Resenha: Noite na taverna e poemas escolhidos

Título: Noite na taverna e poemas escolhidos 
Autor: Álvares de Azevedo 
Editora: Moderna 
Páginas: 116
Ano Lançamento: 2004
Sinopse: Alguns jovens embriagados contam histórias macabras de paixão, morte, crime, perversão sexual e violência, num clima de sonho e delírio. Na última parte, uma das figuras, que parecia não passar de fantasia criada pela embriaguez das personagens, invade o espaço da taverna e provoca um epílogo sangrento, surpreendendo o leitor. 


Análise: 

Uma leitura relâmpago para qualquer leitor que procura um bom livro para ser lindo em um final de semana, sendo também um clássico da literatura nacional. Antes mesmo de se aprofundar na obra em questão, quero focar no aspecto de diagramação. 

O livro é rico em informações complementares, dando uma breve introdução sobreo o autor e focando para passar ao leitor tudo sobre o surgimento do Romantismo no Mundo e chegando ao Brasil com uma linha do tempo e todos os movimentos literários. 

A primeira parte do livro é “Noite na Taverna”, nessa parte do livro é contado a história de cinco amigos, Solfieri, Bertran, Gennaro, Claudius Hermann e Johann, que se encontram para contar histórias extremamente bizarras e assustadoras, com muito vinho os amigos resolvem mexer no passado e cada um revela algo sujo e macabro, deixando o leitor assustado em determinadas partes. 

Outra parte do livro, são os poemas do autor, são belas declarações de amor, alguns poemas tem um toque de morbidez, que era o forte do autor, sempre deixando algo sinistro em seus escritos. Essa obra é um verdadeiro clássico nacional, embora recomende deixar um dicionário ao seu lado, pois o livro tem um toque rebuscado e diversas palavras muito utilizadas na época. Na rede social Skoob, o livro recebeu avaliação de 3.8


8 comentários

  1. Oi Rafa! Eu li Noite na taverna e até hoje é um dos livros que mais gosto! Sua análise é muito boa! Gosto porque é um gênero que me chama bastante atenção! Ainda não li esses poemas escolhidos, mas me interessei bastante, por ele dar, justamente, o toque de morbidez! kkkk

    Beijinhos

    Mirelle Marques
    Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros de contos, poemas e poesias, acho que a gente aprender com um pouquinho do que é falado.
    É um livro de 2004, mas que me atiçou uma grande curiosidade.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Noite na Taverna é simplesmente um dos melhores livros de contos fantásticos de nossa literatura clássica! E os poemas de Álvares de Azevedo são incríveis também, melancólicos, mas irônicos ao mesmo tempo. Adoro!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu gosto muito de poemas mas a primeira parte desse livro não me agradou nem um pouco, não curto esse gênero e sabendo desse lado mais assustador eu já faço uma ideia de como seriam os textos da segunda parte. Infelizmente o livro não é para mim.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?!
    Sua resenha está ótima e me despertou uma certa curiosidade pelo livro, mas não sei se leria tão cedo, pelo simples fato de não curtir muito o tipo do livro.


    Gabriel Lucas | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Rafa, visito vários blogs literários e confesso que estou surpresa com a sua resenha. Você abordou o assunto de forma tão leve, ressaltando os pontos do livro, sem dar spoiler e o melhor de tudo: de forma única. Parabéns! Esse elogio é realmente sincero. Enfim, em relação ao livro eu fiquei surpresa, é um clássico que confesso: não conhecia! Claro, que já ouvi por diversas vezes se falar de Alvaro de Azevedo, entretanto, nunca me interessei por suas obras e/ou biografia. Noite na taverna despertou a minha imaginação e devo isso através da sua boa escrita.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá ;)
    Não conhecia o livro mas já anotei a dica aqui para ser uma leitura próxima. É um gênero que me chama atenção.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Nunca li o livro, mas sei que minha mãe tem um exemplar igual a esse
    lá na casa dela...
    valeu pela dica.
    abraços.

    ResponderExcluir