[Descomplicando] Como escrever?


Bom, relembrando o inicio de nossa "saga épica" (só pra ficar chique), a ordem é: ESCREVER! Agora que você tem onde ESCREVER, sabe que tem que ESCREVER muuuuuuuuuuuuuuito. Então, só falta o jeito né?!

O decantador é um lugar pra você colocar tudo! tudo mesmo! receita de bolo, uma frase solta, um bilhetinho de amor, enfim....TUDO! Sem freios, meios, linhas, correções, aperfeiçoamento.... É O SEU DECANTADOR.

Mas como fazer dessa bagunça algo decente para começar um livro?? Na verdade adoro uma bagunça, então não sou a pessoa mais indicada para isso, maaaas.... Existem regras que norteiam; nós, pobres escritores alheios (rsrsrs). E nisso sim! eu posso te ajudar! ;)

Primeiro você precisa saber por onde começar; qual é o seu estilo literário favorito?
  • CRÔNICA
  • CONTO
  • POESIA
  • CORDEL
  • FICÇÃO
  • LITERATURA FANTÁSTICA
  • ROMANCE
Enfim... Algo que gosta muito de ler, ou algum escritor que admira.

Difícil né?! Na verdade o bom é saber escrever tudo, dar a volta ao mundo, (nossos próximos encontros descomplicados) e só então encontrar o seu grande amor!
Tipo eu ^^: AI LOVI YOU VC POESIA!

Bjus, 



40 comentários

  1. apesar de admirar bastante o mundo dos livros, sou um desastre completo escrevendo... realmente, não nasci com o dom... TT_TT
    já tentei escrever uma crônica, conto mas não saiu nada que prestasse... meu decantador é bem falho... =/

    ResponderExcluir
  2. Olá... tudo bem??

    Fiquei um pouco perdida... não entendi inicialmente o teor da postagem, mas epois me adentrei... eu gosto muito de escrever, mas somente pra mim... vez ou outra publico algo... mas são bem poucos... imaginação eu tenho demais e sonho muito acordada, mas o difícil mesmo é desenvolver... isso realmente é um problema... xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha vida melhorou muito depois que passei a resenhar. Aprendi a interpretar melhor os textos, incluindo os enunciados de prova, a me expressar melhor, expor minhas opiniões em uma conversa. Foi uma melhora de uns mil por cento. Normalmente escrevo no PC pq é mais fácil de editar, mas qdo aquela resenha ou aquele relatório não querem sair por nada, não tem jeito, vou lá atrás do papel e lápis e só então as coisas fluem rsrsrrsrs Passar disso para escrita profissional é loucura! Prefiro deixar para quem tem talento ;)

    Bjnhos de Tinta
    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  4. Meu decantador é quase uma enxurrada o problema que é tanta coisa pra por nele que acabo largando muita coisa pela metade por aí... pra mim só falta foco mesmo, fora isso... escrever é como um dom, flui naturalmente e consigo navegar por qualquer estilo literário... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mariane
    Muitos leitores sonham em escrever um livro ou conto. Eu até tenho vontade de escrever um livro, quem sabe um romance, mas sei não, acho que não sou boa para desenvolver e não tenho tanta criatividade. Quem sabe no futuro. Acho que o importante mesmo é encontrar o que gosta primeiro mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, gosto bastante de escrever, mas sou muito enrolada pra isso kk


    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Mariane. Totalmente me identifiquei com a sua bagunça, e com o I lovi yu vc poesia. Hauahauahauaha.
    Às vezes eu tento escrever, mas não consigo seguir com coisas mais longas. Assim, toda ideia rabiscada acaba virando poesia, ou no máximo uma crônica. Preciso me organizar melhor pra fazer uma história mais bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu gosto muito de romances, e inclusive escrevi um já, mas o que eu escrevo mais são contos. Acho mais fácil...hehe' fácil não é a palavra certa, acho que o mais correto é menos difícil *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/novidades-de-janeiro-josy-stoque.html

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tentei escrever algo, só resenhas mesmo. Mas acho as dicas muito válidas para quem quer iniciar na escrita. Gostei do post, aguardo os próximos. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro escrever, mas nunca paro para fazer algo meu mesmo, um livro de verdade e estou sempre pensando em alguma história, sendo que sempre quero começar com algo concreto quando na verdade a gente deve fazer isto que você disse, anotar tudo!!!!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Mariane. Eu sou dessas também que adoro escrever, meu blog começou por isso. Escrevo sempre de tudo poesia, crônica, conto, as ezes publico no blog, as vezes guardo pra mim, estou com um projeto em caminho, mas a passos curtinhos pois gosto de fazer minhas coisas sem pressa, ao meu ritmo.
    Gostei muito da tua postagem espero ver outras, beijos

    ResponderExcluir
  12. Já tentei, mas ou eu leio ou eu escrevo e como isso vai levar muito tempo pq sou indecisa demais... err... não vai rolar hahahaha. Boa sorte!
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Muito boa suas dicas. Eu tentei escrever algo há alguns (muitos) anos e não deu certo. Eu pontuaria paz e quietude pra escrever. Eu, pelo menos, só consigo escrever se estiver sozinha, sem nenhuma plateia. Achei esse decantador bem interessante.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!!!
    Olha admiro muiiito mas muitoo mesmo quem escreve viu..porque sou péssima nisso...fico mesmo só com a leitura que manjo mais =P
    E com relação a organização não sou a melhor pessoa pra isso..meu caderno de anotações é td desorganizado..um fato que tenho que melhorar bastante esse ano!!!
    Coloque aqui suas poesias :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-mais-uma-chance-abbi-glines.html

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Infelizmente, não tenho o dom da escrita, apesar de gostar muito de ler.
    Recentemente, comecei um projeto de escrita, pois tinha necessidade de colocar para fora, mas não foi muito bem sucedido e dei uma pausa.
    Se eu escrevesse seria, sem dúvidas, um romance.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, nossa muito bacana esse site, da uma força legal para quem quer começar a escrever, né? pena que eu não tenho o dom da escrita, eu péssima em colocar minhas histórias em papel, mas espero um dia mudar isso!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tudo-pode-acontecer.html

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Gostei da sua dica. Acho que as pessoas não apenas precisam saber qual é o seu gênero, mas devem também explorá-lo escrevendo. Não se aprende a escrever apenas na teoria… é como você disse, escrava muito! (rs) Eu fiquei curiosa sobre o que era um decantador e descobri que tenho vários, mesmo sem saber o nome (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Mariane, tudo bem?

    Estou gostando bastante desse tipo de post, com dicas para escrever. Eu gostaria de começar a escrever, mas sou péssima no quesito criatividade, já escrevi alguns pequenos textos para um projeto que participo, mas parei... preciso retomar. Acho que eu começaria escrevendo histórias curtas, como contos ou crônicas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  19. Gostei da ideia do decantador. Adoro pensar em várias coisas diferentes, botar tudo no papel e depois tirar dali algo decente. Gostei dessa série de posts.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Ahh como amo a ideia de escrever, mas invento uma desculpa para não começar. Preciso criar coragem!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  21. Olá! Bem legal o seu post (e o decantador tbm :P). Apesar de eu não ter vontade de escrever ficção, eu sempre tive curiosidade para saber por onde os escritores começam, afinal, parece ser um processo extremamente complicado para mim... Quem sabe um dia surja a vontade de escrever um livro, aí com certeza vou lembrar das suas dicas :) Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Gostei da sua ideia de post! Não sou muito boa escrevendo, não me arrisco a criar estórias, mas admiro demais quem tem o dom, tanto para contos e crônicas quanto para os longos romances :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi Mariane.

    Sempre é muito bom aprender dicas e truques para estar aprimorando a escrita. Pode ter certeza que sua postagem está ajudando várias pessoas.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Mari lindona adoro escrever mas confesso que as vezes falta tempo, adorei as dicas e são muito importante ainda mais para escritores iniciantes, ótima postagem. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  25. Oie

    Que post diferente!!! Adorei!!!
    Eu tb adoro uma bagunça, é dentro dela que eu me organizo kkkkkkk
    Parabéns pelo post.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!!

    Como é complicado ser organizado kkkk
    Mesmo eu lendo, na ordem, o que deveria fazer, me falta jeito para escrever! Para resenhar já me é complicado kkk
    Estou com uma história na cabeça a meses, mas na hora de escrever, cade as palavras certas? Complicado! Aguardo a próxima dica!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  27. Hi baby, tudo bem? adoro escrever! não só no meu blog. Sempre gostei e quando mais nova escrevia varias histórias e roteiros, agora com a correria da vida deixei isso um pouco de lado! :( mas pretendo voltar

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Gosto de escrever histórias, mas percebi que sempre deixo pontos abertos, principalmente quando me aventuro em algo que envolve fantasia e não quero seguir o tradicional dos seres, falo na questão de vampiros tomarem sangue e etc. Outro ponto que me deixa muito incomodada é a forma de concluir a história, sempre acabo deixando o final em aberto, não sei o porquê, é algo que estou tentando mudar na minha escrita. ^^

    Beijos e até logo! :D

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu já escrevi alguns livros (ficção e romance) na adolescência, mas nunca cheguei a terminar :/
    Por enquanto só quero escrever no blog, mas quem sabe um dia eu chegue a terminar as obras incompletas.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  30. eu gosto muito de escrever. Além das minhas resenhas, às vezes escrevo contos, crônicas e poemas, e tenho o projeto de escrever um romance. Não sei se um dia chego lá, mas já tenho a história toda estruturada. Acho que, assim como ler, escrever nos salva de muitas coisas desagradáveis nesta vida. Gostei do seu post!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  31. Oi, como vai?
    Eu adoro me aventurar na escrita. Tanto é que meu primeiro livro será publicado em abril ♥. Mas eu escreve de tudo mesmo, a gente se encontra nas palavras, assim como nos encontramos nos livros. Gostei do seu post!

    Beijos, Lali
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Também escrevo, e realmente as vezes é meio complicado dar uma organizada nas ideias, vou experimentar este decantador, obrigado pela dica
    Abraços
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi
    Adoro escrever....mas só pra mim...admiro quem o faz para terceiros. ...e sei que deve ter muita gente boa por aí escondida!
    Legais as dicas...

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi! Tudo bem?

    Eu adoro escrever! Mas, por enquanto, fico só nas resenhas mesmo. Acredito que não tenho o dom para me atrever a escrever contos, livros, etc. =( Desejo sorte e sucesso a todos escritores desse Brasil! :D

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  35. Olá, tudo bem? Adorei saber que você dá dicas para as pessoas começarem a escrever, eu escrevo, mas só para o blog e para minha diversão, não escreve profissionalmente, mas amei... eu amaria escrever contos fantásticos, mas eu não acho que coseguiria, masvou tentar, beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oiii!

    Querida, eu não tenho o dom da escrita, gostaria muito de ter. Mas eu gostei muito das suas dicas!
    Acho que são mega valida para os novos escritores.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oiii
    Adorei a sua coluna.
    EU escrevo,mas só para o blog. E dicas são sempre bem vindas.
    É UMA COISA QUE EU GOSTO DE FAZER.
    Eu gostaria de ter mais capacidade de escrita,para escrever um livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Escrever é tudo de bom mesmo, seja contos, crônicas, romances, livros imensos ou curtos,hahaha. Sempre escrevi meus textos, mas só no final do ano passado tomei coragem e corri para o wattpad e escrevi meu primeiro romance e tem mais um em andamento. Massa demais se expressar através das palavras.

    bjs

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Eu tinha uma habito de pegar meu computador, abrir no WORD e ficar criando estórias aleatórias! Era como contos, apesar de gostar mais de ficção!
    Gostei da dicas desse e dos outros posts, pois quando voltar a escrever sei como recomeçar!

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Eu até tenho vontade de escrever, mas não consigo colocar as ideias no papel. Gostei muito da sua dica e vou tentar acompanhar e ver se consigo desenvolver os meus textos.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir