Especial halloween : top 10 personagens


Saudações literárias macabras para vocês livreadores, tudo bem com vocês? Espero que estejam tudo bem e com a saúde do coração em dia, pois hoje vocês vão conhecer alguns personagens de filmes de terror e também da literatura. Se vocês tiverem coragem, leiam esse post durante a noite, de preferencia depois da meia noite...Preparados?


Vamos começar a lista dos personagens com o nosso querido e fofo Jason Voorhees, nosso assassino da máscara de hóquei é um personagem fictício da série Sexta-Feira 13 (Friday the 13th). Apareceu pela primeira vez no filme Friday the 13th (1980) como o filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma cozinheira de um campo de férias que se tinha tornado assassina. Voorhees teria se afogado a 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento, mas Jason voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe. Jason, na maioria das vezes, mata suas vítimas com facas ou machados. Mas, algumas vezes, ele prefere usar suas próprias mãos para esmagar suas presas. Em alguns casos Jason dá em suas vítimas um abraço de urso tão forte que as quebra ao meio. Também costuma usar um tipo de golpe esmaga crânios, onde Jason põe suas mãos na cabeça de uma pessoa e aperta até que seja literalmente esmagada.



Outro personagem importante do universo do terror, nosso querido Freedy Krueger. Krueger é um personagem fictício da série de filmes de terror "A Nightmare on Elm Street" (no Brasil, A Hora do Pesadelo). Freddy é um assassino de crianças da fictícia Springwood, Ohio, que após ser queimado por pais vingativos passa a atacar adolescentes em seus sonhos, matando-as no mundo real por tabela. Esse sim é um personagem que da muito medo, assisti toda a filmografia e digo que esse é um grande clássico dos filmes de terror.



No meu ponto de vista esse é outro filme da cultura pop que podemos denominar de filme de terror, apesar que hoje esse filme não da tanto medo assim. Charles Lee (nascido em 9 de Março), conhecido como o "Estrangulador de Lakeshore", é um serial killer obcecado com voodoo que está em fuga da polícia em 1988 Chicago. Depois de seu motorista e parceiro Eddie Caputo abandona-lo em sua van para fugir da polícia, Charles se refugia em uma loja de brinquedos. Aqui, ele é baleado por homicídio detetive Mike Norris. Ciente que ele é mortalmente ferido, Charles jura vingança sobre Mike e Eddie antes de transferir sua alma em um bom boneco Guy através de um ritual vodu. Trovões e relâmpagos destruiu a loja devido ao ritual. Mike encontra o corpo de Charles no rescaldo, acreditando que ele estivesse morto.



Saindo um pouco do universo dos filmes, vamos conhecer um personagem de terror da literatura mundial. O personagem em questão é o vampiro Drácula (esse sim é o legitimo vampiro que morde pescoço e não pode ver a luz do sol). Dracula) é um romance de 1897 escrito pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula. Sem dúvida trata-se do mais famoso conto de vampiros da literatura. A obra está em domínio público e pode ser obtida gratuitamente on-line, na sua íntegra, em língua inglesa. Drácula tem sido designado como vários gêneros literários, incluindo literatura de vampiros, ficção de horror e romance gótico. O aclamado autor de literatura de terror Stephen King considerou Drácula um dos três grandes clássicos do gênero, sendo os outros dois Frankenstein e Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde. Estruturalmente, é um romance epistolar, ou seja, contada como uma série de cartas, entradas de diário, registros de bordo etc. Embora Stoker não tenha inventado o vampiro, a influência do romance na popularidade dos vampiros foi singularmente responsável por muitas peças de teatro, cinema, televisão e muitas interpretações ao longo dos séculos XX e XXI.



Outro personagem em destaque na literatura de terror é o carinha aí do lado (pela altura daria um excelente jogador de basquete) Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. É considerada a primeira obra de ficção científica da história[1] . O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.



