Resenha: Holy Cow uma fábula animal

Título: Holy Cow 
Subtitulo: Uma fábula animal 
Título Original: Holy Cow: a modern day dairy tale 
Autor: David Duchovny 
Editora: Record 
Páginas: 208 
Ano Lançamento: 2015 

Sinopse: Uma aventura irreverente e itinerante com muita personalidade, e uma heroína quadrúpede que você não vai esquecer tão cedo. Elsie Bovary é uma vaca muito feliz em sua bovinidade. Até o dia que resolve sair sorrateiramente do pasto e se vê atraída pela casa da fazenda. Através da janela, observa a família do fazendeiro reunida em volta de um Deus Caixa luminoso – e o que o Deus Caixa revela sobre algo chamado “fazenda industrial” deixa Elsie e tudo o que ela sabia sobre seu mundo de pernas para o ar. A única saída? Fugir para um mundo melhor e mais seguro. Assim, um grupo para lá de heterogêneo é formado: Elsie; Shalom, um porco rabugento que acaba de se converter ao judaísmo; e Tom, um peru tranquilão que não sabe voar, mas que com o bico consegue usar um iPhone como ninguém. Munidos de passaportes falsos e disfarçados de seres humanos, eles fogem da fazenda e é aí que a aventura deles alça voo – literalmente. Elsie é uma narradora marrenta e espirituosa; Tom dá conselhos psiquiátricos com um sotaque alemão um tanto forçado; e Shalom, sem querer, acaba unindo israelenses e palestinos. As criaturas carismáticas de David Duchovny indicam o caminho para um entendimento e uma aceitação mútuos dos quais esse planeta tanto precisa. 

 Análise: 

Holy cow é aquele livro que você começa lendo a introdução e já se diverte, sabendo que a protagonista é uma vaca. Quero apresentar para todos vocês a protagonista dessa fabula maravilhosa, seu nome é Elsie, uma vaca de personalidade e de opinião formada e claro, de pulso firme. 

Elsie tem uma vida tranquila e sem nenhum esforço, sua rotina é pastar, dormir e ser ordenha todas as manhãs e sair para paquerar os bois da cerca vizinha.
“Percebeu o que acabei de fazer? Coloquei você num suspense poético. Pág 28”.  
O autor é bem conhecido do público em geral, ele é ator, roteirista, produtor, diretor, compositor, cantor e claro, escritor. A maioria conhece como o agente Fox Mulder do seriado de Tv, Arquivo X.
“O Deus Caixa estava falando com as pessoas. Dava para saber por causa do silencio obediente delas e da luz tremulante. Pág 64.” 
O responsável por esse livro incrível é o David Duchovny, a obra é muito bem escrito e se você pensa que o livro é voltado só para crianças, está completamente engano, pois o livro serve para todos os leitores e traz muitas referências da cultura pop atual. 

Tudo vai mudar quando Elsie e sua amiga Malorey saem para desbravar tudo ao redor da fazenda, Elsie para em frente da janela da casa do fazendeiro e nota que todos estão praticamente hipnotizados em frente de uma caixa luminosa, da qual Elsie chama isso de Deus Caixa, com uma voz meio robótica, o Deus Caixa mostra cenas aterrorizantes e Elsie presencia imagens de varias vacas e bois totalmente pendurados em um abatedouro e uma poça de sangue ao redor deles. 
“Nós vacas não conhecemos bem os perus. Eles são meio que mantidos numa área afastada. Pág 83.”
Com a mente e suas emoções abaladas, Elsie tem um plano de fugir do destino óbvio, ser levada para um abatedouro. Um mapa roubado, ela já tem tudo planejado e eis que aparecem dois animais para à fuga. Dois animais entram em ação, Shalom o porco judeu e Tom, um peru com anorexia que acha que é uma espécie de James Bond com penas. Os três animais vão passar por diversos desafios e lógico com muito bom humor e piadas inteligentes para os leitores. 
“Os humanos conseguem ser decentes e compreensivos às vezes. Pág 145.” 
Elsie, Shalom e Tom vão deixar nós, os leitores pensando um pouco mais sobre a raça humana e tudo que temos feitos com os animais e até com nós mesmos os seres humanos. Na rede social Skoob o livro recebeu nota de 4.1



Um comentário

  1. Olá Rafael!
    Não sei se faria o meu estilo, achei a ideia um pouco bizarra, mas confesso que fiquei curiosa para saber o fim desse livro!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO 250 SEGUIDORES! FALTAM APENAS 10 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir