[Descomplicando] Saiba o jeito certo!


Na hora da criação, não existe certo ou errado (ao meu ver)! Existi a inspiração, o papel, a palavra e o dom.

Mas a partir do momento em que você deseja compartilhar, se profissionalizar, vender, concorrer, é divulgar, ou algo assim, e necessário saber "que pito toca" o seu texto, ou seja, de qual família ele é.

Geralmente as maiores duvidas são: Meu texto é uma crônica ou um conto? O que é poesia e o que é poema? Será que é um bom texto?
E todas essas respostas estão numa única palavrinha > REGRAS! É através delas que damos um pai ao nosso texto, temos base para escrever uma diversidade maior de coisas, garantimos que o que escrevemos (pode não estar, lindo,maravilhoso) está adequado, está pronto para ir para o mundo e prosperar!


Por tanto, a partir de hoje, eu vou tipo mostrar as REGRAS DE CADA TIPO TEXTUAL DA LITERATURA. Para que você possa assim, direcionar os seus textos de acordo com a sua preferência, te possibilitando também escrever outras coisas além do que já gosta de escrever. É importante para o escritor saber escrever de tudo! É libertador e também de dá maiores garantias de que o seu texto está bom, pois ele está correto.

Mas lembre-se sempre disso: A REGRA É UM NORTE, E NÃO UMA PRISÃO!
Existem mil formas de chegar a um mesmo ponto. Como um mapa! tem um caminho traçado, mas com o mapa você tem a visão geral de tooooodo o território ao entorno. Você pode tomar qualquer rumo pois sabe a direção e a localização! Isso é liberdade! E todo escritor é livre! tem LIBERDADE POÉTICA para seguir o rumo da sua imaginação.


Bjus,


13 comentários

  1. Oie gata, achei lindo você compartilhar com nossos meros leitores, escritores o que cada tipo de texto é. Parabéns viu!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariane, sua linda, tudo bem
    Adorei a sua coluna, achei muito generoso ajudar quem está iniciando na profissão de escritor e por tabela ajudar os leitores também, a reconhecer os tipos textuais. Boa sorte e ficarei aguardando.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    gostei muito do seu post, é válido e necessário priorizar o gênero, para assim utilizar-se da criatividade, acho que mesmo quando for criar, deve-se antes fazer uma pesquisa. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. "Isso é liberdade, e todo escritor é livre"
    Exatamente!!! ♡
    Parabéns pela ideia de compartilhar essas informações.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oiiie,

    Adorei a coluna sobre gêneros, eu sempre tenho dúvidas para distinguir os gêneros dos livros, porque não consigo muito bem saber ao certo o que é ou outro. Vou acompanhar.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá, meus parabéns pelo post! achei muito interessante para sabermos a diferença de cada texto, principalmente para quem escreve. Adorei.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Belo texto! E com certeza irei querer acompanhar os posts com as regras. É sempre bom ter informações novas/velhas sobre a escrita, regras e literatura em si. Parabéns pela iniciativa.
    Beijo!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2016/02/uma-duas-de-eliane-brum.html

    ResponderExcluir
  8. é, acho que postagens assim iriam melhorar muito na escrita de alguns autores que temos hoje em dia... infelizmente, alguns não tem base de pesquisa, já ouvi gente confundir ensaio com poema, não saber o que é novela, crônica, cada absurdo que pelamor...

    ResponderExcluir
  9. Oie
    bem interessante seu texto, e vou tentar acompanhar o post com as regras, informações assim são sempre bem vindas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Muito poder compartilhar o que sabemos e apoio a ajuda, pois muitas vezes nós que um dia queremos nos tornar escritores e aqueles que já são, erramos e deixamos de construir um otimo texto, pelo simples fato de não determinar certo que tipo de familia este texto pertence.

    Beijos
    http://devoreumlivrooufilme.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mariane
    Nossa, poesia e poema são coisas diferentes? kkk Gente, vou acompanhar essas postagens, para aprender de uma vez por todas o que é casa coisa.

    Beijo,
    João Victor - De cabeça para baixo | All pop Stuff

    ResponderExcluir
  12. Mariane, adorei seu texto.
    Achei bacana tentar ajudar quem está meio perdido no mundo da escrita.
    Acredito que vai ajudar muito.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Adoro essas dicas de como escrever melhor.
    Acho que essas regras são o que me fazem deixar de lado a vontade de escrever, pois não sou tao boa assim nesse aspecto rsrsrs

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir