Resenha: Jane Eyre

Título Original: Jane Eyre | Autora: Charlotte Brontë
Editora: Landmark (Ed. Bilíngue) | Ano: 2010 | Páginas: 996

Sinopse: Romance clássico ambientado na sociedade inglesa do século XIX. Jane Eyre, órfã de pai e mãe, vive com parentes que a desprezam até ser enviada para a instituição de caridade Lowood. Apesar das inúmeras privações que enfrenta na escola, a menina leva uma vida quase feliz e se torna forte e independente. Aos 18 anos, decide partir para Thornfield e trabalhar como preceptora de Adèle, pupila do irônico e arrogante Edward Rochester. Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem. Publicado originalmente em 1847, o primeiro romance de Charlotte Bronte inspirou adaptações para o cinema e a televisão.

Curiosamente, os livros de época que mais gosto ainda não tinham sido resenhados aqui no blog, então resolvi mudar isso e para começar, Jane Eyre. Uma obra que merece atenção pela sua singularidade e força de uma personagem aparentemente frágil, mas que carrega em si uma determinação comovente.

"Como a minha alma estava transtornada naquela tarde triste! Minha mente inteira estava em tumulto, e meu coração em completa revolta." p.22

Jane Eyre perdeu seus pais bem cedo e ficou aos cuidados de seu tio, que após certo tempo, também veio a falecer, assim, Jane ficou a mercê de uma tia que não lhe dedicava nem um pouco de afeto, muito menos amor. Um dia, não aguentando mais as injustiças que sofria, colocou para fora toda a sua ira e como consequência, foi mandada para Lowood, uma escola que oferecia o mínimo de conforto com um ensino bastante rígido. Em Lowood passou alguns anos até conseguir um emprego como tutora da protegida do Sr. Rochester em Thornfield.

É nesse condado que Jane conhece novos sentimentos e sela a sua vida. No início, tinha receio de não encontrar pessoas gentis, o que foi logo descartado quando conheceu a querida senhora Fairfax, com sua alma boa e sua aluna Adèle com suas manias francesas nada condizente com sua idade, e claro, Edward Rochester, que apesar de seu jeito áspero e interrogativo, soube desvendá-lo aos poucos.


Jane Eyre foi uma obra que me envolveu já nas primeiras páginas, com tanto sofrimento e desagrado, fiquei curiosa sobre o futuro que iria se desenrolar. Jane não era uma moça bonita, todos não viam beleza alguma em sua aparência pálida e o que restou, foi aceitar o seu destino. Para quem vê a obra em primeiro momento, pode ver na personagem uma jovem completamente submissa, que aceita os caprichos e grosserias alheias sem merecer, podem olhá-la também como coitada que sempre encontra algum obstaculo que a leva para longe da felicidade. Uma coisa é certa, o caminho dela não é fácil, nem um pouco, mas é na sua aparente submissão que encontramos a verdadeira personagem e nos apaixonamos por ela.

"Você é original - disse ele - e não é nem um pouco tímida. Há qualquer coisa de corajoso no seu espírito, assim como há algo de penetrante no seu olhar." p.424

Jane é uma figura singular que não se importa com os desafios, prefere muitas vezes não se rebaixar a mesquinharia alheia, pois sabe quem é e sabe o valor do seu caráter. Bastante observadora, consegue enxergar as intenções antes de acontecerem. Dessa forma, Charlotte aborda a distinção entre uma beleza vil e um coração nobre, e pela sua percepção demonstra qual é o mais importante, e isso, ela faz de maneira singular durante cada capítulo até o ápice de seu final.

"O bom senso devia resistir ao delírio; a razão devia dominar a paixão." p179

A obra também explana a posição inferior da mulher, as diferenças sociais e seus desagrados e claro, a descoberta do amor de forma avassaladora, confusa, mas não louca. Sua moral é mostrada pela criação religiosa que Jane teve durante boa parte de sua vida, onde demonstra características, de perdão e caridade. A personagem mostra também a força de uma mulher que teve um caminho cheio tragédias e seguiu firme, se manteve fiel a sua causa, mantendo a razão, sem se perder pela euforia do coração. Mostra sua dignidade em querer ser independente financeiramente, e também, a sagacidade de uma mente bem construída que não se perturbava por qualquer alteração de voz e, não se subjuga ao controle do homem.

