Resenha: Vale tudo: Tim Maia

Título: Vale tudo
Subtitulo: Tim Maia
Autor: Nelson Motta
Editora: Objetiva
Páginas: 392
Ano Lançamento: 2007

Sinopse: Preto, gordo e cafajeste, formado em cornologia, sofrências e deficiências capilares. Era assim que Tim Maia o cantor que integrou o soul e o funk aos ritmos brasileiros se definia. A partir de uma pesquisa assombrosa e de uma intensa convivência com Tim Maia, o jornalista e produtor musical Nelson Motta conta, no ritmo irresistível do rei do samba-soul, a sua história de som, fúria e gargalhadas. 

Análise: 

Tim Maia soube aproveitar bem a vida, com boas músicas e muitas loucuras. Tornando um grande cantar e compositor. “Mais grave! Mais retorno! Mais eco!” Tim Maia sempre foi muito exigente quando trabalhava, quando estava ensaiando queria o melhor de tudo, para que todo o seu trabalho saísse perfeitamente. 

Escrito pelo jornalista e consagrado crítico musical Nelson Motta, leva ao leitor uma biografia completa e apurada do qual todo mundo vai conhecer as facetas do genial Tim Maia. 

A biografia foi lançada pela editora Objetiva, tendo feito um excelente trabalho de edição e diagramação. Cada capítulo do livro tem uma foto do Tim Maia seguido de um título e o mais engraçado, os capítulos mostram o quanto estava pesando o cantor na época. O livro possui uma boa diagramação, gostei do tamanho da fonte e com bons espaçamentos. 

 O livro é recheado de muitas revelações do grande cantor, momentos de total alegria e loucura e momentos tristes e sofridos. Uma obra prima da literatura que merece ser lido e após isso apertar o play e ouvir às músicas do querido Tim Maia. Na rede social Skoob o livro recebeu avaliação de 4.3


10 comentários

  1. Já faz um tempinho que quero ler esse livro. Esse cara fez parte de uma época que a música nacional tinha muito mais qualidade!!!

    E se você gosta de jogos vorazes não deixe de ler a matéria que escrevi.
    www.portalmachosfera.com.br

    ResponderExcluir
  2. Amo as músicas do Tim Maia, mas como já vi o filme duvido muito que eu vá ler o livro algum dia. Mas com certeza vale a pena a leitura e saber um pouco mais sobre a vida desse cara que marcou a MPB. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael,
    Acredite que ao abrir esse post meus vizinhos estavam escutando ninguém menos que Tim Maia hahaha. já entrei no clima :)
    Não curto muito biografias, não tenho paciência para a vida real.
    Sei eu deveria dar uma chance ao gênero mas esse momento ainda não chegou.
    É bom quando uma editora faz um trabalho bem feito com diagramação bem caprichada.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Tim era bom mesmo! Como faz falta na música brasileira atual, tendo em vista a "qualidade" das músicas de hoje.. Quanto ao livro, leria sim, adoro biografias e a dele com certeza é rica em histórias.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!!

    Eu não sou a maior fã de biografias do mundo, mas eu confesso que sou muito fã do Tim e só de assistir o filme dele fiquei encantada pela história. Saber do livro aumenta minha curiosidade por mais.
    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não sou muito de ler Biografias ainda mais quando não sou muito fã da pessoa.
    Então eu passo a leitura, mas esse livro é um ótimo presente para quem curti o cantor e tem interesse em saber mais sobre a sua vida.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  7. Rafael, não sou muito adepta de ler biografias, mas acredito que esse livro é muito bom tanto para quem gosta de música como para quem gosta de Tim Maia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tim Maia era um excelente cantor, tinha um amplificador no peito como muitos diziam, e Nelson Mota é um exímio critico musical, esse livro deve ser incrível, principalmente para os fãs do Tim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não sabia que tinha uma biografia dele, e apesar de não ler muito esse gênero, estou bastante curiosa pra ver esse livro, pois ele me parecia uma pessoa muito boa quando o via na TV
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Não sabia que tinha esse livro, não lembro de ter visto, não gosto muito de biografias, mas não digo que não leria, quem sabe senão leio mais a frente.

    Bjss

    ResponderExcluir