Desafio Jane Austen: Minissérie Norte e Sul (North & South)


Olá livreadores!

Hoje, depois de quase um século (eeeeeee) volto a postar no Desafio Jane Austen, e já aviso que a lista ainda está longa!!! Mas nada como o ditado "de vagar se vai ao longe" não é mesmo?

Hoje o post vai ser dedicado para uma série que descobri depois que tive que fazer a lista para o desafio, é uma minissérie da BBC chamada North and South (Norte e Sul), a série é um homônimo do livro da autora Elizabeth Gaskell, e o motivo dela está aqui é que os personagens principais foram inspirados nos mesmos de Orgulho e Preconceito, mas já deixo claro, o contexto é totalmente diferente. Chega de papo e vamos saber mais sobre Norte e Sul.

Título no Brasil: Norte e Sul
Título Original: North & South
País de Origem: Inglaterra
Gênero: Drama/Romance
Nº Episódios: 4
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Brian Percival
Sinopse: Série da BBC baseada na obra de Elizabeth Gaskell. Família do Sul da Inglaterra (pai, mãe e filha), falidos moradores do campo que vivem de aparências, mudam-se para Milton, cidade industrializada do Norte, a fim de começar uma nova vida. Lá, a protagonista conhece seu rico vizinho, Mr. Thornton, que além de ser o novo aluno das aulas particulares de filosofia lecionadas pelo pai da moça, é simplesmente o dono de uma das mais importantes fábricas de tecidos de algodão da Inglaterra. Ao mostrar-se um homem autoritário e rude com os empregados ela passa a demonstrar por ele uma forte repulsa, em contradição ao sentimento de amor que ele afirma sentir por ela.
A série conta a história de Margareth Hale, uma moça, gentil, dedicada e bem feminista até, saiu do Sul da Inglaterra para morar na industrializada cidade de Milton, ao Norte, o que foi um grande choque, pois o lado Norte era completamente diferente da calmaria que conhecia do Sul. O contexto é completamente diferente de Orgulho e Preconceito, aqui a revolução industrial passa a ser o plano de fundo da trama, coloca em ênfase os problemas sociais e econômicos da época, com todas as dificuldades tanto dos empregados, quanto dos empregadores, briga de classes e greves que te deixará dividido algumas vezes sobre quem tem razão.


O romance entre Margareth e Mr. Thornton é cheio de mal entendidos, julgamentos desnecessários e primeiras impressões super negativas, que ao decorrer da trama traz grandes reviravoltas e mudanças de opiniões. E por mais que a primeira vista Mr. Thornton seja um bruto sem nenhuma educação (sim, quis estrangular de maneira rápida o seu pescocinho), será impossível você terminar de assistir os quatro episódios e não estar apaixonada por ele.

Norte e Sul é uma série completamente apaixonante, é difícil não se emocionar com a história comovente que ela carrega, cheia conflitos sociais, mas também com um romance igualmente conflitante.

 Orgulho e Preconceito X Norte e Sul

Queremos saber!
Já assistiram a série? O que acharam?
Deixe nos comentários.

Bjim!




18 comentários

  1. Oieee, essa mini série é tudo de bom!
    Quando assisti, achei que seria uma série de tv, uma pena que não foi :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tâmara.
    Eu adorei a sua postagem, parabéns! Ainda não conhecia essa série e me interessei muito por ela. Orgulho e Preconceito eu amo. E mesmo você mostrando todas as diferenças entre um e outro, eu já quero assistir. Vou ver se encontro porque é bem antiga hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Essa minissérie Norte e Sul é ótima! Não tem como não se apaixonar por Richard Armitage \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie!!
    Eu nunca ouvi falar dessa série, mas quando vi BBC, as vestimentas, inspirado nos personagens de Orgulho e Preconceito, além de que é uma série de época e logo que percebi que era britânica, já pirei porque eu gosto demais de tramas nesse estilo, sobretudo com o sotaque inglês!! *-*
    Vou assistir o mais breve possível, estou numa indecisão de qual série assistir e por isso estou empacada no montante que assisto.
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, o contexto é completamente diferente e por tudo o que você disse achei os personagens bem diferentes também... só da arrogância ter sido transmitida do mocinho pra mocinha já faz uma grande diferença. Mas nunca tinha ouvido falar dessa minissérie e assistiria sim.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tamara
    Não li Orgulho e Preconceito, por isso nao sei como poderia entender as comparações, mas desconhecia a minissérie, e acho que até vou procurá-la depois.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Tâmara!
    Não conhecia a essa minissérie e fiquei super interessada em ler. Por mais que seja diferente de Orgulho e Preconceito, mas parece ser muito boa.
    Adorei o post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha apesar da sua postagem estar bem grande, eu acho que você fez muito bem em nos apresentar tudo, porque é bem legal saber um pouco mais de Jane Austen. Eu mesma ainda não li nada dela e nem vi seus filmes e tenho bastante interesse de conhecer. Adorei de verdade mesmo tudo que você colocou na tabela. Espero ainda conhecer a escrita da autora.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-ora-bolas.html

    ResponderExcluir
  9. Ola Tamara lindona, me falta tempo para assistir essas séries super bem indicadas por você, gostei por se tratar de uma série de época, o enredo me chamou atenção. Dica anotada assim que sobrar um tempinho vou correr para assistir, ainda mais que está no começo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Que postagem completa. Gostei muito da sua proposta de ler os livros da autora e assistir a tudo que tiver sido baseado nesses livros. :) Com certeza isso enriquece a experiência da leitura – e ainda diverte, porque acabo de notar que essa série me agradaria muito (rs). Achei de extremo bom gosto você ter feito a distinção entre a série e o livro. :) Muito bom.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Tâmara!
    Adorei a idéia, tenho uma amiga que vai amar isso. Ela é muito fã da Jane Austen.
    Ainda não conhecia a série, mas fiquei tentada. Principalmente porque quero reler OeP.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Adorei a dica da minissérie, mas preciso vergonhosamente confessar que quanto à comparação, fiquei "boiando".
    Por incrível que pareça nunca li nem assisto Orgulho e Preconceito...um dia terei que mudar isso...
    abraços!!!
    Eu Pratico Livroterapia

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito desse gênero de série, já tentei assistir, mas acho muito cansativo ficar quase uma hora assistindo. :/ Pior que eu gosto da trama, só não tenho paciência mesmo. rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou fã da Jane Austen... Pois é, me julguem!!!!
    Não conhecia a mini série mas fiquei curiosa. E a sua tabela comparando com o livro da Jane me deixou pensando se de repente esse não é o momento de eu tentar de novo, vai que dessa vez eu não desista do livro e acabe gostando...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Tamara, tudo bem???
    Bom eu nunca nem tinha ouvido falar dessa série... eu curti Jane Austen, mas somente os filmes produzidos.... pretendo ler alguns livros, mas isso vai demorar bastante.... bom vou procurar a série para ver se eu curto, porque eu amo demais o filme Orgulho e preconceito... e se tem algo que faz lembrar dele, não curta nada conferir... Xero!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Eu não conhecia essa série, gostei do post que você vez comparado a estória do filme com o livro, já que são só 4 episódios vou tentar assistir no fim de semana.

    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei a ideia do desafio. Séries/filmes/livros de época não me agradam então não sei se assistiria essa série.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Tammy!
    Não conhecia a série e fiquei super curiosa para saber mais sobre ela. Com certeza vou assistir.
    Beijos

    http://tudoqueeuli.blogspot.com

    ResponderExcluir