possui uma escrita leve e que agrada, além do autor destacar a falta de hábito que muitos possuem em relação aos livros.
    A leitura deve ser incentivada desde cedo para que possamos formar futuros leitores apaixonados como nós <3
    Ótima dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Bem legal e tenho um filho e sei o quanto é difícil fazer ele se interessar pela leitura já que hoje tento fazer ele trilhar um caminho inverso do que eu trilhei já que não lia quase nada na época da escola é uma luta tirar ele dos joguinhos mais estou pegando o jeito e hoje em dia ele se habituou as vezes eu até esqueço da hora da leitura e ele vem correndo me perguntar se não vai ter.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Gente me apaixonei perdidamente pelo livro, sei que poderia até trabalhar em sala de aula, com toda certeza irei comprar, e parabéns pela resenha e trazer um livro destes por aqui.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu ainda não conhecia a leitura mas achei a proposta da obra muito interessante. Hoje em dia nós precisamos incentivar a leitura nos jovens cada vez mais, eu sempre tive incentivo e incentivo o meu filho, mas essa não é a realidade do nosso país.

    ResponderExcluir
  7. Que livro bacana. Adorei de verdade. Como leitura compulsiva quero incentivar essa paixão para os meus filhos desde cedo! Acho que um adulto que não lê é um ser não crítico. Amei a sua resenha e a dica literária! Com certeza pretendo adquirir esse livro o mais rápido possível! Grande beijo!
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá rafa,gostei muito ta proposta do livro, como professora e talvez futura mãe kkk, acho maravilhoso incentivar as pessoas a lerem desde jovem, eu nunca fui incentivada, aprendi por contra própria mas é algo maravilhoso a se fazer com as crianças

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Ainda não conhecia esse blog, achei por acaso no facebook e não sei ainda do que gostei mais, pra começar esse cantinho é super agradável aos olhos e pra terminar: que resenha interessante!
    Gostei da maneira objetiva que falou sobre o livro, assim como dos trechos citados. Essa dica está anotada e vai virar presente para alguns parentes, além de ter um exemplar na minha estante. rs
    bjs
    www.eupraticolivroterapia.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!!
    Gostei da capa. Eu vou procurar esse livro, tenho dois sobrinhos pequenos que vale a pena ensinar e mostrar o quanto ler é bom.
    Nos dias de hoje são poucas as crianças que procuram a leitura de forma espontânea, muitos adolescentes não sabem o prazer que traz a leitura, muitos se afastam porque a escola faz a gente ler coisas que não chamam a nossa atenção.
    Amei a dica, vou comprar esse livro.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oie
    não conhecia o livro mas parece ser muito interessante, gostei da intenção e do assunto que o livro aborda, adorei

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Adorei a premissa desse livro, ainda não tenho filhos, mas é sempre bom conhecer melhor formas de como ensina-los. Achei bem inovador essa proposta e estou curiosa para saber como o autor desenvolveu essa questão.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii!!

    Que amorzinho esse livro! Fiquei muito feliz em conhecer a obra. Como eu estou insrida nesse meio, sempre que posso fico incentivando meus primos, irmãos e filhos de amigos.
    Essa obra é bem legal para isso.
    Gostei!

    Beijos

    ResponderExcluir