Resenha: A Mais Pura Verdade

Título Original: The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 224
Sinopse: Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.



A mais pura verdade relata de forma emocionante a história de Mark, um adolescente de 12 que decide se aventurar no que pode ser, a última aventura de sua vida. Ele não gosta de ter um tempo limitado, da doença que lhe cerca e do que essa doença faz para aqueles que estão ao seu redor. Não gosta de faltar aulas por estar debilitado, não gosta que as pessoas comentem sobre sua situação. Em um momento, tomado pela raivar, Mark decide fugir com a finalidade de realizar seu último desejo, escalar o Monte Rainier. Então pega a sua mochila, com todos os acessórios possíveis, pega seu cachorro e sai, sem muita esperança de retornar.

A história é narrada por duas visões, a do próprio Mark descrevendo a sua aventura e percalços até o seu objetivo final, e pela visão de Jessie, que proporciona descrições a mais e nos dar um panorama de como ficou toda a situação depois do sumiço do amigo.

Às vezes, chorar é mais fácil quando alguém cora com você. Mas outras vezes só torna a situação ainda pior." p.67

Apesar de Mark ter câncer, não é a doença que toma o papel central no livro, e sim toda a aventura do personagem para chegar no seu destino final. Ele têm tudo planejado, o caminho que vai trilhar para não deixar rastros, o tempo que tem até chegar ao Monte Rainier, e durante esse processo se depara com pessoas de vários tipos, que em algum ponto, servirá para lhe mostrar o propósito de tudo.


O livro é cativante, envolvente, e também tem seu drama, até porque ninguém que tem câncer vive 100% pra cima, né, nem quem não tem consegue ser assim. Há momentos em que Mark sente raiva, se sente impotente, e que nada é justo, mas também mostra o quanto experiencias são importantes e te dão ânimo para seguir em frente.

"O mundo inteiro é uma tempestade, eu acho, e todos nós nos perdemos em algum momento. Vamos atrás das montanhas no meio das nuvens para que tudo pareça valer a pena, como se isso tivesse algum significado. E, às vezes, nós as encontramos. E seguimos em frente." p.204

Teve algumas situações no livro que achei meio "fora de possibilidade", por toda a limitação do personagens, mas no final, o que vale a pena são as mensagens que o livro tenta passar. A capa do livro combina perfeitamente com o ápice da história , o que eu adorei. O livro não traz uma história complexa, com choros incontroláveis pela situação de Mark. A sua jornada é explicada com tanta leveza e sinceridade de sentimentos adolescentes que é impossível não se envolver.

Agora queremos saber! O que acharam da história? Colocariam na wishlist?
Deixe suas opiniões.


24 comentários

  1. Olá tudo bem? :)
    Já tinha ouvido falar algumas vezes desse livro, e se não estou em erro, acho que ele vai ser lançado cá em Portugal em breve.
    Apesar de ser um livro meio fofinho, acho que não me agradaria, porque quando os personagens têm alguma limitação, eu acabo por ficar deprimida, mesmo que o final seja supostamente feliz :S
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Menina olha eu sinceramente tenho bastante curiosidade de ler esse livro, mas eu ainda não o fiz, porque eu vi tanta gente postando resenha dele antes que acabei até enjoando e então esperei um pouco sabe? Mas eu gostei da trama do livro. Me parece ser muito bom. E confesso que gostei muito da capa do livro. Achei simples, mas muito fofo. Se o livro é envolvente até o fim com certeza irei gostar. E o legal de tudo é que não foca só na doença do menino pelo que tu comentou. Dá uma outra visão. Espero ler logo =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nos.html

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    Se eu falar para você que achei esse livro bem ruinzinho? Sério eu não simpatizei com nada dele. Lembro que recebi a degustação e li ela na boa, tinha achado interessante, mas depois que recebi o livro não gostei do que li :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tâmara!
    Eu tenho esse livro e quero muito ler logo, mas confesso que não sou muito fã desses dramas sobre câncer, as histórias me deixam muito deprimida. Mas esse livro em especial desperta meu interesse devido a essa questão da aventura porque o personagem não parece com aqueles que ficam a narrativa toda centrado na doença. Vou ler em breve! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu tenho esse livro e é muito lindo! Li e me emocionei demais, ainda mais quando eu entendi o papel do Mark e de sua amiga Jess. Resenha maravilhosa, parabéns!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro me cativou depois que li uma entrevista com o autor, achei as explicações dele bem sensatas, e tentarei ler para tirar minhas conclusões, espero gostar ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Essa história é linda e muitas vezes me peguei chorando com esse livro, é uma estória tocante realmente. Apesar de você ter dito que existiram coisas meio impossíveis de acontecer,o que eu também achei, eu curti a leitura! <3

    thaysmdelima.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Tâmara!

