Resenha: Toda poesia de Augusto dos Anjos

Título: Toda poesia de Augusto dos Anjos 
Autor: Augusto dos Anjos 
Editora: José Olympio 
Ano Lançamento: 2016 
Páginas: 320 
Sinopse: Incompreendido e não reconhecido em vida, Augusto dos Anjos (1884-1914) ganha sua mais completa antologia. Em Toda poesia de Augusto dos Anjos, prefaciada por ensaio crítico de Ferreira Gullar, encontram-se os poemas de Eu, único livro publicado em vida pelo autor, e trabalhos até então inéditos. Frequentemente apontado com um dos escritores que influenciaram o Movimento Modernista, Augusto dos Anjos ficou conhecido pelos versos ácidos e fortes, comparados a de ícones como Edgar Allan Poe e Charles Baudelaire. Tais características estão presentes em toda a sua obra, como o leitor pode comprovar nesta compilação definitiva. Além dos 58 poemas de Eu, o leitor poderá apreciar verdadeiros achados inéditos. Alguns deles, como A caridade, que encerra o livro, foram escritos poucos meses antes de o autor morrer. Apesar de terem sido escritos há quase um século, os versos de Augusto dos Anjos mostram-se atuais. Sem dúvida, uma obra de importância ímpar.

 Análise: 

Tudo em um único livro, Augusto dos Anjos com suas poesias únicas e com uma entonação fria e direta, do qual muitos o consideram um dos grandes nomes da poesia nacional. 

Conhecia um pouco sobre Augusto dos Anjos, mas isso foi no ensino médio. Com essa obra lançada pela editora José Olympio do qual faz parte do catálogo do Grupo Editorial Record, pude conhecer ainda mais esse grande poeta. 
“Prova desta maneira ao mundo odiento pelas grandes razões do sentimento. Pág 90.” 
O livro dispensa comentários, logo no início, temos um estudo crítico feito pelo Ferreira Gullar, ou seja, um gênio da poesia falando de outro gênio da poesia. Augusto dos Anjos, possuí uma escrita bem complexa, exigindo uma atenção do leitor. São poesias marcantes e muita das vezes tendo aspectos ao pessimismo, desânimo e até mesmo com a morte. 
 “ Dissolva-se portanto, minha vida igualmente a uma célula caída. Pág 118.” 
A obra foi muito bem editada, gostei do tamanho da fonte e trazendo bons espaçamentos, páginas são brancas e de ótima qualidade. Tudo que você precisa saber sobre esse grande poeta que foi Augusto dos Anjos você encontra neste incrível livro que reúne todas suas poesias. Na rede social Skoob, o livro recebeu nota de 4.6


Nenhum comentário :

Postar um comentário