Resenha: Mosca Espanhola

Título Original: Spanish Fly 
Autor: Will Ferguson 
Editora: Companhia das Letras 
Páginas: 424 
Ano Lançamento: 2011
Sinopse: Jack McGreary é um jovem que vive na minúscula, pobre e pacata cidade de Paradise Flats. Em meio a frequentes tempestades de areia, ele passa seus dias lendo clássicos, e procurando palavras peculiares no dicionário. Do lado de fora da biblioteca, os trambiqueiros estão por toda parte e, embora Jack sempre escape usando a inteligência, não consegue evitar que seu pai seja enganado e perca tudo. Quando dois novos golpistas chegam à cidade e começam a agir, Jack é o único que reconhece o truque, mas, em vez de entregá-los, termina por ajudá-los. Encantado com a promessa de uma vida de aventuras com os profissionais do engodo Virgil Ray e srta. Rose, espécie de Bonnie e Clyde sem armas, Jack decide deixar sua antiga vida para trás e partir com eles. Juntos, os três aplicam golpes por todo o país, dos mais simples aos mais sofisticados. Jack é rapidamente absorvido por essa vida de dinheiro, bebida e jazz, e, usando seu talento nato, planeja o maior golpe de todos - Mosca Espanhola. 


Análise: 

Sabe aquele livro que no começo da leitura você acha que vai ser uma história cansativa e arrastada, mas quando você já está chegando no capitulo dez todo o livro se torna envolvente. Mosca espanhola é o livro que te surpreende nos capítulos seguintes. 

Os três personagens principais vão levar o leitor a presenciar as diversas formas e jeitos de se enganar uma pessoa. No inicio, conhecemos boa parte da infância e juventude de Jack McGreary que vive em uma cidade pacata e corriqueira chamada Paradise Flats. 

 Por consequência de diversas tempestades de areia que assolam a pequena cidade, Jack passa seus dias lendo diversos clássicos da literatura e frequentador assíduo da biblioteca. A vida do jovem passa por altos e baixos, tanto no lado amoroso como também na parte familiar, pois ele vive com o seu pai. 

A pequena cidade começa a ser alvo de diversos trambiqueiros, é a partir daí que o rumo da vida de Jack muda por completo. O escritor tem um estilo perspicaz em sua escrita, ele é bem detalhista tanto nos personagens primários e secundários. 

No inicio do livro, achei que seria cansativo, mas o autor deixou fluir toda a história. Jack acaba conhecendo dois trambiqueiros experientes que estão passando muita gente pra trás, são eles Virgil Ray e srta. Rose. Jack acaba sacando suas trapaças, mas ao invés de entrega-los ele acaba fazendo parte do time e passando diversas trapaças. 

Formando um trio, eles percorrem todo o país aplicando golpes dos mais simples e bobos até os mais sofisticados, deixando o leitor de boca aberta com tamanha ousadia dos personagens. 

Toda história passa nos anos 30, temos uma noção da grande depressão que sofreu os EUA no mercado financeiro e também sobre a 2º Guerra Mundial. 

Um livro divertido e ao mesmo tempo com grandes surpresas afinal não sabe qual vai ser a próxima trapaça do trio. Na rede social Skoob o livro recebeu nota 4.2


12 comentários

  1. Livro interessante esse.
    Acredito que iria gostar de ler. Personagens que saem por ai aplicando golpes na década de 30 me parece bem legal e curioso. Vou procurar saber mais ;*

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ooookkk, eu já fui conquistada ainda na sinopse quando falou de Bonnie, Clyde e jazz rsrs. Aí você me fala que a história se passa nos anos 30 (mesma época de Bonnie e Clyde) e fala da Grande Depressão. Pronto, já quero!! Muito obrigada pela dica, pois nunca tinha visto falar desse livro!!! :D
    Abraços, Bia.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Pela sinopse parece que vai ser um livro parado e cansativo mesmo, mas do jeito que você contou dá para perceber que no desenrolar da história fica interessante!
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada. Ele tem uma nota muito boa no skoob.
    Eu acho tão legal quando o livro acaba nos surpreendendo. Vou anotar a dica e quem sabe ler futuramente. Sua resenha está ótima e me fez ficar interessada na leitura desse livro. Parabéns.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Não achei tão parado assim, talvez cansativo por causa das descrições que o autora faz. Não o conhecia, mas gostei bastante. Pretendo dar uma chance a ele. Parabéns pela resenha!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi! Achei interessante, porque creio que deve haver uma crítica em relação de pessoas enrolando outras na sociedade, né? Eu acho legal quando o livro nos surpreende nos próximos capítulos. Apesar de que prender o leitor desde o começo é muito importante.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oiii!

    Eu não conhecia o livro e fiquei mega feliz em saber sobre o enredo, a tematica parece ser meio cansativa mesmo, mas fiquei muito animada em saber que o autor soube trabalhar tudo de uma maneira leve e rápida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá... tudo bem???
    Bom sua resenha não foi tão empolgante, mas deu para perceber que a leitura foi satisfatória... parece que temo algumas ações e outras nem tanto... infelizmente o livro não me cativou para ler, não sei, eu não curti muito o enredo... infelizmente o livro não será pra mim... Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olha, confesso. quando eu olhei para capa desse livro eu também achei que seria um tipo de leitura arrastada, a capa também não me agrada muito, mas vejo que estou equivocada assim como você estava quando inicio a leitura. Foi bom saber que o livro tem uma historia envolvente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael, tudo bem
    Eu já vi muitos filmes cujo o cenário era a a depressão americana da década de 30, um momento muito difícil, a vida das pessoas era muito difícil. Talvez seja por isso que eles eram trambiqueiros, mas de alguma forma, senti que o golpe que eles irão aplicar acaba dando um toque de aventura na história. Infelizmente não chamou minha atenção. Mas para quem gosta, parece ser uma boa dica. Gostei da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    A história é bem interessante e parece ser também diferenciada das outras.
    Fiquei curiosa para conhecer essa história melhor.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Divertido e surpreendente.. Me ganhou!!
    resenha muito boa. parabéns!!!
    abraços

    ResponderExcluir