Na estante do Rafa: fevereiro 2016

Saudações literárias queridos livreadores, tudo bem com vocês? Espero que sim! Esse mês trago muitas novidades literárias que adquiri e ganhei, bora conferir? Vou começar pelos livros que adquiri no mês de fevereiro, são obras que já estava na fila já fazia vários meses e tive que economizar muito pra compra-los!



Ana Cristina Cesar deixou em sua breve passagem pela literatura brasileira do século XX uma marca indelével. Tornou-se uma das mais importantes representantes da poesia marginal que florescia na década de 1970, justamente pela singularidade que a distanciava das 'leis do grupo'. Criou uma dicção muito própria, que conjugava a prosa e a poesia, o pop e a alta literatura, o íntimo e o universal, o masculino e o feminino - pois a mulher moderna e liberta, capaz de falar abertamente de seu corpo e de sua sexualidade, derramava-se numa delicadeza que podia conflitar, na visão dos desavisados, com o feminismo enérgico, característico da época. Entre fragmentos de diário, cartas fictícias, cadernos de viagem, sumários arrojados, textos em prosa e poemas líricos, Ana Cristina fascinava e seduzia seus interlocutores, num permanente jogo de velar e desvelar. 'Cenas de abril', 'Correspondência completa', 'Luvas de pelica', 'A teus pés', 'Inéditos e dispersos', 'Antigos e soltos' - livros fora de catálogo há décadas estão agora novamente disponíveis ao público leitor, enriquecidos por uma seção de poemas inéditos, um posfácio de Viviana Bosi e um farto apêndice. A curadoria editorial e a apresentação couberam ao também poeta, grande amigo e depositário, por muitos anos, dos escritos da carioca, Armando Freitas Filho. Esta obra reúne os volumes independentes do começo da carreira aos livros póstumos da autora.

Tímida e romântica, Isla tem uma queda pelo introspectivo Josh desde o primeiro ano na SOAP, uma escola americana em Paris. Mas sua timidez nunca permitiu que ela trocasse mais do que uma ou duas palavras com ele, quando muito. Depois de um encontro inesperado em Nova York durante as férias envolvendo sisos retirados e uma quantidade considerável de analgésicos, os dois se aproximam, e o sonho de Isla finalmente se torna realidade. Prestes a se formarem no ensino médio, agora eles terão que enfrentar muitos desafios se quiserem continuar juntos, incluindo dramas familiares, dúvidas quanto ao futuro e a possibilidade cada vez maior de seguirem caminhos diferentes. Com participações de Anna, Étienne, Lola e Cricket, personagens mais do que queridos pelo público apresentados em livros anteriores da autora, Isla e o final feliz é uma história de amor delicada, apaixonante e sedutora, um desfecho que vai fazer os fãs de Stephanie Perkins suspirarem ainda mais.

Um derrame cerebral deixa Anthony Spencer, um multimilionário egocêntrico, em coma. Quando “acorda”, ele se vê em um mundo surreal habitado por um estranho, que descobre ser Jesus, e por uma idosa que é o Espírito Santo. À sua frente se descortina uma paisagem que lhe revela toda a mágoa e a tristeza de sua vida terrena. Jamais poderia ter imaginado tamanho horror. Debatendo-se contra um sofrimento emocional insuportável, ele implora por uma segunda chance. Sua prece é ouvida e ele é enviado de volta à Terra, onde viverá uma experiência de profunda comunhão com uma série de pessoas e terá a oportunidade de reexaminar a própria vida. Nessa jornada, precisará “enxergar” através dos olhos dos outros e conhecer suas visões de mundo, suas esperanças, seus medos e seus desafios. Na busca de redenção, Tony deverá usar um poder que lhe foi concedido: o de curar uma pessoa. Será que ele terá coragem de fazer a escolha certa?

Num suspense emocionante, William P. Young, autor de A cabana (4,5 milhões de exemplares vendidos no Brasil) faz em seu novo livro uma abordagem totalmente nova e inspiradora da história da Criação. Fruto de mais de 40 anos de pesquisas, fiel aos textos bíblicos originais e com uma narrativa primorosa, Eva apresenta um ponto de vista humano e reconfortante de um dos episódios mais tristes das Escrituras: o momento em que o homem vira a face para Deus e é expulso do Paraíso. Com sua capacidade única de emocionar e fazer refletir, o autor trata de temas como perda, culpa, perdão e redenção, e cria uma alegoria sobre a importância de nossas escolhas, a verdade de nossas origens e o poder transformador do amor de Deus.

 Sétimo volume da coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos apresenta descobertas, invenções e teorias que mudaram nossa forma de entender o mundo. "A ciência é uma busca continua pela verdade - uma luta perpétua para descobrir como o universo funciona [...]". O livro da ciência, sétimo volume da coleção As Grandes Ideias de Todos os Tempos - da qual fazem parte os best-sellers O Livro da Filosofia e O Livro da Psicologia traz de maneira simples e acessível os principais nomes e conceitos que moveram a curiosidade humana desde o início das civilizações. Escrito por professores e pesquisadores, o livro apresenta biografias e citações de grandes pensadores, linhas do tempo com os principais acontecimentos de cada período, diagramas que apresentam teorias complexas e ilustrações divertidas. Seguindo o projeto editorial dinâmico de toda a coleção, O Livro da Ciência conta com gráficos e boxes que ilustram conceitos como a gravidade, as propriedades da luz, correntes elétricas e compostos químicos, além de destacar as máximas que permearam a evolução do conhecimento científico, introduzindo seus autores: Arquimedes, Copérnico, Francis Bacon, Isaac Newton, Alan Turing, Stephen Hawking, entre tantos outros. Dividido em seis partes, que vão desde 600 a.C. - "O começo da ciência" - passando por toda a evolução das principais teorias até chegar ao presente - "Pilares fundamentais" - o título conta ainda com um Diretório, que traz uma breve biografia das figuras mais importantes de cada área, e um Glossário com os termos científicos essenciais. Um apanhado completo para curiosos, estudantes ou quem deseja se aprofundar no assunto.

