Resenha: Depois de você (Como eu era antes de você #2)

Título Original: After You | Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca | Ano: 2016 | Páginas: 320

Sinopse: Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

É impossível não gerar expectativas ao iniciar a continuação de um livro que simplesmente mexeu com as suas estruturas, a curiosidade em saber como Louisa Clark seguiu em frente era inquestionável, e de alguma maneira, acompanhar seus passos durante essa fase, também confortou o meu coração.

"Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?"

Lou vive a sua vida como o prometido, ou pelo menos tenta. Viagens, lugares novos, novas sensações e histórias, mas isso não é o suficiente para realmente seguir em frente. Por todos os cantos pelo qual já passou, nenhum deles estava no potencial de ser o seu novo lar, até seu antigo lar estava fora de cogitação. Ela se encontra sem perspectivas, seguindo um dia após o outro, imaginando que no hoje ela está melhor que no dia anterior.

Em uma noite como tantas outras que vagava pela beirada do terraço do apartamento em que morava, Lou despenca e tem diversas fraturas pelo corpo. Seus pais preocupados com a notícia  e desconfiando que a filha talvez tenha se atirado, decidem que é hora de Lou voltar para casa depois desses 18 meses. Sua cidade ainda não esqueceu as noticias referente a família Traynor e nem da sua participação nesse assunto polêmico, e por mais que queira pensar que voltou ao seu lar, ela sabe que não será assim.

"De que maneira eu poderia relatar que aqueles poucos meses haviam mudado a forma como eu me sentia em relação a tudo? Que ele modificara tão completamente meu mundo que nada mais fazia sentido sem ele?"

Após sua recuperação, Lou decide voltar para Londres com a condição de frequentar um grupo de apoio para ajudá-la a passar por essa perda e finalmente seguir em frente. Ao sair de um desses encontros Lou reencontra Sam, o paramédico que lhe socorreu no dia do acidente e os dois começam a se aproximar. Lou aos poucos foi colocando a sua vida ao normal, voltou para o Pub onde trabalhava, ia para as reuniões nas segundas e passou a ir conhecendo mais Sam. Até que aparece em sua porta, como um furacão, uma pessoa do passado de Will, a fazendo ficar em choque e criar um novo direcionamento em sua vida.


Depois de Você traz claramente a situação do luto, em tentar seguir, superar e voltar a viver mas sem esquecer da pessoa especial que passou por sua vida. Lou está completamente deprimida, a beira de uma depressão, por mais que negue admitir. Tenho que dizer que vê-la dessa maneira me acabou, uma Louisa completamente diferente da que observamos anteriormente, mas como julgar? Basta se colocar no lugar para entender o seu sofrimento. É interessante passar por esse ciclo observando não somente as suas ações, mas a de outros personagens que também passaram por isso, inclusive os pais de Will. São várias visões e pontos de vista que nos mostram como cada um vive o luto, mas também sua luta em não viver superficialmente.

"Às vezes eu tinha a sensação de que todos nós estávamos no mesmo mar de sofrimento, relutando em admitir para os outros até que ponto estávamos apenas acenando ou já nos afogando."

A pessoa que aparece do passado do Will é de surpreender, e traz a oportunidade de conhecer mais sobre a sua vida. Sam é um personagem a parte, ele é o gatilho final para que Lou realmente saia de seu casulo e enxergue que existe mais. Apesar de todo o ambiente de dor, Depois de Você também proporciona risadas, e situações de tirar o leitor do sério. Não é um livro arrebatador como o seu antecessor, mas comove à sua maneira e acabamos torcendo por todos os personagens inseridos nele, o que demonstra que Jojo Moyes soube o que iria fazer no momento em que pensou na continuação, fazendo uma obra complementar para deixar o leitor com a quela sensação de que realmente agora chegou ao fim,. Afinal, não foi só a Lou que viveu esse período terrível, mas todos os que acompanharam de olhos vidrados todo a trajetória dos personagens.

Para aqueles que se encantaram com Como eu era antes de Você, Depois de Você é indispensável. Doce e sofrível a sua maneira, nos prende da mesma forma. E não esqueçam de comparecerem ao Cinema a partir do dia 16 de junho para ver Como eu era antes de Você acompanhada de uma caixa de lenços.


20 comentários

  1. Oi Tâmara, é mesmo impossível nao ter expectativas sobre essa leitura né? Confesso que fiquei com certo receio, mas por fim adorei essa sequência. Eu também acho que essa leitura é indispensável, ainda mais para quem curtiu a leitura de Como eu era antes de você. Tô ansiosa pelo filme.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não li Como Era Antes de Você ainda, apesar de já saber qual e o que acontece com a história. Acredito que deva ser uma leitura indispensável mesmo, já vou ler logo depois que ler Como Eu Era Antes de Você. Adorei suas considerações e quero saber quem é essa pessoa do passado de Will.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. OOI :)
    Estou surtando pro dia 16 chegar logo, não consigo mais aguentar! Eu fui uma dessas pessoas terrivelmente afetadas por Como Eu Era Antes de Você e não posso negar meu amor por esse livro!
    Porém, eu ainda não tive coragem de ler Depois de Você. Achei sua resenha incrível e gosto de saber que esse livro tenha continuado o sentimento de luto deixado no final do primeiro. Realmente, a Jojo Moyes tem uma escrita incrível que nos faz passar por todos os dramas dos personagens. Porém, não sei se estou pronta pra encarar essa realidade de uma Lou sem o Will haha quem sabe depois do filme?
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Tamara,
    confesso que li a sua resenha bem superficialmente mesmo, pois ainda não li o livro anterior e consegui ficar livres de espoilers mais complexos dele até agora. Quero muito fazer a leitura dele antes do lançamento do filme e estou cheia de expectativas, espero curtir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tâmara

    Eu comprei esse livro em abril, mas aimda não li. Quero ler somente após o filme, pois não quero mudar a imagem que tenho da Lou, e sinto que isso vai acontecer com essa leitura.
    Para mim, essa continuação não era necessária. Após a leitura da carta eu já conseguia imaginar uma nova Lou!
    Eu estou bem curiosa para saber quem é a pessoa do passado de Will que aparece!!!
    E já tenho implicância com esse Sam! Hahahah

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. O Tamara, o primeiro livro é um dos meus favoritos da vida, e carrego Lou e Will com muito carinho dentro do meu coração. Por isso, ainda estou receosa de ler esta continuação, porque julgo desnecessário. Porem, os comentários e as considerações positivas que já ouvi, me deixam mais curiosa a cada dia. Você citar que este livro aqui é indispensável, me faz querer me jogar no livro, agora mesmo!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola Tamara menina acredita que ainda não li o primeiro livro acho que não estou preparada ainda rsss, mas pretendo me acabar de chorar no cinema. Espero depois poder ler esse livro e acompanhar a vida da protagonista e todo seu recomeço sem Will. amei a resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Tâmara,
    Esse livro me marcou muito. De uma forma que nem sei explicar, rs.
    Gostei muito da sua opinião e acho que você soube passar muito bem o que o livro representa. Cada pessoa lida com o luto da sua forma e isso é bom, acho bom lermos livros assim pois podemos refletir sobre o que faríamos nesse momento.
    Lou é uma personagem marcante e esse livro me ganhou, até quero reler.
    Mal posso esperar para estrear nos cinemas!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Eu estou muito ansiosa para ler "Como eu era antes de você" e por essa continuação também! A cada resenha que leio, me conquista mais. Fico triste pela Lou estar nesse estado a beira de uma depressão e estou ansiosa para saber o desfecho. Adorei a resenha!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu ainda não li o primeiro livro da Jojo, e confesso que estou bem curiosa, uma pena que não vou conseguir ler antes do filme, pois estou completamente sem tempo.
    Mas fico feliz que a autora tenha criado uma história para mostrar como a protagonista seguiu sua vida sem o Will, e que você tenha gostado da história.
    Assim que ver o filme vou ler os livros, espero não me decepcionar

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não tive coragem de ler esse livro. Acho que vou sofrer muito com a Lou, rs. Mas quero ler, ainda não desisti da leitura, pois gosto bastante da narrativa da Jojo Moyes, e o livro anterior é um dos melhores que jp ali.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu já li "Como eu era antes de você" e achei que foi um livro lindo, mas não achei tuuudo isso, sabe? Não sei se foi por criar expectativas demais, sei lá... de qualquer forma, eu quero muito ler esse segundo livro, quero saber como Lou lidou com a perda e quem é essa pessoa misteriosa do passado de Will que voltou.
    Acho, sinceramente, que vou gostar mais do filme que do livro que li, rs.
    Adorei sua resenha e espero gostar tanto dessa continuação quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oie! Primeiro quero dizer qud achei seu blog uma graça ainda makz porque sou apaixonada por corujas!
    Eu li sua resenha meio por cima pois ainda não li nem o primeiro livro. E depois de tanta gente falar me convenceram a ler. Eu comprei mas ainda não chegaram em casa. Espero gostar também.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Oiee, tudo bem? Eu li Como eu era antes de você semana passada e ameeei demais! Agora depois da sua resenha fiquei ansiosíssima para ler esse e continuar acompanhando a Lou, pois gosto demais da personagem! Fora que amo livros que tratam de luto, perdas etc. Parece bem sofrível mesmo hehehe. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Tamara, tudo bem?

    Vem aqui pra eu te dar um abraço forte. Concordo plenamente com tudo o que você disse sobre o livro. Eu também já li ele e até fiz uma resenha no meu blog sobre, e assim como você achei que foi super necessário. A Lou não podia ficar a ver navios daquele jeito, tadinha. Ela é uma personagem tão incrível que merecia muito uma história nova com um desfecho mais feliz e cheio de oportunidades, coisa que Will tanto queria para ela. Achei que "Depois de você" alcançou com louvor esse objetivo.

    Parabéns pela resenha.
    Grande beijo!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Fiquei feliz em saber que a autora escreveu essa obra atendendo aos fãs...
    Eu ainda não li nenhum dos livros e não pretendo fazer por causa do número de spoiler que recebi. Vou deixar para mais para frente.
    Maas gostei muito da sua resenha e da forma como vc contou sobre o livro.
    Espero que o filme seja tão lindo quanto o trailer mostra .

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Eu não li o livro e nem tenho vontade, mas, queria saber os SPOILERs de como acaba, eu queria muito que Lou encontrasse felicidade depois do luto, mas, sozinha. Parece que a mulher não pode ser feliz solteira hahaja. Mas, tudo bem, final bonitinho tem casal. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá, acho que sou a única pessoa da Terra que não leu esses livros ainda ahahaha, nem preciso dizer que morro de vontade, ainda mais com o filme do primeiro que está vindo. Sua resenha está ótima e muito bem estruturada, meus parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/?m=1

    ResponderExcluir
  19. Olá, Thamara!

    Ainda não li "Como eu era antes de você" mas estou louca para le-lo e sua continuação também. Com a sua resenha minha expectativa só aumento. Li muitas criticas negativas e positivas sobre o livro em questão. Mas as negativas não me desanimaram. Adorei a resenha, bem construída e fluida.
    bjs Bella

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante de "Como Eu Era Antes de Você" e estou com um baita receio de ler essa obra apenas por conta do acidente da Lou, que eu imagino que daria para contar a história devida do luto dela, sem ter uma quase morte. Fico doida de curiosidade quando mencionam de alguém do passado do Will, pois já imagino uma presença bem marcante na história.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir