[Descomplicando] Descomplicando a fonte de inspiração


Sabe qual é a fonte de todo o conhecimento humano? Os 5 sentidos! Esses são: TATO, OLFATO, PALADAR, AUDIÇÃO e VISÃO.

Quando você vai aprender qualquer coisa, instintivamente, você usa um desses recursos para assimilar tudo em sua volta.
Quem já conviveu com um bebê sabe como eles fazem certas "porquices" quando aprendem a engatinhar? Então isso apenas é feito para ele aprender o que é: Tocar, cheirar, por na boca, prestar atenção no barulho que tem, olhar todos os detalhes de perto... Isso chama-se na literatura de SINESTESIA!

Sinestesia é a sua forma de aprender do mundo, e por aquele canal se inspirar! Vou mostrar alguns indícios sinestésicos, que talvez te ajude a achar o seu modo de se inspirar:

SINESTÉSICO VISUAL: Decora com facilidade cenas, lugares, textos. Precisa visualizar tudo o que ouve, é muito detalhista, e muito sensível as artes.

SINESTÉSICO AUDITIVO: Grava tudo o que ouve, tem facilidade de decifrar sons diversos, ouve até os mínimos ruídos, apenas pelo som já consegue uma boa pronuncia de diversas línguas.

SINESTÉSICO OLFATIVO: Precisa do cheiro, identifica tudo mesmo ao longe pelo cheiro, identifica situações climáticas, é altamente ligado a cheiros pois o remete a sentimentos... lembranças!

SINESTÉSICO DE CONTATO: Tem a necessidade de tocar para entender, alta sensibilidade na pele e nas mãos, instintivamente toca tudo o que visualiza.

SINESTÉSICO PALATIVO: Tem a necessidade de provar o sabor, mesmo que seja coisas não comestivas, pelo sabor conheci maiores detalhes daquilo, como: textura, sabor, consistência.

E ai?! Já sabe a sua sinestesia?


14 comentários

  1. Olá Mariane,
    Quei interessante, eu pensava em Sinestesia só como um crusamento de sesações.
    Lendo as descrições que você deu posso dizer com certeza que sou Olfativa, nossa quantas vezes já não senti 'cheiro' de nostalgia, e é tão dificil explicar.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem.
    Eu sou muito visual. Minha memória parece estar nos olhos hehehehehe

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha parado para pensar no obvio: a fonte do conhecimento em nós mesmos. Adorei ler a respeito e me despertou a curiosidade para ler mais!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei o post, achei ele bem esclarecedor sobre o assunto, sempre sou da importância dos 5 sentidos, mas não sabia da necessidade das crianças os utilizarem pra entender as coisas a sua volta.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Estou entre o auditivo e o olfativo, pois tenho facilidade com os dois. Sempre escuto mais e sinto cheiros diversos que outros não sentem. Muito bom esse post!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Hello :)

    Adorei a postagem, super interessante. Eu acho que tenho duas haha A minha visual é meio rebelde, só funciona se quiser, mas a minha auditiva... Ah, essa é boa!

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    Cantinho Cult
    Galera Geek

    ResponderExcluir
  7. Eu sou péssima em fazer qualquer escolha. Eu acho que sou parte visual parte auditivo pq para escrever preciso de música ou uma imagem qualquer um me inspira
    Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Parabéns pela originalidade do post! A minha sinestesia com certeza é a visual, que é reforçada pelo fato de eu ter uma razoável memória fotográfica.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Parabéns pela proposta do post, e lendo essas "características" fato é, sou completamente visual.
    Beijos, Ju.

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Adorei o post!!!! Super interessante.
    Eu com certeza sou olfativa.

    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi

    legal seu post

    posso dizer que tenho memória visual, sempre tive uma maldita memória fotográfica e isso é um saco! a gente decora até a ordem das palavras num texto...
    em contrapartida, tenta me explicar alguma coisa sem que eu escreva...não entra na cabeça...é sou totalmente visual...

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Esses seus posts são sempre interessantes.
    Eu acho que sou mais olfativa... Pq do resto sou super desatenta rsrs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  13. Oi, a Cothoca da Andra falou sobre isso, mas o sentido de leitor no canal dela e amei encontrar sobre por aqui também, apesar do seu texto ser um pouco diferente. Mas olhando pelos dois lados, o somente dos sentidos e o de leitora, eu como sempre sou a leitora sinestésico visual, mas sem essa coisa de detlhista, porque odeio livros com mutos detalhes na história, e como pessoa(sem o leitora), odeio detalhes também, sou mais do básicão e tenho um pouco de visual e auditivo,hahaha. Depois procure sobre essas características mas do ser leitora, é muito bacana e interessante.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu me identifiquei com SINESTÉSICO OLFATIVO. Algumas fragrâncias me temente a lembranças. Sempre que sinto um cheiro familiar logo me vem uma cena na cabeça.
    Adorei o seu texto.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir