[Descomplicando] As Crônicas Argumentativas

Voltando a falar de crônicas.... Tenho algumas curiosidades sobre elas, que vou dividindo com vocês ao longo dos posts.

Bom, aqui no Brasil os maiores cronistas são: Fernando Sabino, Luis Fernando Verissimo, Millôr Fernandes, Arnaldo Jabor, Martha Medeiros, Rubem Braga, Machado do Assis, Lima Barreto, João do Rio, Cecilia Meireles, Nelson Rodrigues, Paulo Mendes Campos, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes.

Esses escreveram um pouco de tudo! Mas com certeza suas crônicas (de todos os tipos) até hoje nos deixam impressionados com a qualidade dos textos e a forma única de se expressarem. 

Crônica é um texto muito individual, livre e pessoal. Então encontrar a sua forma de escrever é o essencial; muito mais do que aprender as regras ou estilos! AINDA SIM, é muito bom conhecer como se escreve até pra identificar seus próprios textos... Conhecer seu estilo literário!

Falando do tema de hoje...

Crônica argumentativa é um tipo mais moderno de crônica no qual quem escreve a crônica expressa o seu ponto de vista em relação a uma problemática da sociedade. Nesse tipo de crônica é usado sempre tons de ironia e sarcasmo na abordagem dos assuntos. Ou seja, é a sua visão de mundo... O seu jeito de versar sobre o cotidiano, sem filtros e sem culpa.



Mariane Helena.


2 comentários

  1. Oi Mariane,
    não leio muitas crônicas, mas a que li até hoje (inclusive de autores que você citou e que são incríveis), abriram uma porta para que eu me aventurasse mais nesse mundo das crônicas. Gostei do seu post.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Priscila! NA vida temos mais é que nos aventurar mesmo... na literatura então... O bom é que nunca nos decepcionamos, há sempre um encantamento!

      bju

      Excluir