    Meu problema com o livro foi justamente isso: o "fora de possibilidade". Apesar das mensagens bonitinhas, da amizade entre Mark e o cachorrinho, achei TUDO muito fora de questão. Primeiro porque pelo menos no lugar onde moro achariam a criança em dois tempos, ainda mais uma criança doente... Segundo: QUE IDEIA MAIS FRACA DA CABEÇA! HAUEHAUEHAUEHAE Mas enfim, as mensagens passadas são realmente boas.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Tâmara.
    Eu simplesmente amei esse livro. Aconteceu bem o que está escrito na capa, eu queria muito abraçar o Mark. E o Beau então, chorei litros com ele no final. Que lealdade sem tamanho.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro ;)
    Tá na minha lista. Amei sua resenha ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  11. Esse foi um livro que li de supetão, assim que peguei ele simplesmente não consegui largar. A história flui de maneira límpida e envolvente, toda a vontade de seguir em frente de Mark é muito cativante.
    Um livro ótimo e que vale muito a pena a leitura.

    Abraço,
    Diego de França

    R$100,00 em livro no link: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/08/promocao-2-anos-de-leitor-sagaz-100.html

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu tive a oportunidade de entrevistar o autor e pude entender algumas coisas sobre o enredo. Não achei o livro triste como muitos descreveram, achei Mark muito egoista e o autor me explicou o porque. Depois da entrevista, tive uma visão totalmente diferente de que eu tinha antes.
    É um livro muito bonito e que merece ser lido por todos.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee.

    Também li esse livro e achei ele apenas bonzinho, pois estava esperando muito dele e me pareceu tão pouco sabe? Tem mesmo uma parte fora da realidade, mas...

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Eu já li esse livro e adorei, o Mark é um menino que não quer morrer,mas na cabeça dele ele vai e tudo que ele quer é fazer alguma coisa na vida,antes que isso aconteça.A relação dele com o Beau é linda,gostei da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
  15. Olá Tâmara, tudo bem?
    Li esse livro e gostei bastante, principalmente, porque o fato dele fugir e tentar subir um morro me pareceu a busca por ele mesmo, sabe? Tentar se encontrar em meio a tantas dificuldades da vida e por trás da doença.
    Gostei muito da sua resenha e, se eu não tivesse lido, leria rs.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ei Tâmara, eu comecei a ler esse livro nas primeiras impressões. Mas confesso que não gostei muito. Achei o a criança muito madura para a idade dele. Ai acabei não dando continuidade na leitura Mas parecia ser uma história linda.
    Muito boa a resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi linda.
    Eu li muitas resenhas positivas e negativas sobre esse livro, realmente esse é daqueles livros que ou a pessoa ama ou não ama kkkkk.
    O que mais achei interessante é o fato do garoto ter câncer mas esse não ser o foco do livro e nem ser motivo para ser uma história para baixo. Eu ainda não li o livro, mas espero lê-lo em breve.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi Tamara!
    Li essa obra a alguns meses atrás e amei, sim, é verdade que algumas coisas são bem fora da realidade, ainda mais para a condição do nosso personagem, mas o livro é tão delicado, tão gostoso que levou meus cinco pontos, amei e lembro com muito carinho dessa leitura!
    Beijos
    Paulinha Juliana
    Overdose Literária - http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Tudo bom?
    Eu já tive oportunidade de ler esse livro e como.você mesma disse, achei bacana o foco do livro não ser a doença, mas sim o sonho dele, ainda mais com Beau junto.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Que blog lindo, mt organizado! Adorei a resenha, já tinha visto essa capa em algum lugar mas não sabia do que se tratava até agora. Sobre esse tipo de história: sou apaixonada! Já anoitei no bloco de notas do celular o título é uma leitura que, com certeza, vou realizar.
    http://meninadalivraria.blogspot.com.br/ da uma olhadinha! Bjs
    ps: se seguir deixa um coment p eu rtb

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu li esse livro um tempo atrás e me apaixonei por ele de cara, achei a história muito linda e tocante e até favoritei ele no skoob, ele com certeza virou um de meus favoritos. Sempre que posso estou recomendando ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Tâmara, sua linda, tudo bem
    Essa é uma daquelas histórias que nos emocionam, nos fazem querer pegar o personagem no colo para amenizar seu sofrimento, mas de forma mais leve. As mensagens são muito bonitas sim, vale a pena. Sua resenha ficou ótima.
    Beijinhos.
    Cila.


    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sempre li muitas criticas positivas a respeito do livro. Todos falam da sensibilidade do autor e modo como ele desenvolveu a historia. Espero ter a oportunidade de ler o livro em breve.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá, parabéns pela resenha. Fico muito feliz que a obra tenha te encantado e agradado tanto. Mas me sinto com receio de ler por ver algumas opiniões negativas de amigas minhas.
    Mas quem sabe dou uma chance.
    Beijos

    ResponderExcluir