Os segredos matemáticos dos Simpsons

Título: Os segredos matemáticos dos Simpsons 
Título Original: The Simpsons and their mathematical secrets 
Autor: Simon Singh 
Editora: Record 
Páginas: 280 
Sinopse: Um livro que oferece um vislumbre completamente novo de um dos programas de maior sucesso da história da televisão.Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática. Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes. 

 Análise: 

Se você ama os Simpsons, leia! Se você odeia matemática, leia mesmo assim o livro, pois você terá uma viagem inesquecível no mundo do seriado de maior sucesso do mundo e no universo da matemática. 
“Com o passar dos anos, Reiss se tornou um jovem matemático bem sucedido, ganhando um lugar no time de matemática de Connecticut. Pág 21”. 
O autor buscou tudo sobre os Simpsons e seus episódios que de uma maneira até mesmo imperceptível acaba transmitindo para os telespectadores, todo o deslumbramento da matemática. 
“Como seria de se esperar, muito dos escritores com conhecimentos em matemática de Os Simpsons têm uma paixão por enigmas. Página 47”. 
Simplesmente perfeito! O livro foi muito bem diagramado, contendo tabelas, gráficos, fotos e também piadas nível nerd. Não se preocupe, a leitura é bem fluida e o autor tem uma linguagem bem descontraída, para aqueles que têm uma dificuldade com números e formulas não precisa entrar em desespero. 

Deixando um pouco a matemática de lado, uma das coisas que conhecemos, são os responsáveis por todas as piadas e construção de casa episódio dos Simpsons. O curioso é que o pessoal de criação do desenho são formados em matemática e em faculdades de grande renome. 
“Entretanto, se observarmos bem, veremos que as mãos dos personagens de Os Simpsons só tem quatro dedos de cada – ou seja, um total de oito dedos. Pág 168”. 
Em muitos casos, algumas informações referente à matemática, possa ser algo monstruoso para você, mas não se preocupe, o autor soube expor de um jeito bem claro e sucintos diversos conceitos e formulas matemáticas. Uma leitura divertida, descontraída e com muito aprendizado. Na rede social Skoob o livro recbeu note de 4.5




7 comentários

  1. Estava super ansiosa por essa resenha. E claro, vai para a lista de desejos (amo essa família amarela).
    Beeijos
    lua-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. adorei a resenha e principalmente a dica do livro, porque são poucos que conseguem fazer com que a gente sinta vontade de ler um livro.
    Tô bem ansiosa para ler, acho que é um livro bem divertido, como a série.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Nossa esse livro deve ser superinteressante, gosto muito de Simpson e ver essas mensagens 'escondidas' é tão legal.
    Piadas Nerds *------*
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. É uma curiosidade muito bacana, o desenho é maravilhoso, mas não sei se eu leria, ok, talvez sim pq sou curiosa haahha. Mesmo odiando matemática com todas as minhas forças, eu reconheço que é interessante e que deve ser tão divertido quanto o desenho. XD
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Cara que massa! Não sabia que existia um livro dos Simpsons, eu quase nunca assisto o desenho, mas meus filhos não perdem um dia sequer!
    Vou comprar este livro para presentear o Glauber ( meu filho mais velho), ele vai amar!
    Interessante esse fato do pessoal que faz o desenho serem formados na área da matemática...nunca imaginaria isso, rsrs

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Eu achei linda a capa e pensei em ler esse livro.
    Mas achei q ia ser nerd demais para mim, hehe...
    Adorei conhecer mais do livro pela resenha, fiquei mto curiosa pra ler!
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não sou fã de nenhum dos dois, nem dos Simpsons e nem de matemática. Já conhecia o livro, mas por não gostar muitos dos personagens, não leria. A capa é bonita e se fosse compra-lo só fiaria parado na minha estante.

    ResponderExcluir