Resenha: O Exorcista
Título: O Exorcista
Título Original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Editora: Agir
Páginas: 336
Ano Lançamento: 2013
Sinopse: O mal toma várias formas e a literatura e o cinema parecem se desafiar a criar inúmeras personificações desse mal. Seja com monstros, formas deformadas de nós mesmos, ou demônios, a indústria do entretenimento sempre foi bem-sucedida em representar a essência do nosso lado mais reprovável. O exorcista, no entanto, conseguiu ultrapassar esse limite. Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe. Em O exorcista, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção da alma de uma criança. A jovem Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta dos leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena. Até, enfim, descobrirmos que não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o demônio, mas sobre a renovação da fé.
Análise:
Esse é um livro aterrorizante e muito envolvente, deixa o leitor divido entre a razão do ser humano e a fé do qual nós seguimos e acreditamos.
O que parceria ser um simples problema psiquiátrico, abala totamente a vida da atriz de Hollywood Chris MacNeil, sua filha está no ponto de vista religioso, possuída por um demônio.
A pequena Regan começa a ficar doente e sua situação começa a se complicar, sua mãe pede ajuda de diversos médicos renomados e a única conclusão é que ela sofre de problemas de cabeça e sem nenhuma solução para cura, tornando assim o seu quadro ainda pior.
A forma e enredo do livro é aterrorizante, o autor possui uma escrita que deixa o leitor angustiado e ao mesmo tempo em total terror e querendo não largar o livro, pois cada capitulo se torna mais envolvente em procurar uma solução para o estado em que se encontra Regan.
Toda história passa na década em torno dos anos 70 e 80, aproximadamente, sem uma solução e uma provável cura completamente desacreditadas, a mãe de Regan busca ajuda espiritual, mesmo ela sendo incrédula sobre esse assunto, ela decide pedir ajuda para um padre.
São diversos personagens, durante o decorrer da história passamos a conhecer outras pessoas e sua importância para esclarecer o caso da garota, mas o personagem principal é o Padre Karras, que é procurado para ajudar no caso da Regan.
O Padre Karras é colocado em diversas situação que acaba atormentando todo o seu ser, são coisas do passado que vem à tona para mudar toda sua vida.
Um livro de arrepiar e para ficar com mais medo é muito melhor ler na parte da noite, na rede social Skoob, o livro recebeu nota de 4.4
11 comentários
sempre quis ler o livro O Exorcista. O filme é um clássico do terror e acredito que essa discussão de fé e medicina vai longe.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
eu não tenho coragem de ler esse livro não. Se perturbou o padre que narra, imagina uma menininha como eu? haha.
ResponderExcluirBeijooo, Mari
Oi, Rafael. Tudo bom?
ResponderExcluirInfelizmente eu já vi o filme por pura e espontânea pressão dos amigos, porque eu sou a maior cagona, tenho pavor de filme de terror e obviamente, não leio e nunca vou ler rsrsrs. Sério, essas paradas de espírito, Jesus amado hahaha to fora! :P
Mas pra quem curte, claro, deve ser um livro e tanto. XD
Abraço!
www.viciadosemleitura.blog.br
Tenho pavor de histórias de terror, seja livro ou filme sempre passo longe. Assisti o exorcista quando era adolescente e até hoje tenho medo... rsrs
ResponderExcluirBeijo
http://conchegodasletras.blogspot.com.br/
Eu até gosto de livros de terror, mas este definitivamente é um que eu não leria. Tem coisas com as quais prefiro não "brincar" e essa temática é uma delas. Anjos caídos, ok... Uma série Supernatural da vida, até rola, às vezes, mas O Exorcista é definitivamente demais para o meu psicológico.
ResponderExcluirOie!
ResponderExcluirEu nunca li esse livro, assim como nunca assistir os filmes relacionado ao O Exorcista, rs. COnfesso que sempre tive medo sobre o tema, e acabo optando por não procurar mais sobre o assunto. A história mostrou-se interessante, mas vou deixar para outra hora.
Bjks!
Histórias sem Fim
Hello!
ResponderExcluirNossa, esse titulo O Exorcista ja me deixa tensa, com certeza nao seria um livor que eu pagaria para ler, pq eu morro de medo e evito mesmo.
Ainda bem q teve resenha aqui e pude conhecer mais do livro. Infelizmente nao é uma historia para mim, so de ler a sinopse ja vi que tem cenas fortes e eu morro de medo mesmo.
Beijos!
Livros e Sushi • Facebook • Instagram • Twitter
Oiie
ResponderExcluirnossa, eu necessito ler esse livro, gente, só vejo resenhas positivas e é um gênero que curto muito então eu preciso ter na estante sabe? haha adorei a dica e que bom que foi boa a leitura para ti
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi,
ResponderExcluirA resenha ficou ótima, mas infelizmente não tenho coragem para ler esse tipo de livro, só de pensar já fico com medo!!!
Bjs!
Fadas Literárias
Oiee
ResponderExcluirEu adoro livros assim!! E já fiquei interessada nesse.
Sua resenha ficou ótima e para os fãs uma grande dica.
Vai para minha lista.
bjs
Fernanda
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Eu assisti ao filme faz um tempo, até hoje eu lembro de algumas cenas que me marcaram!
ResponderExcluirTenho vontade de ler o livro, ele deve ser melhor e mais intrigante que o filme, né?
Ainda mais por ele ter sido favoritado pelo Rafael, fico mais curiosa ainda.
Beeijos, Erica Regina
Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante