[Descomplicando] O escritor se faz, escrevendo!

Como bem dizia Epicteto (Epicteto foi um filósofo grego):

"Se quiser ser escritor, escreva!"

Pode parecer doido mas é simples assim mesmo!

Todo mundo que escreve é escritor. Como todo mundo que escreve poesias é poeta! Porém há diferença entre o escritor e o bom escritor.

O escritor é todo aquele que é alfabetizado e sabe escrever. Uns praticam e outros não. Certo?! 
Pois não há uma faculdade de escritor, ou algo do gênero. Apesar de algumas formações acadêmicas englobarem o assunto, ou mesmo, tendo a escrita como base para o desempenho da função adquirida através desse diploma; Graduação de escritor literário, ou de poeta e assim por diante não existe. Então como aprender? Como saber se faço isso  bem?

Ou então talvez você esteja pensando: Se tivesse alguém para "me indicar" para me dar o ponta pé inicial... Posso falar? Não há coleguismo que mantenha ninguém na literatura! És se não  ótimo ter sim alguém abra os caminhos pra você mas você não se conhecer devidamente, não tiver noção do seu talento e/ou seu jeito de escrevi SEM SOMBRA DE DÚVIDA VOCÊ NÃO SE MANTERÁ!



Falemos dos poetas:

O poeta é todo aquele que sabe fazer versos, isso é ensinado, treinado... Aquele que lê as regras e o faz corretamente!

AGORA O BOM POETA é o cara que sem ter a menor intenção, tudo o que escrevi sai poesia! É aquele que não faz ideia de A, B ou C (regras) mas tudo que ele faz é poético. É TODO AQUELE que precisa fazer poesia pra existir sabe, quando a pessoa percebe que sem aquilo a vida não faz sentido?! Isso, isso sim é ser poeta.

Sem sombra de dúvidas esse é um poeta incalculavelmente bom! Porque essas características não se ensinam em manuais e nem se aprendem em cursinhos.
Por tanto, não vou fazer como aqueles posts "5 PASSOS PARA SE TORNAR ESCRITOR" que não diz nada com nada. #EncheçãoDeLinguiça (¬¬')

Tipo assim: 1- Reserve um tempo para ler.


(Cara, se alguém que quer escrever, e não gosta de ler, ai sim, é o apocalipse! O.O).

 Coisas ridiculamente óbvias, que não levam a nada e nunca farão de você um escritor, (de verdade mesmo) eu não faço! 

LITERALMENTE NÃO SOU DESSAS! U.U

Olha o que A diva Clarice Lispector fala sobre "como é ser escritor", como se constituir escritor e como se aprender a escrever:





"Quando não estou escrevendo, eu simplesmente não sei como se escreve. E se não soasse infantil e falsa a pergunta das mais sinceras, eu escolheria um amigo escritor e lhe perguntaria: como é que se escreve? Por que, realmente, como é que se escreve? que é que se diz? e como dizer? e como é que se começa? e que é que se faz com o papel em branco nos defrontando tranquilo? 
Sei que a resposta, por mais que intrigue, é a única: escrevendo. 
Sou a pessoa que mais se surpreende de escrever. E ainda não me habituei a que me chamem de escritora. Porque, fora das horas em que escrevo, não sei absolutamente escrever.
 Será que escrever não é um ofício? Não há aprendizagem, então? O que é? 
Só me considerarei escritora no dia em que eu disser: sei como se escreve”

De Clarice Lispector. "Como é que se escrevi", A Descoberta do Mundo 1999.



Aqui na Coluna - DESCOMPLICANDO, Vou te dizer o que eu fiz e faço diariamente para permanecer na literatura, tudo que fez de mim escritora. Isso você vai encontrar por aqui da forma mais descomplicada possível!

Mas se quer um passo a passo, ai vai um: VAI ESCREVER CARA!



Bjus,


Mariane Helena

Nenhum comentário :

Postar um comentário