Voltando para o mundo dos filmes, esse sim é um filme de ficar com os cabelos arrepiados (inclusive de carecas). Essa garota aí da foto é a personagem principal do filme. O Exorcista é um filme estadunidense de 1973, do gênero terror, realizado por William Friedkin. O roteiro é de William Peter Blatty, baseado em livro homônimo de sua autoria. O filme tornou-se um dos mais lucrativos filmes de terror de todos os tempos, arrecadando o equivalente a U$ 441.306.145,00 em todo o mundo. O Exorcista estreou dia 26 de dezembro de 1973 nos Estados Unidos e foi distribuído pela Warner Bros. (Melhor cena é quando ela vomita verde rs).



Esse personagem é o famoso Pinhead, o líder dos Cenobitas. Os Cenobitas são monstros que aparecem em alguns dos trabalhos do autor britânico Clive Barker, especialmente no livro The Hellbound Heart e nos oito filmes da série Hellraiser. Os filmes eu já assisti só que não lembro muito bem, pois faz tempo que vi e o livro vou procurar porque depois desse post fiquei curioso em ler.



Esse sim! Foi um personagem que me deu muito medo quando assisti o filme, esse personagem é muito sinistro e foi criado pelo gênio da literatura de horror, o mestre Stephen King. O livro foi publicado em 1986, que conta a história de sete indivíduos que, quando crianças, enfrentaram uma criatura centenária que se alimentava do medo e mudava de forma, ora chamada de It (Coisa), ora de Pennywise (o palhaço Parcimonioso) na cidade fictícia de Derry, no Maine, e 30 anos depois eles são chamados de volta para o confronto definitivo quando a criatura volta a matar crianças.



Outra figura importante da literatura de terror é a Carrie. Um romance epistolar, que foi o primeiro livro publicado do escritor norte-americano Stephen King, em 1974. Entretanto, este não foi o primeiro livro escrito por ele, e sim o primeiro a ser publicado. O livro usa documentos ficionais, como extratos de livros, notícias e outras transcrições, apenas para deixar mais real a história de Carietta " Carrie " White, uma garota adolescente de Chamberlain, no Maine. Carrie não vai muito bem na sua escola, a Thomas Ewen High School, por ter se fechado em seu próprio mundo, em consequência das zombarias por parte de seus malvados colegas. No começo do livro, ela tem seu primeiro momento enquanto toma banho após uma aula. Carrie não sabe o que é menstruação, pois sua mãe nunca falou com ela a respeito disso, e ela se torna uma excluída por todas as partes da escola.



Vamos finalizar o post com mais um filme clássico do terror. O Massacre da Serra Elétrica foi baseado em um personagem real, o serial killer Ed Gein. pós o seu lançamento em outubro de 1974, The Texas Chain Saw Massacre foi banido em vários países e posteriormente, vários cinemas deixaram de exibir o filme em resposta a reclamações sobre a violência da película. Embora inicialmente tenha obtido uma recepção mista da crítica, foi extremamente rentável, arrecadando mais de US$ 30 milhões nas bilheterias. Desde então, ganhou uma reputação como um dos melhores filmes de terror da história do cinema.

Por hoje é só pessoal, espero que vocês tenham gostado do post e não deixem de comentar. Tentem ter uma boa noite de sono depois desse post.


29 comentários

  1. Olha quando eu era criança por incrivel que pareça eu assistia todos esses filmes de terror de antigamente, até mesmo o boneco assassino, mas agora não chego nem perto, porque morro de medo não sei porque. EU mudei em relação a filmes assim. Esses personagens me dão pavor =x Mas mesmo assim gostei do seu TOP. O Fred acho que é mais aterrorizante de todos =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nas-proximidades-do-amor.html

    ResponderExcluir
  2. Adorei os personagens, citados.
    Acho que se eu estivesse nos EUA, morreria de medo, sério.
    Halloween, não é uns dos acontecimentos favoritos por mim, mas acho super legal, comentarem sobre, se fantasiar. Super divertido. rsrs
    Beijos ♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rafael.
    Adorei sua postagem, muito bem feita. Desses todos, só não tenho medo da Carrie hehe. Eu que já tenho medo de palhaços de graça, imagine então do palhaço criado pelo Stephen. Mas de todos o que eu tinha mais medo e não conseguia dormir quando era criança, era do Freddy. E esse Jason que não morre nunca hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Só de olhar esse post da medooo.
    Quando era criança e posso te falar até hj Chuch é o maior medo.
    Anotando aqui pq tem alguns que não vi, claro que só vejo acompanhada kkkkkkkkk

