Resenha: Vamos juntas?

Título: Vamos juntas? 
Subtítulo: O guia da sororidade para todas 
Autora: Babi Souza 
Editora: Galera Record 
Páginas: 144 
Ano Lançamento: 2016 

Sinopse: Toda mulher já se sentiu insegura na hora de sair sozinha na rua. O risco de ser abordada, perseguida ou assediada é uma realidade. Mas, um dia, uma moça chamada Babi Souza teve uma ideia simples e revolucionária: da próxima vez em que você estiver sozinha, olhe para os lados. Pode ter outra mulher andando na mesma direção. Por que não vão juntas? Logo, o movimento Vamos Juntas? Conquistou moças em todo o Brasil, se tornando um símbolo de união feminina e feminismo, na defesa por direitos iguais entre homens e mulheres. Aos poucos, muitas mulheres mudaram sua forma de enxergar o dia a dia e a moça ao lado. Além de dados sobre o feminismo, que mostram como ainda há tanto a ser conquistado, este guia traz relatos de mulheres que aprenderam, junto ao Vamos Juntas? A enxergar companheiras umas nas outras. A se unir, ao invés de rivalizar.  

 Análise:
Um livro escrito por uma mulher e claro, feito para todas mulheres, mas vale nós homens ler este livro para entendermos tudo que uma mulher passa em seu dia à dia. Babi Souza nos apresenta como tudo começou o “Vamos juntas?” com uma ideia que veio em sua mente quando estava retornando do trabalho para sua casa em um ônibus lotado. 
No início, o objetivo era apenas unir aquelas pessoas que haviam simpatizado com a proposta. Pág 21.
O movimento “Vamos juntas?” é um sucesso nas redes sociais, que através de depoimentos de várias outras mulheres usam a sororidade todos os dias da semana, compartilhando novas amizades. Um dos objetivos da campanha é evitar que mulheres corram algum tipo de perigo, por exemplo, na volta do trabalho para casa. 
Desde que publicamos o primeiro depoimento na página do "Vamos juntas?", a caixa de mensagens não parou mais. Pág 23.
A obra retrata muito bem o machismo reinando na sociedade, seja ele no trabalho e até mesmo nos contos de fadas. Vale à pena ler esse livro que de certa forma se torna uma espécie de guia prático e de fácil compreensão para todos. Babi Souza, usa uma linguagem bem descontraída e direta para todas mulheres. 
No meio profissional essa disputa entre gêneros acontece bastante. Pág 57.
O livro é muito bem diagramado com diversas ilustrações e desenhos, sendo um livro bem curtinho, com 144 páginas, levando um dia para se ler esse incrível livro. A obra conta com vários depoimentos de mulheres que usaram o conceito da sororidade para ajudar outras mulheres que de certa forma corriam certo perigo. 
Colocar o "Vamos juntas?" em prática é uma ótima forma de empoderamento. Pág 96
Esse livro é a voz da mulher que tem o seu direito na sociedade de forma justa e sem preconceitos. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 4.6.


10 comentários

  1. Olá, eu amei a resenha não só pelo livro, pois estou louca para lê-lo. Gostei mais da resenha por ter sido feita por um homem. As perceptivas das mulheres são em suma as mesmas, mas o livro tem como foco somar homens e mulheres. Vê que o homens entende a real necessidade do projeto da Babi já me deixou muito feliz. Adorei muito, muito mesmo essa resenha. Bjos.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro <3
    Estou esperando o meu chegar, ai sua resenha vem p me deixar com
    mais vontade ainda.
    kkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. a ideia do livro é muito inteligente, por isso faz tanto sucesso, ajudar uma a outra, acho importante, apesar do Mundo ficar "moderno" tem ficado perigoso e mulher sempre acaba sendo um alvo fácil.
    quero ler o livro quando tiver oportunidad.e
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, já li muitas coisas referentes a esse livro e só vejo elogios e quero muito ler, já que acompanho esse movimento nas redes sociais e acho muito valido os seus ideais. Quero muito ler e amei sua resenha. Está na minha lista de desejados.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu fiquei super curiosa para ler esse livro quando vi que seria lançado. Eu sou muito curiosa com o tema e prendo ler um livro. E sabe o que achei mais legal? Você, como um menino, lendo e apoiando um livro escrito para auxiliar as mulheres. O mundo seria muito melhor se todos os homens pensassem como você.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  6. Eu estou mega curiosa para ler esse livro, sério. Agora então, depois de ler sua resenha, estou quase surtando hahah. O objetivo desse livro é maravilhoso!
    Ele parece ser aquele livro que mesmo que a pessoa goste ou não do gênero, deveria ler... Enfim, amei a resenha e a sua escrita <3

    xoxo
    Fora do Contexto

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante a ideia do projeto. Eu tinha visto a capa do livro por aí, mas é a primeira vez que paro para ler a respeito. Acho alguns pontos do feminismo muito exagerados, mas os riscos que a mulher corre nos caminhos que toma realmente são grandes, se todas se ajudassem, com certeza o mundo seria um lugar melhor tanto para mulheres como para os homens.

    Parabéns pelas observações. bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu li esse livro falando sobre esse projeto e achei muito interessante! Não conhecia esse projeto, e assim que fiquei sabendo de detalhes, já fiquei bem interessada. Um gesto tão simples, mas que pode fazer muita diferença.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Estou com esse livro em casa, mas até agora só consegui mesmo dar uma olhadinha rápida. Pretendo ler ele em breve, mas com tantas outras leituras para fazer no momento não estou conseguindo encontrar tempo nenhum. Já ouvi muitos falarem super bem dele, espero gostar, assim como tantos outros gostaram.

    ResponderExcluir
  10. Oii,

    Tinha visto esse livro na livraria, mas jurava que era sobre outro assunto..hahaha. Mas gostei da sua resenha que foi bem explicativa e saber a sua opinião, foi o ponto marcante para que eu me interessasse pelo livro. Parabéns.

    beijos

    ResponderExcluir