Essa obra para mim tem tantos aspectos dignos de serem analisados e discutidos, que seria impossível colocar todas as minhas impressões nessa resenha. O que devo dizer é que ela desperta no leitor sentimentos de raiva, agonia, suspiros, alegria, compaixão, amor. É impossível não caminhar junto e torcer para que a vida de Jane seja esplendida assim como ela é. A obra é narrada em primeira pessoa, com detalhes tão vivos que nos tornamos íntimos e nos transportamos para o ambiente em um piscar de olhos. Não posso deixar de mencionar também os diálogos entre Jane e Sr. Rochester, que são realmente obras primas e testificamos o quanto Charlotte Brontë era uma excelente escritora e sabia como conduzir os sentimentos do seu leitor. Não espere romance demais, e digo que algumas vezes o drama até o supera, mas não tira o brilho da história com tantas reviravoltas que contém e te deixam motivado pela esperança.


50 comentários

  1. Eu ainda não li Jane Eyre, mas pretendo em breve. Engraçado que, mesmo gostando muito de romances, os romances clássicos ingleses me passaram batido, somente fui ler meu primeiro Jane Austen ano passado!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu sou apaixonada por livros de época e já ouvi ótimos comentários acerca dessa autora e de sua obra. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de conferir, mas espero poder fazer isso logo e sua resenha só me deixou ainda mais motivada. É interessante também justamente por trazer a tona essas questões referentes as diferenças sociais, a posição da mulher, como você mesma comentou, entre tantos outros aspectos. Por fim, só posso afirmar que adorei sua resenha!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Gosto muito de romances, mas os romances de época eu não gosto. Fico feliz em saber que você gostou da obra, creio eu que foram 996 páginas de puro encanto e lazer. Caso um dia eu resolvo sair da minha zona de conforto, eu tento ler a obra.

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Livros de época atualmente está fazendo muito sucesso, e por incrivel que pareça ainda não estou acompanhando essa moda, não li nenhum livro de época, e provavelmente foi por que ainda não consegui encontrar um que eu goste da história, mas gostei muito de Jane Eyre e a forma de como a personagem é forte, vou pesquisar mais sobre o livro pra talvez eu colocar ele na minha lista de leituras.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostei tanto da sua resenha, que parecia que todos os sentimentos que a oba expõe foram colocados a minha frente. Imagino que Jane realmente seja submissa, afinal ela nunca havia conhecido nenhuma forma de afeto, e com isso claro ela provavelmente se tornou temerosa ao conhecer as pessoas. No entanto, gostei de saber que a jovem dá a volta por cima e se permite amar e conhecer pessoas boas. Sempre tive vontade de ler esse livro e agora com a sua resenha vou correndo comprar o meu exemplar.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Infelizmente não gosto de livros de épocas e esse não me chamou a atenção. Mas achei interessante abordar fatos como a desigualdade de gênero e me parece ser uma obra bem original. Imagino que a Jane seja uma personagem bem forte para passar pelo que passou. Adorei a resenha!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Tâmara. Tudo bem por aí?

    Eu não curto muito romances, mas os de época me atraem. Eles vêm, geralmente, com lições e quebra de tabus. Gostei bastante da premissa de "Jane Eyre", ainda mais pelo fato da obra estar cheia de reviravoltas e o drama superar o romance, como você disse.

    Também gostei do fato de mostrar uma mulher forte; adoro obras com protagonistas do gênero feminino que se mostram acima de seus problemas e encontram forma de contorná-los e de, até mesmo, destruí-los. Parabéns pela resenha!

    Abraços!
    www.acampamentodaleiutra.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Nunca li nenhum livro da Jane, nunca tive curiosidade, mas depois de ler sua resenha fiquei doida para ler. Parece ser um livro rico em detalhes e pretendo ler em breve. Adorei a resenha, me deixou com gostinho de quero mais haha.
    Beijos,
    Giih Rosendo.

