[Descomplicando] Chegou a vez dos contos!


"Um conto é uma narrativa curta. Não faz rodeios: vai direto ao assunto. 
No conto tudo importa: cada palavra é uma pista. Em uma descrição, informações valiosas; cada adjetivo é insubstituível; cada vírgula, cada ponto, cada espaço – tudo está cheio de significado." [...] 
(André Fiorussi, In: Antônio de Alcântara Machado et alii. De conto em conto. São Paulo; Ática, 2003. p. 103) 

A partir daqui explicarei passo a passo cada "item" (demarcação) que deve conter um conto. Eu particularmente sempre tive muita dificuldade em escrever um conto, pois na verdade o conto (como muita gente acha) não é só inventar uma história, mas é necessário construir as "peças" para compor um bom conto.

Esses itens são: Enredo, apresentação, conflito, desenvolvimento (personagens), tempo, espaço, climax, e desfecho.

Post a post falaremos um pouquinho de cada um desses itens para nos ajudar a desenvolver um bom texto.

Enredo – O enredo é a história propriamente dita, e ela deve ser organizada (os fatos) s de acordo com uma sequência lógica de acontecimentos. (por isso é uma dica boa você enumerar esses itens, tipo: 1. enredo, 2. apresentação... como se fossem perguntas ir respondendo o que será cada item) 

Quando falo dessa lógica, estou falando o seguinte: por mais louca que seja a sua história tem que ter nexo dentro da loucura saca?!
Mesmo em se tratando de fatos ficcionais (inventados), tem que ter coerência, com o intuito de dar condições do leitor entender de que os fatos, dado no contexto, realmente são possíveis de acontecer (Dentro da lógica da história).

Ou seja, o enredo é composto de determinados elementos que dão credibilidade, fazendo com que se instaure um clima de envolvimento entre leitor/narrador para que a finalidade da escrita seja realmente concretizada. 



Mariane Helena.

Nenhum comentário :

Postar um comentário