Resenha: O Duque e Eu (Os Bridgertons #1)

Título Original: The Duke and I
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2013

Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida. 


 Análise: 

Começamos a saga pelos membros da família Bridgertons. Há tempo ouço ótimas opiniões sobre e série, mas a quantidade de livros sempre me manteve bem distante, apesar da curiosidade. Mas, com 2016 se iniciando, achei que essa seria uma ótima oportunidade de colocar essa preguiça de lado e enfim, conhecer tudo o que acontece com essa família. 

Em o Duque e Eu conhecemos a história de Daphne Bridgerton, a quarta filha de oito e a primogênita das mulheres. Por já estar na idade padrão para se casar, sua mãe monta diversos planos para que não só ela, mas seus filhos mais velhos consigam arrumar logo um casamento digno. 

Daphner não era considerada uma moça feia, mas também não tinha vários homens aos seus pés admirados por sua beleza. O que mais desejava era somente se casar com alguém que pudesse ao menos conviver de forma harmoniosa, sabia que era uma dádiva difícil de ser alcançada que o amor viesse junto. Até que chega a cidade Simon Basset, o Duque de Hastings. 

Simon não teve uma ótima convivência com o pai, e devido ter nascido com problemas na fala, viveu a maior parte de sua infância ao lado da ama, recebendo o seu amor, ao invés do amor paterno. O que trouxe consequências na vida do rapaz. 

Em um baile organizado por Lady Dandury, Simon encontra Daphne em “apuros” com certo cavalheiro, ao oferecer a sua ajuda, não imaginava que seu lado libertino fosse aflorar em seu desejo pela bela moça que estava à sua frente, pelo menos, até descobri que a moça em questão era irmã de seu amigo Anthony Bridgerton. 

Daphne e Simon tornam-se amigos e por um plano oferecido por ele e concordado por ela, posam perante a sociedade como comprometidos. Mas os sentimentos de Daphne são traiçoeiros, e ela percebe que não quer somente amizade do Duque de Hastings. Simon por outro lado, tentar negar seus sentimentos, pois em seus planos, não incluem casamento e muito menos uma família feliz. 

Em o Duque e Eu o leitor irá se divertir em diversos momentos, há diálogos dignos de uma dose de risada. Você também irá querer matar alguns personagens por serem tão intrometidos e outros por serem tão teimosos. E claro, vai se apaixonar por esse casal tão individual, mas cheios de sentimentos. 

Daphne é uma mulher decidida e bastante perspicaz. Se você procura uma mocinha dondoca e cheia de mimimi, não é o caso, ela sabe a hora certa de agir para trazer a razão de volta, e não se intimida por qualquer coisa. Simon têm vários momentos de tirar a paciência de qualquer um, mas nada que estrague o seu encanto, afinal, tem toda uma mágoa a ser superada. 

Acho que a autora poderia ter explorado mais as cartas deixadas para Simon, e todo o real sentimento através delas, não sei se vai aparecer algo mais sobre isso mais à frente. Mesmo com todas as loucuras, é impossível não gostar de Violet, a matriarca Bridgerton, e sobre os outros irmãos, vamos conhecendo mais conforme os próximos capítulos. 

 Queremos saber! Já leram a série? O que estão achando até agora? 

 Bjim e até a próxima,


27 comentários

  1. Que delícia de história. Agora começo a entender porque todo mundo fala tão bem dessa série. Já li resenhas de livros que vêm depois, mas essa é a primeira do livro 01 que leio e fiquei encantada. Parece um livro leve e gostosíssimo de ler, com os personagens apaixonando-se sem querer e negando o sentimento, mas sem as infantilidades dos new adults atuais por ser mais "de época".

    Vai para a lista de leitura!

    ResponderExcluir
  2. Ola Tâmara lindona estou já com os 4 primeiros livros da série e começo a ler esse mês, até entrei em um Desafio de Históricos rsss, eu amo essas capas lindas e delicadas, o fato de mesclar romance de época com humor já me ganha, Li muitos elogios a escrita da Julia, espero gostar assim como você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ainda não li a série, e sinceramente nem sei se leirei uma dia, perdi o gosto pelos romances de época muito tempo atras, mas já resenhas dizendo que a escrita da autora é bem divertida, e as vezes sinto falta de algo divertido, então se um dia eu ler será por isso.
    A série é super bem comentada né? que bom que depois de tanto tempo você consegui ler e se apaixonar pela série.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem?