Este livro nos revela a força de Mariane Helena, uma mulher que se lançou em um imenso abismo e lá encontrou tristeza e dor. Sua superação foi encontrar no imenso caos uma corrente de apoio que , aos poucos, a içou de volta ao lugar plano. Os elos da corrente são palavras escritas em um diário de bordo. Você encontrará o testemunho de quem perdeu algumas partes do corpo e, no entanto, ganhou mais luz á alma, na balança do equilíbrio fica por conta das mãos de Deus. certamente você não será o mesmo após esse leitura, compreenderá que a fé remove montanhas. 


Saindo da revista Time, ele convenceu o editor a publicar a biografia, agora não autorizada, de Jobs. Na época, 1984, o editor não queria publicar o livro, pois acha Steve Jobs, um executivo decadente, líder de uma empresa decadente. A obra foi publicada. Pouco tempo depois, o então homem forte da Apple foi expulso da presidência da empresa pelo conselho de acionistas. Saiu de lá enxotado após vender suas ações e guardar somente uma cota de ação da empresa. Fundou a empresa de computadores NeXT e o estúdio de animações Pixar. Pouco tempo depois, vendeu a NeXT para a própria Apple e voltou a empresa da qual fora enxotado anos antes, agora na posição de CEO. Depois, vendeu a Pixar para a Disney por alguns bilhões de dólares e se tornou o maior acionista individual da empresa. A história, a partir dali, a maioria das pessoas conhece. iPod, iPhone, iPad, entre outros sucessos que revolucionaram o mercado de tecnologia, saíram das mãos criativas de Jobs, que hoje é considerado um Midas dos tempos modernos. Essa é a história contada em detalhes por Moritz, neste livro que foi atualizado até os tempos atuais. Moritz, por sinal, seguiu os passos do mestre, pois, após deixar a revista Time, tornou-se investidor e entre seus negócios, está a participação em 10% das ações do Google. 
Agora quero mostrar pra vocês leitores a segunda parte da estante de feveiro, recebi a news da Editora Record que é nossa parceira em 2016, vamos conhecer algumas novidades da editora?

No dia 11 de setembro de 2012, em Benghazi, na Líbia, a embaixada americana sofre um ataque terrorista contra a exibição de um filme sobre o profeta Maomé. O caos no interior do prédio se instaura e o embaixador dos Estados Unidos e outros três funcionários morrem. Resta aos militares tirarem os sobreviventes em segurança.
Todas as noites, em seus sonhos, Ava vê o filho, Noah. Porém, quando ela acorda, é novamente arrebatada pela verdade aterradora: Noah desapareceu há dois anos, e seu corpo nunca foi encontrado. Quase todos, inclusive Wyatt, o marido meio ausente, supõem que o menino tenha se afogado após cair do cais próximo a sua casa, na Ilha Church. Ao longo desse período, Ava passou a maior parte do tempo internada em hospitais psiquiátricos de Seattle, arrasada pelo luto e incapaz de recordar os detalhes do desaparecimento do filho. Contudo, à medida que suas faculdades mentais voltam ao normal, as suspeitas aumentam. Apesar da preocupação que os outros demonstram, ela não consegue se livrar da sensação de que a família e a psiquiatra sabem mais do que dizem. Será apenas preocupação com o seu bem-estar? Ou medo de que Ava descubra alguma coisa? Estará enlouquecendo? Será que Noah ainda está vivo? Ava não irá desistir enquanto não obtiver respostas; a verdade, contudo, é mais perigosa do que ela imagina - e o preço talvez seja mais alto do que espera pagar.

Um livro que oferece um vislumbre completamente novo de um dos programas de maior sucesso da história da televisão. Você pode ter assistido a centenas de episódios de Os Simpsons (e de seu primo, Futurama) sem nunca ter se dado conta das referências sutis à matemática brilhantemente incorporadas em muitas tramas – de equações famosas aos teoremas e conjecturas mais modernos. Ao relembrar episódios memoráveis da série, Simon Singh revela que por trás dessas referências estão a genialidade e o senso de humor sem igual dos roteiristas, muitos deles com formação acadêmica avançada em matemática. Os segredos matemáticos dos Simpsons mergulha em histórias que exploram diversos conceitos matemáticos, apresentando imagens dos episódios, diagramas e testes.

Espero que todos vocês tenham gostado dos livros e fiquem ligados que temos muitas novidades literárias para trazer aqui no blog.

Um comentário

  1. Olá, Rafael.
    Fiquei babando no livro Poética, da Ana Cristina César.
    Também quero ler Não Queira Saber, que parece ser uma ótima obra.
    Adorei seus livros.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir