Resenha: Primeiros contos de Truman Capote
Título: Primeiros contos de Truman Capote
Título Original: The early stories of Truman Capote
Autor: Truman Capote
Editora: José Olympio
Páginas: 160
Ano Lançamento: 2016
Sinopse: Reunião de contos inéditos, descobertos em 2013, na Biblioteca Pública de Nova York. Textos curtos e fortes, que já demonstram o talento para narrar histórias e a capacidade de empatia do autor, que se tornaria um dos mais importantes escritores do século XX com os emblemáticos Bonequinha de luxo e A sangue frio. Se os contos encontrados neste livro pudessem ser lidos como cinema, nos remeteriam aos filmes de Lucrecia Martel: as cenas são cotidianas e quase banais, mas ao entrar nas histórias, a sensação é de uma constante tensão. A atenção ao detalhe pareceria sem importância se não fosse um dos motores para sentirmos uma catástrofe iminente, que pode ser desencadeada a qualquer momento ou até não acontecer. De todo modo, ficamos muito próximos dos personagens e nos identificamos com eles, como se o autor tocasse na vida sem tentar explicá-la.
Análise:
Um livro que registra e torna-se o marco inicial do jovem Truman Capote, que se tornaria um dos maiores escritores do século XX, tendo um de seus livros de maior sucesso, “A sangue frio”.
Os primeiros contos traçam uma singularidade e harmonia que o autor trabalha com as palavras, mesmo sendo no período de juventude, Capote mostra uma escrita perfeita e bem construída em cada situação dos contos, dentro de alguns anos se tornaria um dois maiores jornalistas e escritores do mundo.
“Achou certa graça, mas ainda assim tinha medo daqueles bichos pegajosos. Pág 33.”
Os contos mostram um simples dia a dia de uma família tradicional dos EUA, no caso de um conto em específico. São pequenos relatos que envolve o leitor em cada linha escrita por Capote.
A obra foi lançado pela editora José Olympio, selo editorial que pertence ao Grupo Editorial Record.
O livro possui bons espaçamentos e o tamanho das fontes são bem adequados, o trabalho de diagramação está impecável.
“A senhorita Burke pôs de lado a demi-tasse e ouviu a historia de Ethel chocada de perplexidade. Pág 89.”
Para os leitores que tem curiosidade e até mesmo conhecer ainda mais sobre Truman Capote, esse é o livro certo. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 4.3.
11 comentários
Oii,
ResponderExcluirBem legal a sua postagem e que bom que você gostou na verdade e isso que importa não e mesmo? Mas a mim não me encheu muito os olhos, quem sabe na próxima não e mesmo?
Beijos
Olá
ResponderExcluirSou louca para ler "A Sangue Frio", acho interessante ler textos escritos no começo da carreira de um autor para conhecer um pouco da evolução da escrita do autor, e uma coisa que notei por exemplo lendo Martim e King é que em seus primeiros romances certas características que aparecem em outros livros que os tornaram famosos.
Beijos
www.poyozodance.blogspot.com.br
Eu nao curto muito livros com contos, pois sempre tenho a sensaçao de que falta algo. Tambem nao tenho muita curiosidade de conhecer mais sobre Capote, mas nao vou negar que eh sempre bom quando uma leitura nos satisfaz tanto quanto aconteceu a vc com a leitura desse livro. Parabens pela resenha!
ResponderExcluirRaissa Nantes
Oii Rafael, tudo bem?
ResponderExcluirRealmente não conhecia essa obra e achei ótimo para início para conhecer a obra e o autor de uma maneira melhor e quem sabe ler suas outras obras, em relação a avaliação do Skoob, é um bom sinal rsrs
Beijinhos
Oiee
ResponderExcluirAdorei o post!
Eu sou doida para ler algo do Capote, exatamente esse que você citou: A Sangue Frio.
Esse de contos eu não conhecia, mas fiquei com vontade de ler também.
Dica anotada!
Bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirEu não leio muito contos, mas fiquei bastante interessada nesse livro, principalmente por retratar o cotidiano da família tradicional dos EUA, gosto de livros com esse enfoque. No momento não vou aderir a essa leitura, mas vou guardar para uma indicação futura.
Abraços
colecoes-literarias.blogspot.com.br
Oi Rafel, que livro curtinho...
ResponderExcluirEu não conhecia a obra, ela parece ser bem interessante. Mas não é o tipo de livro para mim, porque eu não gosto muito de contos e tal...
Quem sabe em uma próxima.
beijos
Mayara
Livros & Tal
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia a obra, assim omo o trabalho do autor. Achei bem interessante conhecer esse livro, para através dos contos, saber mais sobre um autor que pouco conheço. Bem interessante.
Bjks!
Histórias sem Fim
Oi,
ResponderExcluirConfesso que o livro não me atraiu, pois não gosto mt de livro de contos. Mas, conhecer a vida do autor deve ser interessante!!
Bjs!
Fadas Literárias
Oie
ResponderExcluirdeve ser uma leitura muito legal, eu adoro contos e com certeza os do autor deve ser tão bom quanto você está falando aqui haha fiquei bem curiosa e vou anotar a dica
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirAdorei o seu post, o livro parece ser bem interessante, mas não faz muito o meu estilo de leitura, não sou muito fã de contos. =)
Beijos