[Descomplicando] Quer escrever um conto? Vem que eu te conto!

Conto é o primeiro tipo de texto que nos é apresentado. "Os três porquinhos", "Chapéuzinho vermelho", "Rapunzel", "Cachinhos Dourados" e todas aquelas que ouvíamos para dormir, ou que nossa professora contava desde o pré-zinho. É uma narração, não são só os de fadas viu. Existem também um grupão.... (Mas vamos reduzir preu num dar um nó na caixola de vocês com taaaaantos nomes) Mas todos seguem a mesma estrutura se entender o que é um conto, fará bem um e nunca mais confundirá com a crônica ou guaraná de rolha.
Bom, num geral é fácil identificar o conto, mas não é assim tão simples escrever um. O conto tem características próprias e vão muito mais além do que só um conto de fadas... Sim, eles são complexos! (depende do ponto de vista também).
Acho que se estiver explicado de uma forma fácil dá pra pegar o jeito rápido.
Basicamente, o conto é uma obra de ficção. Cria um universo de seres e acontecimentos de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Tem um lugar, um drama, personagens e tals. Ele é mais curto que a novela ou o romance, tem uma estrutura fechada, desenvolve só uma história e tem apenas um clímax. Tudo conciso! Nos próximos posts vou te contar sobre esta estrutura, que nada mais é do que os "itens" que todo conto precisa ter. Como tudo na literatura tem sua liberdade, excessos, delírios do autor, mas tudo tem uma base uns trens mínimos pra você saber... - Enfim, fiz um conto! 


Nenhum comentário :

Postar um comentário