    Olha, eu tinha MUITO interesse em ler esse livro. A série e a autora estão fazendo MUITO sucesso, né?! Por isso fiquei curiosa. Queria saber sobre o que esse alarde todo é, rsrs. Mas li em alguma resenha que ele tem um toque erótico e isso me desanimou... Tinha até comprado o livro. =/

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  5. Oiee, eu sou fã da Júlia e da série.
    Estou acompanhando-a e é uma leitura mais prazerosa do que a outra.
    É muito legal, conhecer a história de cada um desses Bridgertons e rir muito
    e se emocionar com cada um, eu já criei laços, agora que a série está acabando dá até um friozinho na barriga. Você ainda vai ter grandes emoções, vai vendo...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Tâmara! O duque e eu é um amorzinho né? É tão legal ver o Simon se render ao amor! Esse livro é de arrancar suspiros, li três da série até agora e são maravilhosos. Beijos,

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro..não essa serie é completamente APAIXONANTE amoo todos os livros,cada um a sua maneira. Amei a estória de Daphne e Simon,dei ótimas gargalhadas com os dois..não só com eles mas também com a mãe Violet (ótima casamenteira..hahahahaha),mal posso esperar pra ler o próximo já vou pro 6 livro *.* e contando os dias pra tê-lo nas minhas maozinhas ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li essa série mas já gosto dela. Me parece ser bem do jeitinho que eu gosto e fico louca para ler a cada resenha que vejo. Imagino que seja um romance de tirar o folego, também espero ler agora em 2016

    ResponderExcluir
  9. Comecei a ler este livro mas não consegui terminar.
    Esse gênero nunca me agradou, e mesmo com uma autora tão elogiada não consegui gostar. Acho muito cheio de clichês, me sinto incomodada.

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Eu amo essa série, quer dizer estou gostando. Até porque só li os dois primeiros livros rsrs. Mas pretendo ler toda a série de Os Bridgertons. A capa do novo livro está um arraso.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. OI Tâmara, tudo bem?
    Olha, essa saga da Julia é um enorme sucesso no mundo literário. Alguns gostam mais dos personagens do que outros e eu não posso falar muito sobre eles porque ainda não li nenhum. Mas eu concordo sobre a questão de que você falou sobre as cartas. Eu sou fã de cartas em livros e acho que dão uma entonação mais romântica na história.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Olha eu tenho visto muita gente resenhando o livro da série O DUQUE E EU e eu também estou prestes a soltar uma resenha de uma das minhas colaboradoras, mas eu não li nada do livro ainda. Uma das minhas amigas já disse pra mim correr pra ler porque é super divertido. Espero poder me impressionar como tanta gente, porque tá virando febre essa série viu? E olha, quero te dar os parabéns pela sua bela resenha. Ficou muito bem desenvolvida e gostei da maneira como escreve =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem/

    Confesso que faz um tempo que digo, vou iniciar esta série. Mas bate a preguiça e desisto. Mesmo com todos os elogios que ouço por aí. Eu até ganhei em 2014 o quarto livro da série, e fiquei animada, mas nada de começar. Fico feliz que tenha gostado, pois é mais um motivo para eu também entrar neste mundo de romances de época.

    beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essa é uma série de romances de época que ainda não tive oportunidade de ler, mas quero muito! Estou sempre lendo resenhas dos livros, e a cada resenha minha vontade de conhecer esses personagens só aumenta. Gostei de saber que a personagem não é cheia de mimimi!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Sempre vejo esse livro nos blogs que visito, mas não consigo me interessar. Até acho o tema razoavelmente interessante, mas tenho preguiça pra séries, na realidade estou com preguiça. Tenho tanta coisa pra ler, que se acrescentar uma série, aí vira festa e flop na certa. Eu gosto de ver as opiniões a respeito de todos os livros, esmo daqueles que não tenho muito interesse.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  16. Bom eu nunca li o livro mas pela sua resenha eu posso dizer que provavelmente eu gostaria da história por não gostar de muito mimimi e tbm por conter cartas. Mesmo você tendo dito que as cartas não foram muito bem exploradas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu comecei a ficar curiosa por essa série depois de ver várias resenas positivas. Mas teve um ou outro livro que eu não me identifiquei. Mas, ao ler a sua resenha do primeiro livro, fiquei mega curiosa e com muita vontade de começar a ler essa série e conhecer mais dos Bridgertons e descobrir porque todos gostam desse livro! Parabéns pela sua resenha.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  18. Olá, acredita que nunca li nenhum romance de época? mas essa série é uma que eu morro de vontade de conhecer, todos sempre falam tão bem dela que isso me deixa mais ansiosa, e a sua resenha está muito cativante, parabéns!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Tudo bom com você?
    Eu nunca li nada - também nunca tive interesse - da Julia, mais sempre ouço falar muito bem de seus livros e que bom que você gostou, mais hoje não rolou ainda aquela vontade de ler rsrsrs... Gostei da resenha e quem sabe no futuro eu não dê uma chance.

    Beijos,
    Felipe Alves - Um sujeito qualquer

    ResponderExcluir
  20. Mesmo com os altos elogios na blogosfera não pretendo ler essa série por se tratar de romance histórico, mas é interessante ver que o livro tira boas risadas e o romance não é idealizado e vem ao acaso! E que pena que não tem um foco maior nas cartas, pois elas sempre dão um tchan a mais na história!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Pois é, eu também ouço só elogios à série. Estou há muito tempo para começar a ler, até ganhei os primeiros volumes de presente, mas ainda não criei vergonha. Acho que vou gostar muito dessa leitura, pois amo romances de época. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Me sinto meio excluída do mundo literário por ainda não ter começado a ler essa série. Gosto muito de romances de época e essa é uma das séries que só tenho visto elogios desde o lançamento. A escrita da Julia parece ser daquele tipo que te carrega durante a estória e te impulsiona a ler o livro do inicio até o fim sem parar. Tenho bastante curiosidade com todos os livros e desse ano não passa com certeza.

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Nunca li nada da autora, gosto muito de romances de época,mas recentemente não tenho lido nenhum,gostei da resenha e da premissa do livro, quero muito ler os livros dessa série,adoro livros com protagonistas que não tem mimimi, são meus preferidos.

    Bjss

    ResponderExcluir
  24. Sabe que eu fico adiando a leitura desse livro pelo tamanho da série? Dá uma preguiça de começar...
    Adorei saber que o casal é cheio de sentimentos. E que pena esse lance com as cartas de Simon. Romance de época é cheio de clichês e pelos seus comentários percebi que esse tem vários, mas eu não vejo problema em um clichê quando a escrita é gostosa de acompanhar - e parece que a Julia acerta a mão nesse.
    Vou tentar afastar a preguiça como vocÊ fez e colocar a série na minha lista desse ano!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oiiie,

    Ah, a Júlia é a minha autora preferida, e a família Bridgertons como os amo <3 Já li até o quarto volume, e cada vez mais me apaixono por essa família e barulhenta. Eita que Daphne entrou numa fria, mas acabou se dando bem como gatão do Simom <3 Adoro mesmo, esse até agora é o meu preferido. Tenho certeza que vc vai gostar os outros irmãos (São 8 :O)

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  26. Olá. Tudo bem ?
    Eu tinha prometido a mim mesma não ler nenhuma resenha desta série, pois não quero saber muita coisa, e estou louca para realizar a leitura, mas como você mesma disse por ser uma série grande eu vivo adiando. Mas resolvi ler sua resenha e não me arrependi. Agora quero demais poder ler ao menos o primeiro livro em 2016.
    Deus ajude !
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi Tammy!
    Adoro romance de época mas ainda não comecei a ler a série, mas está na minha TBR para começar em breve.
    Espero que a leitura me agrade.

    Beijos.
    PS: Te indiquei para uma TAG: http://literalizandosonhos.blogspot.com.br/2016/01/tag-esse-ou-esse.html

    ResponderExcluir