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tammy.
    Eu não gosto tanto assim de filmes, mas confesso que seus personagens me deixaram com vontade de assistir, principalmente jason e Fredy.
    Sempre ouvi falar da história de Carrie, mas nunca me interessei por saber onde entra o terror, mas acho que agora vendo você falar talvez tenha de conferir e ler o livro.
    Drácula é um personagem pelo qual sempre tive uma grande curiosidade, mas nunca li nada sobre ele.
    Os outros personagens mencionados já ouvi de passagem mas não me causaram tanto interesse.
    Adoro tops de personagens.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  6. No começo da adolescencia, adorava filmes de terror, mas apenas um me deixou impressionada: O exorcista!!! Acho que porque tinha uma criança diretamente envolvida no terror. Super bacana o post!!!
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafael!! Amo os especiais de Halloween da blogosfera e amei o seu top 10. Meu personagem favorito é, com toda certeza, Jason. Acredito que o cara tem lá seus motivos para ser rebelde do jeito que é kkkkkk. Mas, concorda que não é uma fofura (de um jeito macabro) seu estilo?
    Eu nunca tive medo do Freddy, aliás apesar de gostar dos filmes, não via motivo para alguém temer o cara. Até que um belo dia, ao assistir tv com a minha mãe, testemunho uma cena de verdadeiro pânico por parte dela. Não sabia se ria ou se começava a sentir medo rsrsrs.
    Parabéns pelo post ;)
    myqueenside.blogspot.com.br
    pequenosvicios.com.br

    ResponderExcluir
  8. One, two, Freddy's coming for you.

    Amo esses filmes de terror dos anos 80, o Freddy sempre foi meu favorito e eu sempre ficava apreensiva quando a musiquinha começava.
    O It faz tanto tempo que vi que nem me lembro mais se gostei ou não. Carrie gostei muito das duas versões que assisti.
    Drácula é muito bom, mas o Frankenstein achei a linguagem muito romântica e rebuscada o famoso 'Ai de mim'
    Exorcista eu assisti muito tempo depois e com expectativa demais isso não é bom, mas quero muito ler o livro.
    Hellraiser é o mesmo do It, não consigo lembrar o que eu achei.
    Já o Chuck eu não gostei, sei lá, acho que não me caiu muito bem o bonequinho, se bem que na minha época as lendas urbanas com um boneco chamado Cascatinha botava um medo.

    Também estou fazendo alguns posts de halloween la no blog.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Desses só sou "fã" (esquisito) do Drácula, O Exorcista e gosto um pouco de Carrie... Dos outros, apesar de serem super famosos, não sou muito fã.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafael!
    Ahhhh fiquei até com medinho desses personagens ahaha
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Oiee.

    Gente que medo apenas de ver essas imagens, rs.
    Quando mais menina até que assistia esses filmes, mas hoje em dia morro de medo

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  12. Nem preciso deixar para ler a meia noite para sentir medo, hahaha.. Morro de medo de muitos personagens citados na sua lista, mas o que mais me atormentou na infância com certeza foi o Fred.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Postagem interessante. Fiquei com medo de todos, exceto o Chuck, acho ele só um boneco engraçado. Na infância, só consegui ver Carrie a Estranha e não achei tão terror assim, mais parecia um suspense.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Aiii... Gosto muito da Carrie e do Freeddy.. motivos? São personagens do meu autor preferido Stephen King. NÃO, NÃO GOSTO DE IT, odeio palhaços com todas as forças do meu ser e mesmo meu imenso amor pelo King, ele não ultrapassa meu nervoso com palhaços... É trauma mesmo... kkkkkkkkkkk
    Drácula é eterno ♥ Vampiros são meus personagens preferidos e já sairam, ao meu ver do âmbito do terror e caiu no gosto popular... kkkkkkkkk
    Nossa, detesto o massacre, pq é muito besta... é sério que o povo gosta ou tem medo daquilo? Eu achei muito tosco. Acho que os demais nem precisam ser comentados, são clássicos já... também viraram modinha... rsrs

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Nossa, que post sensacional haha to amando o mês de Halloween de tantos posts bom que tenho visto.
    Eu amo a história da Carrie mas não curto o filme, espero realmente adorar o livro. O mesmo acontece com A Hora do Pesadelo, não sou fã do filme mas curto muito o vilão desa história haha. It não tem como nãop gostar, adooooro esse filme e estou louca para ler, O Exorcista é muito bom também.Preciso muito ver O Massacre da serra elétrica e sexta feira 13, vou ver se vejo nesse mês ainda haha
    CHUCK <3

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Assisti a maioria dos filmes onde entram estas personagens. Confesso que com a idade tenho deixado de ver este tipo de filmes.
    5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafael
    Tenho pavor de todos, menos do Frankestein..ele nunca me deu medo rs
    O Fred sempre foi meu pior pesadelo..rs E o primeiro filme do Exorcista também, Deus que me livre hhe
    Adorei a postagem.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei o TOP 10. Gostei de você ter colocado Drácula, Chuck, Freddy Krueger e Carrie.
    Adora, você ter posto a personagem de O Exorcista, me deixou aterrorizada, pois esse é um dos poucos filmes que realmente me assustaram. Adorei, de verdade. Faça mais TOP 10.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Ola Rafael ótimos personagens foram destacados e marcaram muito Freddy sem sombra de dúvidas foi pesadelo de muitos rsss. O boneco também, esse com o rosto coberto de pregos é meu pavor já me da aflição só de olhar. ótima postagem. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Olááá!

    Maaas que meeeedo HSUAHSUAHSUHASU
    Eu sou muito muito muuuito medrosa HUASHUSAH Sério, não assisti nenhum desses filmes, conheço os personagens mas não gosto. Porque eu odeio como me sinto por causa desses filmes :(
    Ainda bem que outubro está acabando SHAUHSAUHSUAH


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafael, eu amei o seu post! Eu sou suspeita de falar pois tenho uma queda por tudo e qualquer coisa que tenha terror envolvido hhhaha, já assisti a todos esses filmes, menos o do palhaço, não lembro de ter assistido pelo menos. Mas pode acreditar que já coloquei na minha lista, não vou perder!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiee ^^
    Ainda bem que não é meia-noite...haha' eu hem *-* o personagem mais assustador, para mim, é o do livro It, do Stephen King. Meu Deus, como eu odeio palhaços! Principalmente os assustadoramente assombrosos...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Cara, q post fantástico... Amo terror dsd sempre, e esses personagens são muito massa msm.
    ;D

    http://profissaoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. OOi,
    Não conheço nenhum dos citados porque morro de medo de filme de terror e ai não vi nenhum kkkk
    Mas gostei do post.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  25. Oii,

    Confesso que de todos esses personagens, o que mais me dava medo era o Freedy Krueger. Nossa não podia assistir os filmes, que tinha muito pesadelo. Mas agora não tenho mais medo...hahahah... Mas as indicações são bem legais.

    Priscila
    http://resenhandobma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu sou uma medrosa assumida, então tenho quase certeza de que não vou ver nenhum desses filmes rsrs, mas talvez eu veja o da Carrie, pois alguns amigos disseram que não da tanto medo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafael, tudo bem
    Antes de mais nada, nossa, que fotos foram essas, estou morrendo de medo só de olhá-las, risos... Você sabe como fazer uma lista como ninguém. Eu nunca me cansei de Jason Voorhees, vi todos os filme, mesmo sabendo o que iria acontecer. Adoro o Conde Drácula e o Frankenstein, agora os outros são pavorosos, risos...
    Ótima postagem.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Post bem de acordo com tema e o mês que estamos.. só de olhar as imagens lembrei parte de filmes, e mu medo de infância rs.
    As indicações foram boas para aqueles que gostam do tema e tem coragem hahaha
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  29. Olá Rafael!
    Não sou muito fã de filmes de terror. Claro que conheço todos os personagens que você citou, mas o único filme que vi mesmo foi da Carrie a estranha e eu simplesmente amei.
    Todos os personagens que você citou ficaram registrados em nossa memórias por muito tempo.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir