Resenha: Veneno - Saga Encantadas #1

Título Original: Poison
Autora: Sarah Pinborough
Editora: única
Ano: 2013
Páginas: 224
Sinopse: Sexy, sarcástico e de prender a respiração! Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia! Palavra da editora: Veneno é um livro tenro como uma maçã envenenada. Belo como os vilões costumam ser. Sarcástico como príncipes mimados. E sem finais felizes porque já estamos bastante crescidinhos! (E, ainda assim, é um dos finais mais chocantes da ficção atual!)


Há algum tempo vinha namorando iniciar a leitura dessa saga, primeiro, pelos ótimos comentários que ouvi e, segundo, pela nova roupagem a la irmãos Grimm da história de Branca de Neve. Veneno relata novos estereótipos destinados tanto para a princesa Branca, quanto a própria Rainha, e pasmem meus caros leitores,  nessa história de Sarah Pinborouch, o príncipe não é tão encanto assim, na verdade é sim, até certo ponto, e o caçador, veio bem na forma em que imaginei que um caçador deveria ser. Eita homem lascivo! kkkk.

"A que se devia essa necessidade de ser visto como benevolente? Se é para ser cruel . Abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza." p.15

Aparentemente Branca é uma linda jovem que ssó se preocupa em ajudar seu povo, sempre enxergando o melhor nas pessoas, conquista e encanta tanto pela sua beleza quanto pela sua bondade. Do outro lado podemos ver uma rainha que sofreu durante sua infância e aprendeu também durante ela a como dominar a magia para o seu próprio bem. Bom até aí, tudo certo. Mas conforme você vai avançando na leitura percebe que esta rainha na verdade só que viver em paz, longe da "sonsa" filha de seu marido e Branca aparenta não ter somente pensamentos puros e bons.

A linha do tempo é praticamente a mesma, entre fugir do palácio, encontrar o caçador, ser envenenada e ser acordada pelo lindo príncipe. Os anões são realmente um encanto e protagonizam diversos momentos divertidos ao lado de sua princesa preferida. O caçador cumpri bem o seu papel, sua característica nesse livro coloca em evidência sua honra mas também seu instinto, e o príncipe, bem, ele realmente tem uma boa aparência, algumas vezes chega até a ser meio bobo em algumas atitudes, é realmente fácil se apaixonar por ele no início.

"Por fim, ela ergueu os olhos para ele, que pôde ver nos lagos infinitos de seus olhos, onde o bem, o mal e tudo o que havia entre os dois ia de um lado para o outro depressa como um peixe em profundezas geladas, que ela sabia exatamente o efeito que provocava nele." p.94

A diagramação desse livro está realmente ótima, a editora teve um cuidado especial nessa edição, com fontes bem centralizadas, textos em tamanhos confortáveis e folhas amareladas, faz com que a leitura flua com mais rapidez. A história é realmente envolvente e tem um final digno de deixar o queixo no chão. Mas, confesso que o inicio da leitura foi bem arrastado para mim, por toda a aparecia meio forçada, em querer mostrar uma Branca muito bondosa e uma Rainha muito ferida, mas depois de alguns capítulos é impossível largar a leitura.

Se você procura por uma leitura despreocupada com uma visão diferente dos personagens caracterizados pela Disney, tenho certeza que você curtirá esse livro.





20 comentários

  1. OI Tâmara
    Eu li toda essa série..li em 2013 mais ou menos. Tem tanto tempo que não me lembro direito. Mas uma coisa que eu me recordo muito bem é que a autora nos surpreendeu muito com o final desse livro. E a história em si é toda maluca. Achei série meio água com açúcar. Mas de todos os 3 livros o que eu mais gostei foi do segundo Feitiço.
    A sua resenha ficou muito boa, você chegou mais ou menos a mesma conclusão que eu em relação ao final do livro.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler Feitiço e ver a proposta da autora, espero que o início seja mais empolgante que veneno.
      Bjim!

      Excluir
  2. Oi Tâmara
    Estou namorando essa serie desde o lançamento do primeiro livro,mas ainda estou com aquele medinho de pegar o livro pra ler,de todos os comentários que li e ouvi graças a deus foram todos positivos,o que pra mim é um ponto a favor..talvez esse ano eu coloque essa leitura em pratica :) e sim a editora arrasou na diagramação dessa serie uma capa mais linda que a outra!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-perdida-carina-rissi.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, as capas realmente são um encanto, uma mais linda que a outra com certeza, percebe-se todo um cuidado com a obra.
      Bjim!

      Excluir
  3. um tanto diferente da história que deu origem a branca de neve, interessante a branca de neve não é o que aparenta ser, mais ela muda muito no decorre da historia e o que acontece com a rainha, acho que vou ter que ler não é mesmo srsrsr, fiquei bem curiosa pra descobrir a forma que vai desenrolar da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente nem tudo o que reluz é ouro Leticia, confesso que fiquei chocada com a Branca em uma cena em especial, cena que tenho certeza que irá se lembrar desse comentário ao ler.
      Bjim!

      Excluir
  4. Oi, Tâmara! Li esse livro não tem muito tempo. As capas e toda essa coisa de uma roupagem nova para uma história tão conhecida me despertaram a atenção. Acabei ganhando os livros em um sorteio, foi a oportunidade de ler. Mas, ao contrário de você, não curti a leitura! :(

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi quase vou por esse caminho, Carla, mas durante o percurso a história conseguiu me prender até que cheguei ao final querendo saber mais.
      Bjim!

      Excluir
  5. Oi Tâmara,
    Eu sempre tive olho nessa série mas por causa das capas, não tinha ideia que fosse releitura dos clássicos Disney.
    Pela sua resenha eu lembrei do filme Malévola. Gostei. Se eu queria lwr pela capa, agora acho que o conteúdo me satisfará
    Obrigada pela dica.
    Bjs
    Luana Lima
    http:// blogmundodetinta. blogspot. com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, as capas realmente ganham ponto no visual, também gostei dessa nova roupagem, traz possibilidade que no infantil não requer. Espero que goste da leitura.
      Bjim!

      Excluir
  6. Olá!

    Já faz um tempo que estou querendo ler essa saga. Alias quase comprei o box dela na black friday, tava tãooooo barato.
    Não imaginava que fosse uma releitura com personalidades tão diferentes do que estamos acostumados com a Disney. Mas gostei disso e acho que a estória deve ser bem diferente e me deixou com mais vontade de ler ainda. Quando ler os outros quero saber sobre o que se tratam kkk

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bote diferente nisso, Pamella, você irá se surpreender os certas atitudes e argumentos. Espero que aprecie a leitura.
      Bjim!

      Excluir
  7. Oi!
    Eu também sempre namorei essa serie e comprei ela mês passado. Li tantas resenhas positivas que não tinha como não comprar.
    Só quero ler logo o começo kkkk leitura arrastada é um saco.
    Gostei muito da sua resenha, quero Lee logo agora.
    Assim que tiver minha opinião sobre os livros te procuro para comenta los.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Pode procurar, Isa, será um prazer.
      Se sua visão for parecida com a minha, passará pelo início como um pequeno sofrimento, mas depois a história fica boa. Pelo menos espero que seja assim para você também, kkk.
      Bjim!

      Excluir
  8. Oieeee
    Eu estou louca para ler essa série, quase comprei o box completo na BF mas acabei comprando o Quarteto de Noivas da Nora Roberts. Mal vejo a hora de comprar o meu pois estou mesmo muito interessada em ler, amei a tua resenha, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz. Ainda não conheço a escrita da Nora, mas pretendo fazer isso algum dia. Espero que também goste da leitura, sempre é bom ver os personagens que tanto conhecemos dos contos infantis ganhar novas personalidades.
      Bjim!

      Excluir
  9. Hey, Tammy.

    Estava pensando em começar 2016 lendo justamente essa série. Gostei da sua resenha e vou começar, não desistindo nos primeiros capítulos, já que depois vem coisa melhor, kkkkk

    Tempos que não comento aqui. Mas Parabéns pelo trabalho com o blog!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. May, sua linda. Obrigada pela visita. Acho que vais gostar, o final da o gostinho de quero mais.
      Bjim!

      Excluir
  10. Oi Tâmara,
    Faz tantooooo tempo que eu tô louca pra ler essa série,
    E no finalzinho do ano eu dei a sorte de trocar o box por
    um livro que eu nem curtia e estava empacado na minha estante *__*
    Pense numa alegria, mal posso esperar ele chegar, acho que vou passar na frente de algumas leituras, adorei a resenha, curto muito esse tipo de releitura de contos de fadas. *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris, não tem nada mais compensador que passar em frente um livro que não nos agrada, compreendo a sua alegria, hahaha. Você irá se surpreender com essa releitura e vai passar a olhar os personagens clássicos de modo diferente, nem que seja por breves momentos.

      Excluir