[Descomplicando] Você sabe o que é trova?

Trova para mim também foi uma surpresa! Sim!! não conheço tudo, não escrevo tudo, apesar de poeta não sabia que havia taaantas formas de poetar, e muitas delas eu já escrevia sem saber.
E posso te afirmar, quando você tem mais opções, mais conhecimento, mais inspirações viram
Então, como dizia eu... A trova é uma composição poética de quatro versos de sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto verso.




                    Tipo assim:

Às vezes o mar bravio
dá-nos lição engenhosa:
afunda um grande navio,
deixa boiar uma rosa!


É a criação literária mais popular que temos, não só no Brasil, mas na América latina é muito usada para expressar a ideia do povo, talvez fale mais diretamente ao coração das pessoas geralmente do interior.

Fernando Pessoa disse "A Trova é o vaso de flores que o povo põe à janela de sua alma."

É através da Trova que o povo toma contato com a poesia e sente a sua força. Por isso mesmo, a Trova e o Trovador são imortais. Se tornou uma tradição que passa de geração a geração, mas já faz um tempo que encontramos concursos literários de trova por todo o país.
Lembrando que trova é diferente que a poesia de cordel. Quando falarmos dela explico a diferença!




Mariane Helena

2 comentários

  1. Oi Mari! Muito bom o post! Fazia tempo que não entrava em contato com o trovadorismo! Muito bom saber que você escreve!! Você publica seus textos por aqui?

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle! sempre tem textos meus por aqui... mas vou passar a deixar poemas, trovas, cronicas, contos meus por aqui.
      Fique ligadinha para conferir! ^^

      Excluir