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Tenho muita curiosidade com esse livro, não muito com a história porque não sou muito fã de romances dramáticos, mas pela autora, eu li um livro da irmã dela a Emily Brontë, que escreveu O Morro dos Ventos Uivantes, e tenho muito carinho por esse livro, então eu gostaria de saber como é a escrita de sua irmã e se ela consegue me conquistar como a Emily conseguiu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ai meu coração, deu uma pontada de remorso aqui. Comecei esse livro tem uns 2 anos mas não consegui concluir. Uma amiga me deu certeza que eu ia mudar de opinião se persistisse mais 30 pág :/
    Eu lembro q adorava os diálogos, poucos livros tem diálogos tão bem escritos, mas as demais cenas me davam sono rsrsrs {eu sei, sou herege, me sinto assim tbm}; Mas ele ainda está na minha lista de leitura. Bom saber que vale a pena voltar a pegar ele :D

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu não conhecia essa obra, mas gostei demais da sua resenha. espero conseguir lê-lo em breve.
    beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Sou fã de um bom livro de época. Eu vi que a personagem é bastante forte pelos acontecimentos que ouve na sua vida. Eu realmente quero ler esse livro, pois parece ter uma história que podemos aprecia-la. Gostei da tua resenha, pois entendi muito bem a mensagem que você quis passar. Sucesso sempre!

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  13. Olá Tâmara,
    Ainda não li essa obra e confesso que tinha certo receio dela, pois sempre me pareceu uma leitura cansativa e esgotante. Acho que estava enganada, uma vez que estou convencida a comprar esse livro e começar a ler agora.
    Gostei muito de conhecer um pouco da história de Jane que parece ser uma personagem extremamente bem construída e que parece envolver o leitor de uma forma magnífica.
    Amei sua resenha, perfeita.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Olá, um dos clássicos que eu mais tenho vontade de ler é Jane Eyre, mas não sabia do que ele se tratava exatamente e sua ótima resenha me deu uma luz, adoro quando as mulheres são diferentes do que é imposto em sua época, e achei que irei adorar a obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu sou fã de romances de época mas romances históricos eu gosto ainda mais por todo o seu conteúdo. Eu ainda não conhecia esse e sua resenha me deixou completamente curiosa e eu gostei muito da proposta da obra. Só não gostei muito da capa mas isso é só um pequeno detalhe.

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Nossa, li esse livro há tanto tempo e sua resenha foi uma agradável lembrança.
    Adoro clássicos e de época.parabens pela resenha
    Bj

    ResponderExcluir
  17. Tenho muita curiosidade para ler este livro e sua resenha multiplicou essa curiosidade. Fiquei pensando em todos os pontos de reflexão que você falou que o livro tem, sobretudo, no papel da mulher em seu meio. Acredito que seja uma leitura que agregue muito e espero poder faze-la em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, é muito bom quando uma obra nos desperta tantas emoções assim como as que mencionou que sentiu durante a leitura. Fico feliz por você. Infelizmente roamver de época nao é um gênero que me atraia muito mas com toda a certeza vou indicar essa obra para uma amiga apaixonada pelo gênero.
    BJ

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Jane Eyre é um dos meus favoritos e uma das minhas personagens mais queridas. Não tem como não se envolver e se encantar por Jane Eyre.
    Realmente se fosse falar de todo sentimento que a história desperta em nós seria preciso muitas linhas.
    Maravilhoso!
    Adorei sua resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Tammy!!

    Muito boa a sua resenha! Esse é um livro que quero muito ler! Também gosto de livros antigos, principalmente Jane Austen! Já leu algum dela? Parabéns pelo blog! Sempre lindo e com ótimas postagens!

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li vários da Jane também, Mi. Se não me engano só tem resenha de Mansfield Park aqui no blog. Mas pretendo mudar isso em breve.
      Bjim!

      Excluir
  21. Ola Tamara lindona amei a premissa do livro, afinal amo romances de época e o que mais me chamou atenção foi a protagonista não desistir mesmo com tantas dificuldades, o fato da posição da mulher nessa época ser menosprezada em muitos fatores sempre nos da uma visão melhor sobre como evoluímos nessa questão. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda nao tive a oportunidade de ler o livro, mas gostei muito do filme. Charlotte Brontë tem uma mente incrivel e tenho certeza que sua escrita eh fabulosa, por isso esse livro ja esta ha algum tempo na minha lista de desejos. Amei a resenha.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  23. Hey, tudo bom???
    Não tinha conhecimento do livro apesar de já conhecer as irmãs Brontë, esse livro com certeza acabou de entrar na minha lista de desejos. Sua resenha passou acredito eu, uma imagem de livro intenso, daqueles que fica na cabeça durante dias. Amei mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro mas nao acho que lerei, porque nao fa la muito o meu genero! :) MAs que bom que gostaste! :)

    Achei bom que tenah despertado tantos sentimentos assim (e tao contraditorios) durante a leitura... Ah! E tenho problema com livro demasiado grandes!! ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  25. Olá! Linda sua resenha, parabéns! Amei a premissa do livro, gosto de histórias assim, do ambiente e personalidade dos personagens. Fiquei totalmente interessada em conhece-lo. Beijos!


    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Fiquei muito curiosa com esse livro, porque nunca tinha visto um 'romance de época' tão diferente como esse.
    Adorei o fato da personagem sofrer, eu adoro uma sofrencia, e acho que isso só fortalece ainda mais a protagnista.
    Achei diferente ela ser mais feia, e o livro mostrar isso e mostrar essa diferença da vida da elite e das pessoas nomais é mto bacana

    ResponderExcluir
  27. Oiii, tudo bem?
    Menina eu sou completamente apaixonada em ler livros que são de épocas, mas não quando possuem um romance, realmente acho meio chato e forçado. Leria apenas por curiosidade diante da sua opinião e saber o que acontecia naquela época.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Eu amo literatura clássica, mas ainda não li esse livro, e pra piorar eu acho que tenho uma edição antiga dele por aqui. É daqueles mistérios, sabe. Você quer ler, mas por algum motivo o livro sempre volta pra fila. Não sou fã de narrativas em primeira pessoa, mas da maneira como você diz que a autora conduz a história, parece estar perfeita. Amei seu post, suas colocações foram muito boas, e o melhor, fez eu lembrar que quero ler esse livro.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Eu amei a sua resenha, bem detalhada e com muitas características do livro. Eu já conhecia a autora Charlotte, mas nunca tinha lido nenhum dos seus livros.
    Para mim o livro não era de um Romance, mas sim de uma história de Época que é bem melancólica, e que tem um pouco de romance.

    Adorei oa quotes do livro, e não sabia que tinha um filme baseado no livro, muito obrigada ♡ Vou assistir.

    XoXo, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tem também uma série da BBC que vale a pena ver. Fica a dica.
      Bjim!

      Excluir
  30. Sou louco pra ler alguma obra das irmãs Brontë. Jane Eyre é realmente um clássico que tenho muita vontade de ler. Adorei sua resenha, parabéns!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?


    Definitivamente estou louca para ler esta obra, apesar de aparentar ser um pouco densa. Romances de época conseguem trazer a tona sentimentos singulares que fazem com que qualquer um se apaixone. Espero o quanto antes poder adquirir Jane Eyre.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Gosto muito de livros de época e sempre vejo as pessoas falando muito bem desse livro. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer a obra, mas a personagem me parece bem cativante, além de ser alguém que sabe o valor de seu caráter.
    É ótimo saber que a obra desperta variadas emoções no leitor. Tô curiosa sobre a escrita e o desenrolar da trama.
    Adorei a resenha e espero ter oportunidade de conferir o livro em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Oie
    que legal ler uma resenha sobre o livro, eu quero muito ler mais clássicos e esse está na lista mas não sei quando irei arriscar, sua resenha me deixou curiosa e com mais vontade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá.
    Genteeeeee, eu assisti o filme ano passado e ameiiiii o filme e fiquei sabendo que ele foi inspirado no livro, mas eu não imaginava que o livro tem 996 páginas MDS é muuuuuita coisa, não sei se leria, mas confesso que sua resenha me deixou curiosa.
    ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma edição bilíngue. Então levando isso em consideração, a parte em português é praticamente e metade dessa numeração de páginas. Mas a história nos envolve tanto que nem notamos.
      Bjim!

      Excluir
  35. Oi! Tudo bem?!

    Eu tenho muita curiosidade a respeito dessa obra, mas, confesso que tenho certa preguiça de dar o pontapé inicial para concretizar a leitura. O motivo não sei bem explicar qual é, rsrs. Depois de ler sua resenha, fiquei um pouco mais motivada. Acredito se tratar de uma leitura incrível, visto que a trama desenvolve tantas emoções no leitor! Além disso, Jane parece ser uma personagem muito forte e bem construída.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  36. Hey, Tâmara!

    Ah, como é lindo quando a gente encontra outra pessoa que gostou do nosso livro favorito! rsrs
    Jane Eyre é uma obra fantástica! Já li há algum tempo e sempre dou uma folheada ou outra pra lembrar da história. <3
    Esse livro divide o primeiro lugar de favorito com "O morro dos ventos uivantes" no meu coração.
    Por mim, todo mundo leria! *-*

    Amei sua resenha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  37. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que confessar que não sou uma leitora assídua de romances de época, pois em sua grande maioria as mocinhas são submissas e sem voz. Mas pelo que li da sua resenha, Jane sabe o seu valor e não abaixa a cabeça. Eu fiquei curiosa a respeito da historia, e vou procurar o filme e caso gostei irei comprar o livro.

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?
    Sabe que eu amo romances de época, mas devo confessar que clássicos não me deixam curiosa. Apesar que pela sua resenha esse livro me transmitiu uma história muito boa e que trás uma mensagem bacana. Espero um dia ter uma oportunidade para ler essa obra e quem sabe eu goste né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  39. oie!
    Eu conheço a história pela adaptação que assisti, mas ainda não li o livro. Confesso que gostei das duas adaptações que assisti, principalmente da BBC que achei mais completa. Quanto ao livro, preciso assistir para conhecer mais.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  40. Ameeeeei tua resenha, me prendeu de um jeito que me deixou super afim de ler o livro e assistir o filme. Preciso ler mais clássicos assim.
    Bjo

    ResponderExcluir
  41. Conhecia o livro pelo título e sua fama, mas é a primeira vez que eu paro para ler uma resenha da obra. Acho que a leitura deve ser fascinante e seu jeito de comentar a obra me deixou com aquela sensação de que preciso arrumar um tempinho e dar uma chance à obra. Estou começando agora a leitura de romances de época - e confesso que ainda prefiro os mais novos, mas acho que esse livro seria uma ótima oportunidade de ampliar meus gostos :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  42. Nossa

    Amei a sua resenha!
    Acredita que, ainda que seja um clássico, eu não conhecia?

    E adorei a premissa! e tem filme?
    Também não conhecia, nossa, onde eu ando????

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Oi, Tammy. Td bem? Então, sou uma pessoa louca de vontade de ler esse tipo de clássicos, principalmente Jane Eyre, mas sempre acabo passando outros na frente. Mas, tenho esse em ebook e espero poder ler logo. E que bom que tu falou sobre a parte da submissão dela, li outras resenhas e fiquei com meso que eu não fosse gostar da protagonista.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  44. Parece muito legal, principalmente qdo retrata os momentos sociais, culturais no contexto da história, nos enriquece.
    Gostei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi. Tenho vontade de ler esse livro não é de hoje. Já assisti ao filme e gostei. Achei bem legal. Ainda não sei quando vou pode ler o livro, mas acho que será em breve.

    ResponderExcluir
  46. primeiro: acho a atriz do gif muito fofa, ela sempre passa emoção kkkk.
    Eu nunca li romances de época, sempre tive um pré conceito sobre eles q me impede de ler, mas sei la, to mundando essa visão com o tempo e vendo q alguns trazem temas bem pertinentes

    ResponderExcluir
  47. Li Jane Eyre três vezes e ainda não consegui decidir se gosto ou não do livro. A protagonista me irrita, confesso, mas a história em si tem seus pontos positivos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir