Resenha: Welcome to Copacabana e outras histórias

Título: Welcome to Copacabana e outras histórias 
Autor: Edney Silvestre 
Editora: Record 
Páginas: 352 
Ano Lançamento: 2016 
Sinopse: Escritor premiado e de sólida carreira literária, Edney Silvestre estreia no gênero conto com uma mistura envolvente de narrativas curtas com personagens marcantes e cheios de subjetividade. O livro começa no mais turístico bairro da cidade, passando pelo subúrbio, por suas misérias, por países como França e Itália, até chegar a outra galáxia – e então retornar a Copacabana, onde tudo parece mesmo se misturar, do começo ao fim. Quase como um fotógrafo, Edney passa-nos a impressão de que os seus personagens existem. Sem esconder a proximidade que sente em relação às suas criaturas, é como se cada história reinaugurasse a cumplicidade estabelecida entre o autor e os seus personagens. De forma tão original, sincera e envolvente que passamos a ser cúmplices também. 

Análise: 

Edney Silvestre em mais um livro que permeia o cenário da nossa cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, em contos bem escritos e envolventes. Um autor premiado e consagrado na literatura brasileira nos presenteia com esse delicioso livro.
 “O som se aproximava. Ainda não via. Não haveria tempo para as manchas sumirem. Pág 107.” 
Alguns contos, o autor acaba voltando e dando um ponto final em determinadas situações, uma das coisas que destaco, são os personagens, cada indivíduo do livro possui suas peculiaridades, jeitos e trejeitos, pessoas comuns e marcantes que vão agradar os leitores.
 “Deve ser uma roupa atemporal, sem nenhum detalhe de moda contemporânea. Pág 143.” 
O autor mostrou o seu talento notável ao escrever diversos contos, ele utiliza uma linguagem bem descontraída e até mesmo desbocada e engraçada, uma leitura do qual agradará todo tipo de leitor. Na rede social Skoob o livro recebeu avaliação de 4.7.
 “Apenas um dos abajures ao lado da cama estava aceso. Uma mulher sentava-se muito ereta na cadeira junto à escrivaninha. Pág 215.” 
Essa obra é um super lançamento da Editora Record, que por sinal é nossa parceira. Um livro com excelente diagramação, bons espaçamentos e tamanho das fontes muito bem adequadas para uma boa leitura, dispensa comentários a imagem da capa, simplesmente inspirador.


19 comentários

  1. Nao curto mt livros com contos, mas achei essa capa mt doida... ate virei a cabeça pra entende-la... que demais. Nao eh meu tipo de leitura, mas fico feliz que tenha gostado tanto.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oie, gostei do título da obra, achei ele curioso e chama atenção.
    Não conheço a narrativa do autor, mas por ser contos já fico com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Eu adoro livros de contos, apesar que alguns deixam uma vontade de quero mais.
    Esse eu ainda não conhecia mas adorei, fiquei curiosa com a escrita do autor, gostei também do cenário ser o Rio de Janeiro e a capa é lindíssima!

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    O nome Edney Silvestre já me chamou a atenção, sei que ele é bem aclamado, mas ainda não cobsegui ler nada dele. Infelizmente não consegui me atrair pelos contos, mas me fez ir stras de outras obras do autor

    ResponderExcluir
  5. Nunca li nada dele, e o conheço muito pouco como repórter também por quase não assistir tv. Não sou uma das maiores fãs do RJ, já fui pra lá e não tive experiências nem um pouco agradáveis. Por isso não consigo ver esse lado bacana que você cita. Mas gosto muito de contos, e seria uma boa oportunidade pra conhecer um pouco a escrita dele.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Não sou muito fã de contos mas esses parecem ser bem interessantes, ainda mais pelo autor ser um jornalista renomado. A capa também esta linda.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia mas fiquei bem empolgado! Não sou acostumado a ler contos, mas quando leio acabo gostando =D
    ótima resenha! Vou anotar a dica.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Quase pedi esse livro Welcome to Copacabana e outras histórias pra editora.
    Achei a capa linda e a sinopse ja tinha me ganhado.
    Vou ver se depois eu adquiro o livro, acho que vou me encantar pelos contos.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oiii Rafael, tudo bem?
    Por mais que sua resenha tenha ficado muito boa, pularei a dica da vez, a obra não despertou nenhum pouquinho minha atenção.
    Beijinhos <3

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tenho sorte com livros de contos, sempre acabo gostando só de um conto ou dois, mas esse me chamou muita atenção pelo nome e pela sua resenha, talvez dê uma chance a ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    O livro realmente possui uma premissa diferenciada, principalmente por se passar também em Copacabana o que é bem intrigante. Espero um dia dar uma chance para essa obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Confesso que não gosto muito de livro de contos, e não sei se faria a leitura do livro. Não que o tema não seja interessante, apenas que sempre fico com aquela sensação de que algo está faltando nos contos. Vou deixar para outro momento.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Nunca li nada do Edney Silvestre, mas tenho muita curiosidade de conhecer o lado autor dele.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Nunca li nada do autor, mas achei a capa linda e a premissa é bem interessante. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Conheço a escrita do Edney e o cara é bom na escrita, além de ser um jornalista competente! Adoro contos, então a resenha veio na hora certa. Vou anotar na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  16. uau!!!

    que capa é essa gente!!! muito linda!

    eu não costumo ler contos, mas sabe que esse eu provavelmente leria por causa dessa capa????

    ótima indicação!!!

    abraços!

    ResponderExcluir
  17. Oi..
    Acho que já vi esse livro pelo instagram, mas nunca me interessei muito..
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rafael. Esta é a segunda resenha que leio desse livro e só vejo bons comentários. A capa é lindíssima e apesar de não ser chegada em contos, eu tenho ficado cada vez mais curiosa com os esses do Edney.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oie
    muito legal sua resenha, não sou fã desse gênero mas confesso que me despertou curiosidade depois da sua resenha, bem legal a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir