[Descomplicando] Te apresento a familia das crônicas

Uma crônica é basicamente qual tipo de texto (que não estranhe pois é sério isso) que você diz que é crônica e se torna crônica, Simples assim!
Dentro das regras da literatura a diferença entre crônica e conto é que o conto é uma história qualquer Exemplo: Conto de fadas.
Já a crônica é um texto que geralmente é do nosso cotidiano, tipo uma reflexão...
Mas na verdade o que eu disse acima é uma grande verdade. Você passou a vida inteira, achando que as crônicas de Nárnia era crônica? SABE DE NADA INOCENTE! Ela é um conto que o cara intitulou de crônica e se tornou estranhamente. Ainda assim você precisa conhecer toooodos os tipos de crônicas, e porque?
1º  PAra vocÊ ter base para analisar o seu texto, e saber se dentro das regras, ele é bom texto.
2º Se você pretende participar de algum concurso literário, (A maioria deles) geralmente pedem um tipo de texto especifico; e
3º Se você pretende mandar seu texto para um jornal ou revista, eles analisaram da mesma forma que os concursos.
Então bora lá!


FAMÍLIA DAS CRÔNICAS 

(E oh é graaaande...)

Crônica Descritiva
Como nome já diz, é aquele texto que se atem a descrever tudinho. Sabe estilo Machado de Assis, que até a cor do vento descrever? Tipo isso!

Crônica Narrativa
É uma historinha o que a aproxima muito do conto. Pode ser escrito tanto na 1ª quanto na 3ª pessoa do singular. Texto lírico (poético, mesmo em prosa). Comprometido com fatos cotidianos ("banais", comuns). Como também já disse.

Crônica Dissertativa
Tipo é sua opinião sobre qualquer trem, é mais "sentimentalista" do que "racional" (em vez de "segundo o IBGE a mortalidade infantil blá blá blá", seria "vejo mais uma vez esses pequenos seres não alimentarem sequer o corpo" alá poetez!). Tanto faz se na 1ª pessoa do singular quanto no plural.

Crônica Narrativo-Descritiva
Junta as duas primeiras e pode ser narrado em 1ª ou na 3ª pessoa do singular. Ela é baseada em acontecimentos diários (exclusivamente).

Crônica Humorística
É como meus post, ou do seu jeito, conforme seu humor. Pode ser ácido, sínico, leve, irônico...Deve ter algo que chame a atenção do leitor! Com linguagem informal hein (não inventa moda, nem tenta imitar um cara que escrevia em 1830). 

Crônica Lírica
Tem linguagem poética (o nosso famoso poetez). Emoções, os sentimentos (paixão, nostalgia e saudades ), traduzidos numa atitude poética. Bota bastante açúcar viu! Tipo as músicas do pablo.

Crônica Poética
Nada mais é do que por versos forma de crônica, é bem próxima da de cima, a diferença é que quase que um poema, e a lírica não é aquela história de amor melosa.

Crônica Jornalística
Logo essa é muito importante pesquisar, citar fontes, notícias ou fatos baseados no cotidiano. Pode ser policial, desportiva, blá blá blá...

Crônica Histórica
É Crônica Baseada em fatos reais, ou fatos históricos. Estilo a de cima, mas é mais estilo aulinha de história: Tiradentes, lei áurea e tals. Olha aqui também você pode expor sua opinião mas é melhor só contar sobre. (#FikAdik)


Mariane Helena

Nenhum comentário :

Postar um comentário