Resenha: O Mago - a incrível história de Paulo Coelho

Título: O Mago - a incrível história de Paulo Coelho
Autor: Fernando Morais
Editora: Novas Páginas
Páginas: 640
Ano: 2015

Sinopse: Sem medo da polêmica, O Mago desnuda o passado de um homem que viveu intensamente os seus anos loucos. Nenhum tema foi proibido e nada foi tratado de maneira superficial: do desbunde em plena onda hippie à conexão com o misticismo, que transformaria a persona do escritor em guru espiritual das massas. Das práticas de satanismo à peregrinação pelo caminho de Santiago de Compostela. Da Sociedade Alternativa à vida de celebridade pop. Das acusações de plágio à consagração em países tão distantes quanto Rússia e Arábia Saudita. Nessa devassa consentida, Paulo Coelho entregou seus 170 diários e um baú de relíquias ao genial jornalista investigativo Fernando Morais, que traçou um retrato preciso e impressionante do maior fenômeno literário já visto no Brasil. Paulo Coelho é o autor mais vendido da língua portuguesa de todos os tempos. Foram mais de 150 milhões de exemplares em mais de 150 países. Seus livros foram traduzidos para nada menos que 66 idiomas. Sobre a natureza chocante das revelações, o biografado revelaria, tempos depois: Com a leitura de O Mago consegui dormir em paz pela primeira vez em muitos anos . Se a exposição frenética de tragédias e fraquezas pode parecer agressiva para muitos, para Paulo Coelho foi libertadora.

O Mago traz a história de Paulo Coelho, onde Fernando Morais teve acesso a diversos diários, gravações e relatos que mostram a trajetória de um dos escritores brasileiros mais conceituados tanto no Brasil como no exterior.

O livro relata a infância e adolescência conturbada do autor, em meio a drogas e idas a sanatórios e decepções no início da vida, Paulo Coelho tinha um objetivo, tornar-se um escritor. E apesar dos percalços que teve ao longo da trajetória, o que não foram poucos, Coelho persistiu em busca do que sabia em que era bom.

"Eu sentia o cheiro do Anjo me rondando, a respiração do Anjo, o desejo do Anjo de levar alguém. Fiquei em silêncio e em silêncio perguntei o que ele queria. Ele me disse que tinha sido chamado e precisava levar alguém, prestar contas de seus serviços." p.139

Com diversos temas que cercam o autor, O Mago conta de forma clara tudo o que lhe aconteceu ao longo desses anos, inclusive o seu envolvimento com o satanismo e o ponto em que se viu necessitado de uma verdadeira espiritualidade. Revelando como conseguiu caminhar e em quem se apoiou até chegar em sua atual condição.


Fernando Morais trouxe nessa obra a biografia de um homem que passou por muitos problemas, acusações e momentos sombrios, mas que conseguiu fazer o seu nome reconhecido a pesar das circunstâncias. A obra é rica de detalhes dessa trajetória, tendo o auxilio de recortes de jornais, revistas e outros elementos que deixam a história mais atraente.

O Mago é uma excelente indicação para quem é fã do autor e para aqueles que não são, é uma ótima oportunidade de conhecer mais sobre um homem com muita história para contar e referencias que servem de aprendizado. 



6 comentários

  1. Não sou fã do Paulo Coelho, mas pelos relatos, ele tem uma excelente história de vida e muitas experiências marcantes. Colocando na lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lari, acho válida a experiência de conhecê-lo um pouco mais através dessa obra.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir
  2. Sou super fã de Paulo Coelho e estou louca para ler esse livro. Sempre é bom saber mais sobre um autor que gostamos, ainda mais com esse livro, que pelo o que vi, revela muita coisa sobre a vida do autor. Amei!
    Beijos, El.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi El, para quem é fã, imagino o que O Mago representa. O livro realmente traz diversos detalhes das diferentes fases do autor, que tenho certeza que você irá gostar.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir
  3. Gosto do Paulo Coelho apenas quando ele fazia parceria com o Raul Seixas. Como romancista, eu detesto. Mas gosto é algo individual, e por isso ele faz tanto sucesso mundo afora...

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, te compreendo Érica, mas com certeza o brilho do seu sucesso não pode ser colocado de lado.
      Bjim,
      Tammy

      Excluir