Resenha: I'm Your Man: A vida de Leonard Cohen
Título Original: I'm Your Man: The life of Leonard Cohen
Autora: Sylvie Simmons
Editora: BestSeller
Páginas: 504
Ano Lançamento: 2016
Sinopse: O talento de Leonard Cohen é público e notório, ninguém duvida disso. No entanto, a vida pessoal do gênio por trás de canções como Hallellujah, Suzanne e Bird on the Wire ainda é uma incógnita para grande parte do público. A jornalista Sylvie Simmons se propôs a investigar a fundo a carreira de Cohen, apontando o trajeto percorrido por ele desde a infância no Québec até a ascensão ao status de ícone da música e da poesia contemporâneas. Ao expor a intimidade fascinante do artista canadense, Simmons não apenas sacia a curiosidade dos fãs, mas revela a singularidade de uma das mentes mais brilhantes de nossa época. Nessas páginas, o leitor será capaz de contemplar de uma perspectiva privilegiada a espiritualidade ímpar de um homem que questionou e sentiu todos os mistérios da existência humana com entrega e paixão.
Análise:
Leonard Cohen é o artista mais completo, um grande cantor e um talento ímpar na literatura, não é apenas uma biografia e sim uma jornada minuciosa na vida de Cohen e de sua família.
“Ele não abandonou aquela canção até ela estar finalizada. Essas duas canções eram a cola de que precisávamos para unir tudo.” Pág 141.
No inicio, pensei que fosse uma leitura difícil e arrasta, mas confesso que esse livro possui uma leitura bem fluida, até mesmo com ares de um romance bem estruturado do qual a autora buscou passar no livro.
“Naquele momento, Leonard era o showman perfeito, parecendo estar totalmente no controle tanto da espontaneidade quanto do artifício.” Pág 215.
Sendo uma biografia, lemos os diversos relatos das pessoas que são muito próximos do cantor e poeta, e claro, vários depoimentos do próprio Cohen, de uma família abastada, Leonard passa sua juventude tendo do bom e do melhor, logo no início da sua infância ele já percebe sua vocação para artes.
O livro é um super lançamento da Editora BestSeller, selo do Grupo Editorial Record, que é nossa editora parceira. A obra tem uma boa diagramação, bons espaçamentos e o tamanho da fonte são bem adequados para uma boa leitura. Ah! O livro conta com várias imagens do cantor e compositor, desde sua juventude até os dias atuais.
“Perdi o controle da minha família, do meu trabalho e da minha vida. Foi um período, muito, muito sombrio, admite Leonard.” Pág 275.
Uma dica importante! Leia o livro e logo em seguida de um play nas músicas do Leonard Cohen, são fantásticas!
O título “I'm Your Man” faz referencia ao oitavo álbum do cantor, lançado em 1998 e sendo um dos seus maiores sucessos. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 4.7.
13 comentários
Taí uma biografia que, se eu gostasse do estilo, leria.
ResponderExcluirInfelizmente, eu e biografias não nos damos muito bem. Não tenho muita paciência nem para revista de fofoca, que é coisa curtinha.
Ooi! Tudo bem?
ResponderExcluirEu não sei se conheço o cantor, mas mesmo sendo uma biografia, não sei se a leitura iria fluir. Não é bem o que procuro no momento, e também não sou de ler biografias de cantores, sabe? Mas, ótima resenha!
Abraços e boas leituras!
Olá Rafael,
ResponderExcluirAdoro Hallellujah, é uma das músicas mais lindas que já ouvi,as sabe que nunca tive curiosidade de conhecer o autor, num sei, acho que porque comecei a ler biografias muito recentemente, e realmente ainda não me acostumei a elas, então acho que por enquanto vou passar a dica, mas vou deixar em aberto, que sabe no futuro.
www.poyozodance.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirAdoro biografias, principalmente qdo são de músicos. E Leonard Cohen não é só músico, então torna tudo ainda mais interessante. E as músicas deles são clássicas :D
bjs
Oiii Rafael, tudo bem?
ResponderExcluirEu sou completamente louca para ler essa obra, desde o lançamento, acho que seria um livro épico na minha estante em relação a biografia.
Beijinhos
Oii,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e nem sobre o autor citado na biografia. Na verdade não sou muito fã de biografias, mas tem algumas que são bem interessantes e essa parece ser uma.
Beijos
Oi,
ResponderExcluirInfelizmente não curto "biografias", mas curti conhecer um pouco do livro e da vida do autor através da resenha :D
Bjs!
Fadas Literárias
Oi, Rafael
ResponderExcluirEu confesso que não sou muito inteirada ao que diz respeito ao poeta, e imaginaria uma leitura arrastada também. Mas fiquei feliz em saber que a leitura é fluída e que você gostou muito. Já li biografias que amei. Gostei muito da dica.
Blog Livros, vamos devorá-los
Eu gosto muito de biografias mas dessa eu não curti. Para quem é fã, com certeza vai gostar de saber um pouco mais, mas esse não é o meu caso.
ResponderExcluirNão costumo ler biografia, apenas de pessoas de quem eu gosto muito, e como eu não conhecia esse cantor, acho que essa não vou ler.
ResponderExcluirMas para os fãs acho que será uma ótima leitura!
Beijo
Oi Rafael...
ResponderExcluirCurti muito a sua resenha e de fato o livro me parece ser realmente interessante, mas infelizmente ele não faz o meu estilo :/
Tenho um sério problemas com biografias.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Não conheço ele hahaha, eu sou meio alienada do mundo as vezes. A única biografia que já li na vida foi da Stephenie Meyer. E admiro quem gosta desse gênero, porque eu quase dormi.
ResponderExcluirA vida dele parece ser interessante mesmo. To admirada de ele ser bom em tudo!
Beijo, Mari Scotti
Oie
ResponderExcluiruau que bom que gostou tanto da leitura, parece ser um livro mega interessante ainda mais para fãs hahaha não sou de ler esse tipo de livro mas mesmo assim boa dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/