Resenha: Onde está Elizabeth?

Título: Onde está Elizabeth? | Título Original: Elizabeth is missing  Autora: Emma Healy Editora: Record | Páginas: 307 | Ano Lançamento: 2016

Vencedor do Costa Book Awards e do Premio Salerno Libro dEuropa, o romance de estreia de Emma Healey é uma delicada narrativa sobre memória misturada a um thriller. Maud tem 80 anos e está ficando cada vez mais esquecida. Sua própria filha e sua casa lhe parecem irreconhecíveis, e ela escreve bilhetes para si mesma na tentativa de lembrar do cotidiano. Um dia, um dos bilhetes informa que sua amiga Elizabeth está desaparecida. Embora todos lhe assegurem que ela está bem, Maud embarca numa missão para encontrá-la. A iniciativa, no entanto, acaba se confundindo com a história de Sukey, sua irmã mais velha, desaparecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial. 


Um super lançamento da editora Record, que vai deixar qualquer leitor confuso e até mesmo sem fôlego, tudo para saber onde está Elizabeth? Maud é a personagem principal, ela tem absoluta certeza que sua amiga Elizabeth está desaparecida, o fator que complica ainda mais a situação é que Maud sofre com perdas constantes de memória.
 “Coloco a chaleira no fogo. Sei em qual tomada liga-la, pois alguém já pôs ali uma etiqueta escrito chaleira.” Pág 17. 
Mesmo sendo um thriller incrível, a autora busca mostrar o lado sensível de uma família que tem em seu convívio social uma pessoa que sofre com perdas da memória, Maud na maioria das vezes faz determinadas coisas e logo em seguida esquece o que acabou de fazer.
“Ela não parece muito contente comigo. Obviamente eu fiz alguma coisa. Será que foi algo constrangedor?” Pág 28. 
Emma Healey possui uma escrita bem direta, permanecendo com a construção bem detalhada dos personagens ao invés do cenário ao redor, uma forma que ela fez de prender o leitor foi logo nas primeiras páginas mostrar o problema de falta de memória da senhora Maud e logo em seguida o caso do suposto desaparecimento de Elizabeth. 

O plano de fundo da história é em Londres, pelo pouco que autora deixou através dos capítulos, nota-se que seja em uma época bem atual. A história não deixa nenhum suspeito em evidencias, temos que seguir pela intuição para tentar descobrir o que realmente aconteceu com Elizabeth.
 “Ela se ofereceu para irmos à igreja no próximo domingo, mas eu digo a ela que não estou com muita vontade.” Pág 85. 
Ah! Maud em determinadas situações tem diversos flashes de memória, levando ela para o passado e revelando algo perturbador em sua vida e de sua família. Quer saber o que aconteceu com Elizabeth? Não deixe de ler esse livro incrível.

7 comentários

  1. Olá,

    Sempre gostei muito desses livros de suspense, e essa trama realmente parece ser bom construída, com um enredo consistente e personagens cativantes. Confesso que já estou morrendo de curiosidade para saber o que aconteceu com a Elisabeth. Com certeza vou ler essa obra.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Não sabia do lançamento e o que posso dizer é que já estou muuuito curiosa.
    Adoreiiii a premissa. nunca li um thriller e acho que esse vai me agradar muito, achei bacana o fato da personagem saber que sua amiga está desaparecido, mas tem a dificuldade de perda de memoria, deve ser um drama heim. Quero saber onde está Elisabeth

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que livro incrível parece ser! Eu amo thrillers, ainda mais que tenha o desenvolvimento do lado mais sensível e psicológico dos personagens.
    Adoro quando a obra não dá muitas suspeitas e temos que seguir nossa intuição. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou super fã de livro policial e esse com certeza entrou para minha lista, ótima resenha: direta, sem spoiler e que aguçou a curiosidade sobre a obra.
    Abç,

    ResponderExcluir
  5. Oie
    adoro essa capa, esse título e gênero, e parece ser uma leitura muuuito legal e misteriosa, que bom que gostou tanto assim pois me deixou ainda mais curiosa e com mais expectativa hehe

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Estou bem curiosa em ler esse livro, desde que vi sobre ele no Facebook.
    A história é bem intrigante, e estou bem curiosa para esse suspense.
    Com certeza foi para a lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiii!!!

    Eu não conhecia o livro acredita??
    Gostei muito de saber que é um livro bem escrito e envolvente. Achei muito legal a forma como você se envolveu com a leitura.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir